Teses e Dissertações
Palavra-chave: análise da produção escrita
Procedimentos da análise da produção escrita em matemática no contexto do GEPEMA: um olhar para dentro
Ana Cláudia Barretto, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 19/02/2018
Este estudo teve como objetivo investigar os procedimentos metodológicos empregados
pelos participantes do GEPEMA que utilizaram a análise da produção escrita como prática de
investigação. Para isso, utilizaram-se os modelos emergentes como heurística, em que cada
conjunto de procedimentos metodológicos, dos dezenove trabalhos estudados, foi tomado
como um “modelo de”, específico àquele contexto de pesquisa e, por meio de um processo
de refinamento, obtiveram-se elementos mais gerais, para um provável “modelo para”. No
estudo, foram inventariadas cento e uma etapas diferentes, identificadas nos capítulos
referentes aos procedimentos metodológicos dos dezenove trabalhos. As etapas que
possuíam aspectos em comum foram agrupadas, e cada agrupamento analisado. Também
foram analisadas, separadamente, as etapas não agrupadas. Nesse processo, obtiveram-se
sete agrupamentos (obtenção dos protocolos de pesquisa; aplicação de questionários;
leitura das produções escritas; correção de provas; descrição das resoluções, dos
procedimentos ou das respostas; elaboração de agrupamentos e análise e interpretação) e
duas etapas (elaboração da prova, com escolha das questões e, codificação das provas), que
foram utilizados em, no mínimo, onze trabalhos, e fornecem indícios de um possível
“modelo para”.
Prova em fases de Matemática: uma experiência no 5º ano do Ensino Fundamental
Diego Barboza Prestes, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 09/03/2015
Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com uma turma do 5o ano do
Ensino Fundamental de uma escola pública do Paraná na qual se utilizou uma prova
em fases como instrumento de avaliação. A avaliação da aprendizagem escolar
tomada como prática de investigação, possibilitou ao pesquisador analisar as
produções escritas dos alunos em diferentes momentos, para realizar suas
intervenções. As resoluções das tarefas propostas na primeira fase da prova foram o
ponto de partida para intervenções. Assim como proposto na abordagem de ensino
da Educação Matemática Realística, os alunos desempenharam o papel de
protagonistas de sua aprendizagem, e o pesquisador por sua vez, um tipo de guia,
intervindo no processo por meio de perguntas e/ou considerações a respeito da
produção de cada aluno em suas respectivas provas no decorrer de cada fase. A
prova em fases mostrou-se um “bom” instrumento de avaliação capaz de
estabelecer um diálogo entre professor e alunos, com potencial para possibilitar uma
reflexão tanto de alunos quanto de professores, além de proporcionar mais uma
oportunidade de aprendizagem.
Registros escritos de alunos paranaenses em questões não-rotineiras da área de conteúdo Quantidade: um estudo
Gisleine Correa Bezerra, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 22/02/2010
O presente trabalho tem como objetivo analisar os registros escritos contidos nas provas
de uma amostra de alunos paranaenses em seis (6) questões discursivas de matemática,
consideradas não-rotineiras, classificadas como as que envolvem aspectos da área de
conteúdo Quantidade, a fim de compreender o modo como os alunos lidam com essas
questões em situação de avaliação. Este estudo é, para tanto, predominantemente
qualitativo, realizado sob a luz da avaliação como prática de investigação e das
orientações da Análise de Conteúdo. Mediante a análise das estratégias, dos
procedimentos utilizados e da forma como os estudantes lidaram com as técnicas
operatórias das operações aritméticas, buscou-se identificar indícios do pensamento
aritmético e aspectos da matematização horizontal presentes nos seus registros escritos.
De modo geral, foi possível identificar que os alunos, exceto em alguns casos, embora
tenham interpretado incorretamente o enunciado e elaborado uma estratégia que não
resolvia a questão, desenvolveram corretamente os procedimentos aritméticos
necessários para resolvê-la, o que nos permitiu inferir que os alunos mostram dominar as
técnicas operatórias de cada operação. Também foi possível identificar algumas
características do pensamento aritmético e indícios do processo de matematização
horizontal realizado pelos alunos
Análise interpretativa de questões não-rotineiras de matemática
Juliana Maira Soares Lopez, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 22/02/2010
O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção escrita de uma amostra de
alunos paranaenses em sete questões de matemática da aferição do PISA/2006,
consideradas não-rotineiras, relacionadas com a ideia estruturadora de Mudança e
Relações, para compreender como lidam com essas questões em situação de avaliação.
A abordagem utilizada para esta investigação foi predominantemente qualitativa de cunho
interpretativo, realizada com base nas orientações da Análise de Conteúdo, assumindo a
avaliação como prática de investigação. O estudo envolveu a identificação, o inventário e
a análise de estratégias e procedimentos utilizados por esses alunos. Considerando as
semelhanças existentes entre as resoluções dos estudantes nas questões, foram
construídos agrupamentos conforme os procedimentos adotados por eles. De modo geral,
entre outros, foi possível identificar que algumas das interpretações e resoluções são
diferentes das consideradas corretas; os alunos apresentaram pouco envolvimento com
as questões, e, apesar do aparente domínio dos procedimentos necessários para
solucioná-las, tiveram dificuldade em resolvê-las.
Análise da produção escrita de professores da Educação Básica em questões não-rotineiras de Matemática
Pamela Emanueli Alves Ferreira, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 04/02/2009
O objetivo geral desta investigação é estudar de que modo professores que ensinam
matemática na Educação Básica lidam com questões não-rotineiras em situação de
avaliação, bem como oferecer subsídios para uma avaliação como prática de
investigação. Com uma abordagem, predominantemente, qualitativa, de cunho
interpretativo, com base na Análise de Conteúdo e em uma análise textual
discursiva, busca-se por meio da análise da produção escrita dos professores
participantes da pesquisa: identificar, inventariar e analisar as estratégias e
procedimentos utilizados nas resoluções; estabelecer relações entre as resoluções
apresentadas e as informações do enunciado; inferir sobre as possíveis
interpretações feitas dos enunciados das questões; apresentar breve discussão
sobre aspectos dos contextos nas questões analisadas e sobre aspectos da
matematização nas suas componentes vertical e horizontal. De modo geral, os
professores apresentam estratégias e procedimentos baseados na matemática
escolar, a qual é comumente trabalhada na Educação Básica, mostram dominar
procedimentos e conceitos úteis para a resolução das questões, apresentam indícios
de terem interpretado o problema proposto na questão. Nas questões analisadas, foi
possível inferir que aspectos da matematização horizontal são mais freqüentes do
que aspectos da matematização vertical.