Teses e Dissertações
Palavra-chave: anos iniciais
Caracterizações do pensamento algébrico em tarefas realizadas por estudantes do Ensino Fundamental I
Daniele Peres da Silva, Profª Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 05/12/2012
Tomando a Early Algebra como área de pesquisa, a qual visa uma abordagem para o
ensino e aprendizagem da álgebra inicial, esta investigação apresenta uma análise
das produções escritas, atitudes, indagações, enfim, o comportamento de crianças
durante a resolução de tarefas. O objetivo foi identificar, analisar e discutir
características do pensamento algébrico em oito tarefas aplicadas a estudantes do
Ensino Fundamental I. Mais especificamente, buscamos compreender como trinta e
cinco estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública do
município de Apucarana-PR lidam com tarefas da Early Algebra. Para organização e
interpretação dos dados, empregamos procedimentos à luz da Análise de Conteúdo,
sendo esta uma modalidade de pesquisa qualitativa. Por meio das respostas
apresentadas e das indagações e afirmações dos estudantes durante a resolução das
tarefas, o estudo mostrou que, embora as resoluções nem sempre estivessem
corretas, estas evidenciam indícios de pensamento algébrico, uma vez que os
participantes desse estudo perceberam e tentaram expressar as estruturas aritméticas
das tarefas, assim como, descreveram seus processos de pensamento. Portanto,
esses estudantes do Ensino Fundamental I têm condições de lidar e de desenvolver
aspectos relacionados ao pensamento algébrico, mesmo não apresentando uma
linguagem simbólica algébrica.
Os usos da linguagem em atividades de Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Emerson Tortola, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 03/12/2012
O desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática tem se configurado como uma
alternativa pedagógica que pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem de
Matemática, uma vez que favorece a interação entre linguagem matemática e diferentes
linguagens utilizadas nas práticas cotidianas, contribuindo para que os estudantes se tornem
cidadãos críticos, capazes de participar ativamente nas tomadas de decisões em prol da
sociedade. Com essas características, a Modelagem Matemática vem conquistando espaço no
âmbito da Educação Matemática, atingindo cada vez mais a sala de aula, porém, ainda são
poucos os estudos que contemplam tal alternativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Nesse sentido, propomos o desenvolvimento de uma série de atividades de Modelagem
Matemática, segundo os três momentos sugeridos por Almeida e Dias (2004), a uma turma de
4º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública e Municipal, localizada no Norte do
Estado do Paraná, com o intuito de investigar os usos da linguagem em atividades de
Modelagem Matemática. Para isso nos baseamos em três referenciais teóricos: a Modelagem
Matemática no âmbito da Educação Matemática; a Linguagem, sob uma perspectiva
wittgensteiniana; e os Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval. Os
resultados apontam para a emergência de diversos jogos de linguagens, dos quais, segundo a
forma de vida envolvida, resulta a produção de diferentes representações semióticas, que se
diferem dos demais níveis de escolaridade pela linguagem utilizada, mas mantendo
semelhanças de família entre eles. Os diferentes modelos matemáticos, produzidos pelos
estudantes, têm características específicas neste nível de escolaridade em decorrência dos usos
que eles fazem da linguagem, os quais orientam o desenvolvimento das atividades de
Modelagem Matemática.