Teses e Dissertações
Palavra-chave: aprendizado em física
Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à mecânica clássica
Henrique Cesar Estevan Ballestero, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 06/08/2009
Este trabalho, de cunho qualitativo, analisa o envolvimento e a permanência de cinco
alunos em um curso introdutório de mecânica clássica, tendo como embasamento teórico,
para esse fim, as obras de Bernard Charlot que versam sobre a temática das relações
com o saber; as de Thomas Kuhn sobre o aprendizado em Física, bem como referenciais
relativos à avaliação formativa. Como resultados, apontamos a formação de uma rede de
relações construídas pelos alunos ao longo do curso destacando a importância de uma
exposição sistemática do aprendiz a situações exemplares desse ramo científico, bem
como, o convívio com pares já fluentes nessa linguagem, a fim de que haja uma
significativa contribuição na aquisição desse novo vocabulário, aquisição essa que pode
ser ainda mais acentuada se existir, no processo de ensino-aprendizagem, um sistema
avaliativo que contribua para a autorregulação do aprendizado dos alunos.