Teses e Dissertações
Palavra-chave: álgebra linear
Teoria APOE e Teoria Antropológica do Didático: um olhar para o ensino de Álgebra Linear na formação inicial de professores de matemática
Mariany Layne de Souza, Profª Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 01/07/2020
Esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo desenvolver um Percurso de
Estudo e Pesquisa, valendo-se da Teoria APOE e da Teoria Antropológica do
Didático, para o ensino da Álgebra Linear na formação inicial de professores de
Matemática. Para isso, propõe-se uma reestruturação do diálogo entre a Teoria
APOE e a Teoria Antropológica do Didático, levando em consideração aspectos
relacionados ao conhecimento matemático para o ensino e o conceito Sistema de
Equações Lineares. Para atender o objetivo geral deste trabalho, o diálogo proposto
nesta pesquisa apresenta os seguintes passos: identificar as referências básicas
adotadas na disciplina; analisar um livro didático de Álgebra Linear presente na
ementa do curso a ser pesquisado, olhando para as praxeologias e para as tarefas
propostas com base na decomposição genética; desenvolver um Percurso de
Estudo e Pesquisa para a formação de professores e analisar as produções escritas,
seguindo a decomposição genética. Sendo assim, aplicou-se o Percurso de Estudo
e Pesquisa para a formação de professores a uma turma do quarto ano de um curso
de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública localizada no norte do
estado do Paraná. Essa aplicação foi realizada em quatro encontros com duração de
duas horas aulas, nos quais se discutiu a questão geratriz do Percurso de Estudo e
Pesquisa “como desenvolver o estudo de Sistema de Equações no Ensino Médio?”
e como resultado final da aplicação os licenciandos produziram um plano de aula.
Por meio da análise dos dados obtidos na aplicação do Percurso de Estudo e
Pesquisa para a formação de professores, constatou-se a
mobilização/desenvolvimento do conhecimento matemático para o ensino, dentre
eles: o conhecimento especializado do conteúdo; conhecimento do conteúdo e do
ensino; o conhecimento do conteúdo e dos estudantes e o conhecimento do
conteúdo no horizonte. Evidenciou-se, por meio da análise, elementos do diálogo
proposto, no que tange aos momentos didáticos do ciclo de Atividade, discussão em
Classe e Exercícios. Diante do exposto, almeja-se que o diálogo sugerido contribua
para reflexões a respeito do disciplina de Álgebra Linear na formação inicial de
professores.
Dependência e independência linear: um estudo a respeito das dificuldades e concepções de licenciandos em Matemática
Mariany Layne de Souza, Profª. Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 24/02/2016
Esta pesquisa tem por objetivo investigar dificuldades e concepções referentes aos
conceitos de dependência e independência linear de licenciandos em Matemática.
Para tanto, elaborou-se um instrumento com cinco questões e aplicou-o em uma
turma do segundo ano de um curso de Licenciatura em Matemática de uma
universidade do norte do Paraná. Para análise dos registros escritos dos licenciandos
recorreu-se à análise textual discursiva para identificar e discutir as dificuldades, e à
Teoria APOS (ação-processo-objeto-esquema) para identificar e discutir as
concepções. Na análise das dificuldades elencou-se quatro subcategorias: linguagem,
entendimento dos conceitos de Dependência e Independência Linear, identificação de
conjuntos linearmente independentes e linearmente dependentes e reconhecimento
da representação gráfica. Com essas subcategorias percebeu-se que grande parte
dos participantes da pesquisa apresentou alguma dificuldade, sendo que essa pode
estar atrelada tanto à natureza da Álgebra Linear quanto a um caráter subjetivo. Em
relação às concepções, segundo a Teoria APOS, ao analisar os registros escritos,
obteve-se as concepções ação e processo para os conceitos de dependência e
independência linear, sendo que a concepção ação foi a concepção mais manifestada
pelos licenciandos, revelando que os mesmos ainda possuem uma noção elementar
dos conceitos investigados nessa pesquisa.