Teses e Dissertações
Palavra-chave: acontecimento
Os modos de ser PIBID
Angélica Cristina Rivelini-Silva, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 16/12/2016
A presente tese busca compreender o processo de construção do espaço discursivo
do subprojeto PIBID- Química UTFPR-Câmpus Apucarana. Esse processo foi
analisado a partir das práticas discursivas e não discursivas que envolvem e
constituem os bolsistas do subprojeto, afim de entendê-las como produtoras de um
discurso que articula os dispositivos pedagógicos ao regular e autorizar os bolsistas a
se perceberem em um espaço diferente ao da licenciatura. As análises permitiram
uma justaposição entre os discursos colocados em circulação no espaço PIBID/Ap,
como formação de professores, pedagogias, escola básica e avaliação constituintes
do discurso do programa. Para que essa reflexão fosse possível, desviei o olhar de
qualquer naturalidade e analisei os dados registrados durante um período de doze
meses. Ao participar das reuniões semanais e atividades do grupo PIBID/Ap compus
um registro de pesquisa formado por diário de campo (anotações), gravação de áudio
e filmagem. Com esse material fui descrevendo as práticas que envolvem os bolsistas
de iniciação à docência e de coordenação e pude apreender o processo de construção
do espaço PIBID/Ap e a produção de verdades que regulam o seu funcionamento.
Fundamentada teórica e metodologicamente em Foucault, especialmente nos
conceitos de genealogia para um caminho metodológico e nas ferramentas
conceituais de acontecimento, dispositivo, subjetivação e heterotopia, busquei
entender como o espaço PIBID/Ap tornou-se produtor de verdades e de modos de
subjetivação. O processo de implantação do programa e as atividades desenvolvidas
nas reuniões semanais de orientação, me autorizaram a assumir o pressuposto de
que no espaço PIBID/Ap desenvolvem-se práticas discursivas produtoras de modos
de ser PIBIDiano. Na articulação dos conceitos de subjetividade e heterotopia, foi
possível constatar que há uma relação intrínseca entre a representação do que seria
o ‘professor melhor’ e a subjetividade do sujeito bolsista. Olhar para o PIBID/AP como
construtor de heterotopias o torna um espaço de multiplicidade, de experiência e de
singularidade – heterotopia acontece como possibilidade.