Teses e Dissertações
Palavra-chave: alfabetização científica
Imagens no Ensino de Ciências: análise de taxonomia de imagens presemtes no material didático”caderno do aluno” do Estado de São Paulo
Maristela Yuca Zama, Profª. Drª. Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Data da defesa: 19/03/2018
No ensino de ciências da natureza é frequente o uso de diferentes gêneros de leitura como textos,
tabelas, gráficos, figuras, mapas, entre outros, comuns no cotidiano e que necessitam, portanto,
de interpretações adequadas. A Alfabetização Visual significa aprender a ler imagens, detectar
o que se produz no interior desta. Dessa forma, o presente trabalho teve por objetivo identificar
as imagens e sua diversidade de formas encontradas no “Caderno do Aluno – Ciências 7o ano,
volume 2, material do currículo oficial do Estado de São Paulo por meio de adaptações
realizadas em algumas subcategorias da taxonomia de Perales e Jiménez (2002) utilizada na
disciplina de Física para a disciplina Ciências da Natureza, as relações entre as imagens e os
textos ou propostas de ensino de três unidades presentes no material de estudo. Foi realizada
uma pesquisa documental abordando o currículo do Estado de São Paulo e posterior
categorização e análise das imagens. Quantificamos as imagens em relação às cinco categorias
estudadas e suas subcategorias. Observamos que na categoria “Em função das sequências
didáticas em que aparecem as ilustrações” a maior quantidade de imagens se encaixou na
subcategoria Descrição (11), onde são mostrados eventos supostamente desconhecidos e que
permitem fornecer um contexto necessário para entendimento do conceito, contribuindo para
entendimento de um todo. Na categoria “Iconicidade” observamos um número expressivo na
subcategoria Fotografia (17), visto que nesta disciplina dentro dos eixos temáticos estudados
“Ciência e tecnologia” e “Vida e ambiente” este formato de imagem é constantemente utilizado,
pois mostram eventos realistas. Na categoria “Funcionalidade” a subcategoria mais constatada
foi a Inoperante (15), pois nesses mesmos eixos temáticos muitas das imagens não apresentam
detalhes mais complexos. Já na categoria “Relação com o texto principal” dentro do eixo
temático “Ser humano e saúde”, a subcategoria mais observada foi a Sinótica (31), aqui várias
imagens possuem textos e dados indicadores para se trabalhar as informações que são
necessárias para entendimento da imagem como um todo. Posteriormente à categorização, para
melhor análise das imagens, escolhemos unidades de ensino que apresentassem imagens com
formato diferenciado para observarmos aspectos variados. Com essas informações
conseguimos observar que a alfabetização visual é complexa, e que é imprescindível que seja
trabalhada com a mesma importância que outros tipos de alfabetização, como a escrita. É
necessário se ater ao tipo de imagem a ser analisada, pois não se observa da mesma maneira
uma fotografia de um mapa, ou um quadro de um gráfico. Assim, os aspectos a serem
considerados também diferem, e as categorias e subcategorias variam de acordo com a
finalidade que a imagem se põe a transmitir. Consideramos que este trabalho poderá servir de
orientação para que as imagens em outros instrumentos de ensino e em diversas disciplinas
possam ser analisadas nos seus variados aspectos e características, facilitando sua análise e
interpretação.
Uma proposta para o uso da História da Ciência para a aprendizagem de conceitos físicos nas séries iniciais do Ensino Fundamental
Eliane Maria de Oliveira Araman, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 11/12/2006
Esta investigação, de caráter qualitativo, promoveu a integração de referenciais que
corroborassem para a elaboração de uma abordagem histórico-pedagógica adequada às
séries iniciais do Ensino Fundamental. Os referenciais contemplam a necessidade da
Alfabetização Científica já neste nível de ensino; a Aprendizagem Significativa por meio
da implementação de atividades inovadoras em Ensino de Ciências; a elaboração de
Mapas Conceituais para a avaliação da aprendizagem; e a construção de atividades que
respeitem o estágio de desenvolvimento cognitivo das crianças. O exemplar
fenomenológico de interesse escolhido para essa investigação foi o Arco-Íris. Elaboramos
uma reconstrução dos principais episódios históricos necessários para a compreensão de
alguns conceitos físicos presentes neste fenômeno. A partir dos referenciais teóricos e do
desenvolvimento histórico do fenômeno, construímos uma seqüência de atividades que
foi aplicada em turmas de quarta série do Ensino Fundamental. A avaliação do processo
de aprendizagem deu-se por meio da elaboração, antes e após a aplicação da seqüência,
de Mapas Conceituais pelos alunos envolvidos. Nossas conclusões evidenciam que a
construção de uma abordagem histórico-pedagógica para a aprendizagem de conceitos
físicos nas séries iniciais é fértil, proporcionando bons resultados para aprendizagem
desse nível de ensino.