Teses e Dissertações
Palavra-chave: alfabetização
Alfabetização Visual como estratégia de Educação Ambiental sobre resíduo sólido doméstico: os interpretantes de Peirce na compreensão das representações de estudantes de Ensino Médio
Patrícia de Oliveira Rosa da Silva, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 14/08/2013
Esta tese apresenta os resultados de um estudo em que se buscou encontrar o modo de
generalização típico de estudantes do Ensino Médio quando se trata do tema resíduos
sólidos domésticos. A fundamentação teórico-metodológica é inspirada no conceito de
interpretante da teoria semiótica de Charles S. Peirce, em cuja base se encontra a noção
de símbolo e legissigno. Os guias de análise foram definidos com a inserção de
raciocínio diagramático, processo que igualmente orientou a própria coleta de dados.
Produziu-se uma investigação em que o estudante se manifestava por meio da
linguagem verbal e pictórica compondo uma expressão híbrida, ou seja, ao mesmo
tempo em que passavam por uma experiência de aprendizagem como parte de um
conteúdo de Educação Ambiental, conheciam e desenvolviam maneiras combinadas
(não exclusivamente verbais) de expor as novas percepções que iam adquirindo.
Integrado à Educação Científica, esse fator operou no sentido de tornar possíveis as
inferências da pesquisa, além de revelar as condições em que se estabelece a
alfabetização visual.