Estudo da Intervenção do Professor Formador nas Ações dos Licenciandos em Química
Dissertação de mestrado
Visualizar PDFResumo
Esta dissertação apresenta uma investigação predominantemente qualitativa, cujos objetivos foram: buscar e analisar as ações de licenciandos em aulas simuladas; e identificar e analisar as ações dos licenciandos diante da intervenção do professor. Os dados foram coletados ao longo de um semestre, durante a disciplina Estágio Supervisionado de um curso de Licenciatura em Química, e contemplaram a gravação de aulas, desenvolvidas em um ambiente simulado, e de momentos de orientação com o professor orientador. Todos as etapas foram registradas por meio de gravação de áudio e vídeo, possibilitando a transcrição dos dados. Entretanto, dada a quantidade excessiva de dados coletados, após uma primeira análise, foram selecionados dois sujeitos, dentre os sete licenciandos matriculados na disciplina, que apresentaram maior alteração em suas ações, quando comparadas as duas aulas analisadas. Inicialmente buscamos classificar as ações dos licenciandos segundo categorias a priori propostas por Andrade (2016): Burocrático, Administrativa, Espera, Explica e Escreve. Em seguida, dividimos as aulas em episódios, os quais foram identificados, justificados e temporizados, a fim de possibilitar a análise de cada fragmento da fala do futuro professor, levando à emergência de subcategorias para as ações dos licenciandos. No intervalo entre a primeira e a segunda aula houve intervenção do professor formador, que apresentou um conjunto de referenciais teóricos e metodológicos com objetivo de reformular as ações dos futuros professores a partir de um processo reflexivo sobre a ação docente. Após esse movimento de organização dos dados e categoriação das ações, consideramos duas perspectivas analíticas: (1) baseamo-nos nas variações das ações entre a primeira e a segunda aula comparando as categorias, episódios e subcategorias. Desse modo, procuramos justificar essas variações a partir de relatos extraídos das transcrições da interveção do professor formador; (2) adotamos como referencial analítico o ciclo de aprendizagem expansiva proposto por Engeström (2016), adaptado ao nosso contexto, a fim de integrar as etapas do ciclo ao movimento formativo propiciado aos licenciandos. Na primeira etapa de análise, percebemos pequenas variações nas categorias, episódios e subcategorias, devidamete justificadas a partir da intervenção do professor formador e da criação de subcategorias de ações específicas para cada licenciando. Durante a segunda análise, utilizando o ciclo de aprendizagem expansiva, articulamos as subcategorias emergentes às fases do ciclo, o que nos permitiu evidenciar que o professor formador possibilitou, durante a disciplina de estágio, todas as contradições propostas por Engeström (2016). Desse modo, consideramos que o processo formativo viabilizou, além do aprendizado do licenciando, referente ao estudo dos referenciais teóricos e sua articulação com a prática, ações mais críticas no desenvolvimento das aulas, construindo, portanto, um ambiente mais reflexivo e problematizador da ação docente