Teses e Dissertações
Palavra-chave: ação docente avaliativa
Ações docentes com características avaliativas em aulas de Matemática no Ensino Secundário Geral moçambicano
Gabriel Mulalia Maulana, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 15/08/2022
Esta tese apresenta uma pesquisa que investigou ações docentes avaliativas em
aulas de Matemática no 2º ciclo do Ensino Secundário Geral moçambicano, com
o objetivo de descrevê-las e interpretá-las. Consideramos ação docente
avaliativa, toda a ação docente com característica avaliativa, ou seja, toda a ação
docente pela qual o professor investiga e/ou modifica ou mantém o status do
saber do aluno. A questão de pesquisa foi: Quais ações docentes com
características avaliativas são realizadas pelos professores de Matemática em
suas aulas no Ensino Secundário Geral moçambicano e como elas podem ser
interpretadas? A pesquisa foi realizada envolvendo quatro professores de
Matemática de três Escolas Secundárias Gerais da Província de Cabo Delgado,
Moçambique, e os dados foram coletados por meio da observação direta em sala
de aula, autoscopia e entrevista reflexiva e analisados qualitativamente segundo
procedimentos da Análise de Conteúdo. A descrição fundamentou-se nas ações
docentes em aulas de Matemática e a interpretação nos preceitos da avaliação
concebida como vetor [investigação, aprendizagem] e que cumpre as etapas de
Estimular, Acessar, Interpretar e Regular. Desse processo analítico-interpretativo
identificamos quinze ações docentes avaliativas: Advertir, Comentar, Deslocar,
Escrever, Esperar, Explicar, Indicar, Interpretar, Ouvir, Pedir, Perguntar,
Relembrar, Reprovar, Validar e Ver. Essas ações docentes estão relacionadas
às etapas da avaliação da seguinte forma: Estimular (Escrever, Explicar, Indicar,
Pedir, Perguntar), Acessar (Ouvir e Ver), Interpretar (Interpretar) e Regular
(Advertir, Escrever, Explicar, Pedir, Perguntar, Relembrar, Reprovar e Validar).
As ações de Deslocar e Esperar agenciam as ações de Acessar. Os atos
avaliativos das ações docentes foram mais frequentes do que os de ensino, tanto
em cada ação, assim como em cada momento da aula e a avaliação realizada
por meio dessas ações docentes foi formativa. Esses resultados alargam a
compreensão das relações com o saber que são estabelecidas em aulas de
Matemática e expõem o descompasso caracterizado por mínima menção de
ações docentes avaliativas nos discursos, em relação às realizadas na prática,
que são muitas.