Teses e Dissertações
Palavra-chave: agência profissional
Agência Profissional de Professores que Ensinam Matemática em uma Comunidade de Prática
Laís Maria Costa Pires de Oliveira, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 21/03/2019
Um número crescente de estudos tem problematizado a constituição da identidade profissional
(IP) de professores em diferentes contextos formativos. Dentre os elementos que constituem
essa identidade, poucas discussões tem como foco agência profissional, elemento que, ao ser
explorado, implica na análise de contextos formativos, especificamente de suas possibilidades
e restrições e da influência que experiências ali vivenciadas pelos professores podem exercer
em sua IP no futuro, particularmente em sua agência. Ao levar em conta esses apontamentos o
presente estudo busca responder à questão geral de pesquisa: Que aspectos da prática da
Comunidade de Prática de Professores que Aprendem e Ensinam Matemática (CoP-PAEM)
apoiaram o desenvolvimento da agência profissional de professoras em processo de formação
continuada?. Para tanto, a investigação é sustentada em três elementos basilares presentes em
uma Comunidade de Prática (CoP) de professores que ensinam Matemática (PEM) (e nas
relações que decorrem da interação entre eles): o professor em processo de formação (o
participante da CoP); o grupo que interage no processo de formação (a comunidade) e o
formador de professores (coordenador da CoP). Foi realizada uma investigação qualitativa de
cunho interpretativo, na perspectiva da pesquisa–intervenção, da trajetória da CoP-PAEM no
empreendimento Estudo dos Conjuntos Numéricos. Os dados coletados consistiram de
anotações do diário de campo da pesquisadora e de transcrições de falas das participantes da
comunidade, audiogravadas em momentos de interação durante o referido empreendimento.
Os resultados evidenciam que o tempo de convivência e a frequência de interações entre os
membros da CoP; o compartilhamento e o confronto de conhecimentos profissionais; as
práticas centradas nos professores; a diversidade de experiências formativas; a disponibilidade
para interagir; a abertura para vivenciar desafios; a autonomia para negociar o quê e como
trabalhar; a valorização do fazer matemático; o compartilhamento de experiências e reflexões;
a dinamicidade da expertise; a proposição e negociação de trabalhos de natureza teórica e
prática; e a legitimação de diferentes formas de participação, aspectos emergentes da prática
dessa CoP, apoiaram o desenvolvimento da agência profissional das professoras participantes.
Assim, concluímos que a existência e a integração entre esses aspectos mostraram-se
potenciais para promover experiências estruturadoras da IP de PEM capazes de fomentar e
fortalacer a agência profissional das professoras contemplando o caráter relacional, dinâmico,
temporal, complexo e contínuo desse elemento de suas IP.