Teses e Dissertações
Palavra-chave: análise de modelos
UMA VISÃO PANORÂMICA DA APRENDIZAGEM EM MODELAGEM MATEMÁTICA
JEFERSON TAKEO PADOAN SEKI, Profa. Dra. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 22/08/2023
O uso difuso do termo aprendizagem na área de pesquisa em Modelagem Matemática na
Educação Matemática torna-se terreno fértil para instauração de aplicações dogmáticas de
imagens acerca da aprendizagem e da matemática, gerando dificuldades de compreensão acerca
de sua significação e de como ela se dá. Nesse cenário, a presente pesquisa visa estruturar uma
visão panorâmica da aprendizagem em atividades de modelagem matemática a partir de uma
perspectiva wittgensteiniana. Essa estruturação desdobra-se em três movimentos, que busca ver
concatenações acerca dos diversos usos do termo aprendizagem no âmbito da Modelagem
Matemática na Educação Matemática. No primeiro movimento, descreve-se gramaticalmente
os entendimentos de aprendizagem e as inferências sobre a aprendizagem a partir das ações de
estudantes em publicações da literatura, o que resultou em uma compreensão constituída por
uma tecitura de semelhanças de família entre traços característicos da aprendizagem. No
segundo movimento, com a finalidade de trazer elementos para caracterizar diferentes modos
de ver a aprendizagem, descreve-se os jogos de linguagem associados à aprendizagem que
emergem do desenvolvimento de atividades de modelagem matemática por estudantes
diferentes de dois contextos, uma disciplina Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias e
uma disciplina Modelagem Matemática na Perspectiva da Educação Matemática, de acordo
com duas abordagens distintas do fazer modelagem matemática: a análise de modelos e uma
abordagem holística, em que os estudantes realizam o processo completo do ciclo de
modelagem matemática, respectivamente. No terceiro movimento, o caminho é estabelecer
diálogos entre os dois primeiros movimentos, de modo a ver relações internas entre a
aprendizagem nos diferentes jogos de linguagem identificados no segundo movimento e os
traços característicos identificados na literatura. A visão panorâmica estruturada fornece
indicativos para: constituição de modos de ver a aprendizagem em modelagem matemática, que
pode se caracterizar de modos diferentes ao utilizar distintas abordagens; uma compreensão da
modelagem matemática como atividade linguística, cujas condições de aprendizagem se dão
internas à linguagem e aprender pode ser interpretado como aprender a aplicar regras de jogos
de linguagem que dão forma e significado ao fazer modelagem, evitando-se com isso o emprego
de atitude dogmáticas que buscam fundamentos últimos para aprendizagem em um mundo
platônico, mental ou ideal.