Teses e Dissertações
Palavra-chave: aordagens comunicativas
Interações discursivas nas aulas de Biologia do Ensino Médio: a elaboração dos conceitos de Fototropismo e Gravitropismo
ALESSANDRA MAZIERO LALIN SOATO, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 05/05/2010
O presente estudo se propôs a analisar as interações discursivas em aulas de Biologia,
no intuito de avaliar como as interações podem contribuir para a elaboração social do
conhecimento científico. Como embasamento teórico, recorreuse à abordagem sócio-
interacionista de Vygotsky e o conceito de Aprendizagem Significativa de Ausubel,
almejando responder às seguintes questões: 1) Como o professor pode conduzir as
interações discursivas durante a aula, para facilitar a aprendizagem dos alunos?; 2) De
que modo as intervenções dos alunos no discurso construído em aula, contribuem para o
processo de construção do conhecimento?; 3) É possível elaborar uma sequência didática,
com base nas interações discursivas, que, suprimindo o discurso de autoridade do
professor, faça prevalecer a construção compartilhada de um conceito científico em uma
sala de aula de Biologia? Para responder a essas questões, realizaram-se análises das
interações discursivas das aulas sobre Movimentos Vegetais, mais especificamente sobre
o fototropismo e o gravitropismo, ocorridas em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, em
um colégio da rede particular do Município de Apucarana, PR. Durante as aulas foi
realizada uma experiência com feijão (Phaseolus vulgaris L.), para demonstrar os
fenômenos fisiológicos e aproximar o conteúdo à percepção prática dos alunos. Dentre os
resultados encontrados, destacam-se o interesse dos alunos em trabalhar diretamente
com as plantas; a presença inicial das concepções alternativas embasando as respostas
dos alunos que atribuíam o movimento a uma questão intencional do vegetal; a
elaboração do conceito científico de fototropismo e de gravitropismo de forma
compartilhada entre os alunos e a prática do professor que buscou diminuir a utilização do
discurso de autoridade para promover a elaboração do conhecimento, pelos alunos, de
forma mais significativa para a aprendizagem