Teses e Dissertações
Palavra-chave: análise qualitativa
Um instrumento para nálise qualitativa do discurso dos docentesa respeito da avaliação
Arthur William de Brito Bergold, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 18/02/2019
Fala-se muito (mal) de avaliação. Mas é um assunto pouco estudado, com raras descrições
fenomenológicas. Propôs-se um instrumento para análise textual discursiva das falas dos
docentes a respeito da avaliação. A partir dos dados coletados para a calibração do ins-
trumento foi possível determinar a necessidade de estender a análise para três contextos
diferentes: didático, institucional e da capacitação em avaliação. As 27 categorias propos-
tas descrevem o discurso dos docentes participantes da pesquisa, possibilitando a análise
de relações com o saber sob a abordagem epistêmica, pessoal e social entre o professor, os
saberes, os estudantes, a noosfera e o capacitador em avaliação, entre outras. As narra-
tivas originais e as reconstruídas após a análise apresentam fenômenos já esperados, mas
permitem destacar alguns detalhes e relações que expandem e aprofundam a compreen-
são das ações, tensões e contradições envolvidas no processo de avaliação escolar. Faz-se
uma comparação entre os resultados obtidos e os saberes propostos por pesquisadores da
área de avaliação. Os resultados propiciam material para reflexão e revisão das estratégias
utilizadas e dos conteúdos abordados na formação em avaliação. O instrumento mostrou-
se adequado para investigar todo o espectro observado de falas relacionadas à avaliação,
abrindo possibilidades de futuras investigações na área.