Teses e Dissertações
Palavra-chave: abordagem CTS
Educação científica e tecnológica para a participação: Paulo Freire e a criatividade
Roberto Gonçalves Barbosa, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 23/01/2015
Esta tese alia o pensamento de Paulo Freire, estudos no campo da criatividade e a
abordagem de ensino de ciências CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade), para
investigar o problema da participação consciente ou intencional dos estudantes
durante as aulas de Física em uma escola pública. Pesquisas realizadas no âmbito
CTS e com enfoque de Freire reforçam a necessidade de uma educação voltada
para a cidadania e que promova a participação dos sujeitos nos processos de
tomada de decisões. Ao mesmo tempo a criatividade tem sido concebida como um
potencial humano que deve ser cultivado e desenvolvido. Diante disso, nos
propomos investigar por meio da construção de uma sequência didática, baseada
em um abordagem CTS-Freire e na criatividade, a participação intencional dos
estudantes via aprendizagem. Aprendizagem que foi avaliada e discutida à luz da
teoria sociocultural de Vygotsky. De acordo com as ferramentas analíticas
apresentadas por Bardin foi classificado e analisado os dados que levaram às
inferências que apresentamos a seguir: a) a aprendizagem de conceitos pelos
estudantes leva-os a uma progressiva tomada de consciência dos seus próprios
processos mentais, b) somente a aprendizagem de conceitos não leva à
participação consciente ou intencional dos estudantes, c) é necessário pensar a
prática pedagógica juntamente com os estudantes e dar-lhes alternativas para que
esses possam escolher e participar d) os alunos estão condicionados a reproduzir
conhecimento e seguir prescrições, o que dificulta a sua participação e inibe a sua
expressão criativa