Teses e Dissertações
Palavra-chave: adaptações
Educação Inclusiva: Ensino de Matemática para Estudantes com Síndrome de Down na Escola Regular
FERNANDES, Renata Karoline Fernandes, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 21/12/2018
Esta pesquisa tem a intenção de apresentar possíveis adaptações para favorecer o
processo de ensino e de aprendizagem de Matemática na inclusão de estudantes com
Síndrome de Down na escola regular. A tese justifica-se devido à falta de pesquisas
na área de Educação Inclusiva, voltada para a aprendizagem de Matemática e
estudantes com Síndrome de Down. Para a elaboração das adaptações, analisou-se
documentos oficiais da Educação Inclusiva, leis relacionadas ao tema, Diretrizes para
a Educação Inclusiva e Parâmetros Curriculares Nacionais; realizou-
-se observação não participante em escolas regulares e especializada ao longo de um
período de cinco meses; e, aplicou-se questionário às famílias de estudantes com
Síndrome de Down, para que fosse elaborado um perfil de estudante idealizado e a
partir das características desse perfil, as propostas adaptativas fossem elaboradas.
As adaptações propostas nessa tese são adaptações de atividades, temporais,
metodológicas e avaliativas, buscando potencializar a aprendizagem de conteúdos
acadêmicos para estudantes com Síndrome de Down, evidenciando aspectos
favoraveis do processo de inclusão, relacionada com aprendizagens científicas e
sociais, focando no desenvolvimento da autonomia do estudante, autocuidados e
aprendizagens matemáticas aplicáveis ao dia a dia dos estudantes. Com a intenção
de indicar possibilidades e favorecer reflexão a respeitos da aplicação das sugestões
da tese, elabora-se Trajetórias Hipotéticacs de Aprendizagem, que indicam formas
possibilitar a inclusão de estudantes com Síndrome de Down na Educação Regular.