Teses e Dissertações
Palavra-chave: análise da produção escrita em matemática
Análise da produção escrita em matemática: de estratégia de avaliação a estratégia de ensino
Edilaine Regina dos Santos, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 31/03/2014
Alguns trabalhos desenvolvidos no âmbito do GEPEMA - Grupo de Estudos e Pesquisa em
Educação Matemática e Avaliação - têm mostrado que a análise da produção escrita em
matemática pode ser utilizada como uma estratégia de avaliação para investigar os processos
de ensino e de aprendizagem da matemática. Outros trabalhos também desenvolvidos no
interior do grupo têm revelado que a análise da produção escrita pode ainda ser utilizada para
a condução das aulas de matemática, que seguem a perspectiva da reinvenção guiada na ótica
da Educação Matemática Realística, com o intuito de que os alunos não sejam meros
receptores de uma matemática pronta e sim autores de seus conhecimentos. Tendo isto em
vista, este estudo, de cunho teórico, teve por objetivo investigar a utilização da análise da
produção escrita em aulas de matemática, sob a luz da reinvenção guiada, para além da
perspectiva de estratégia de avaliação. A investigação foi pautada nas seguintes questões
norteadoras: que papel a análise da produção escrita pode assumir em aulas de matemática na
perspectiva da reinvenção guiada? a análise da produção escrita pode ser considerada um
método de ensino, estratégia de ensino, procedimento de ensino? nessa perspectiva de
trabalho, qual é o papel do professor? qual o papel do aluno? qual a dinâmica da aula? Com
este estudo, realizado a partir de orientações presentes na Análise de Conteúdo, a tese
defendida é que a análise da produção escrita pode ser utilizada em aulas de matemática como
uma estratégia de ensino. Espera-se que as informações apresentadas nesta investigação
possam contribuir para suscitar reflexões e investigações futuras no âmbito da Educação
Matemática
O “realístico” em questões não-rotineiras de matemática
Andréia Büttner Ciani, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 19/03/2012
Este trabalho apresenta duas propostas de intervenção como subsídio operacional
para a constituição de oportunidade de aprendizagem, por meio da análise da
produção escrita, como prática de investigação. Essas propostas foram elaboradas a
partir dos contextos indicados por estudantes que participaram de três estudos
realizados no interior do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e
Avaliação - GEPEMA, nos quais foi investigado como estudantes lidaram com
questões discursivas não-rotineiras de matemática em situação de avaliação. A
análise da análise presente nos três estudos foi realizada pelo viés da identificação
das maneiras de lidar dos estudantes. Essas maneiras de lidar indicaram contextos
a partir dos quais foi possível indicar caminhos, na perspectiva da reinvenção
guiada, para oportunidades de Matematização. Esta investigação,
predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, foi realizada sob a luz da
avaliação como prática de investigação, com a utilização de orientações presentes
na Análise de Conteúdo, tomada a Educação Matemática Realística (EMR) como
aporte teórico norteador. A construção das duas propostas de intervenção gerou
indícios de que, por meio da análise da produção escrita, sustentada teoricamente
pela EMR, pode-se praticar a avaliação da aprendizagem em sala de aula como
oportunidade de aprendizagem.
Estudo da produção escrita de estudantes do ensino médio em questões discursivas não rotineiras de Matemática
Edilaine Regina dos Santos , Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 22/02/2008
A proposta desta investigação é analisar a produção escrita de estudantes do Ensino Médio em
questões discursivas não rotineiras de matemática com o propósito de compreender como
lidam com questões desse tipo apresentadas em situação de avaliação. Nesta análise busca-se
a interpretação que fazem do enunciado das questões; as estratégias e procedimentos que
utilizam para resolvê-las; as relações estabelecidas do contexto do problema com outros
contextos ou outras informações. Para esta investigação, que é predominantemente qualitativa
de cunho interpretativo, realizada sob a luz da avaliação como prática de investigação,
utilizam-se orientações presentes na análise de conteúdo. Considerando as semelhanças
existentes entre as resoluções dos estudantes nas questões, foram construídos agrupamentos
conforme as estratégias adotadas por eles. Dentre outros, foi possível identificar a
interpretação que fizeram dos enunciados das questões; que algumas das interpretações e
resoluções são diferentes das consideradas corretas; em alguns casos, as estratégias e
procedimentos adotados para resolver cada uma. Também foi possível identificar que alguns
estudantes relacionaram o contexto em que a questão é apresentada com outros contextos ou
com outras informações.