Indicações circunstanciais como signos potencializadores da aprendizagem significativa de conceitos na experimentação animal

Tese de doutorado

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Resumo

Este trabalho propõe um aprimoramento dos mecanismos dialógicos de aprendizagem sob uma perspectiva semiológica construtivista. Toda mensagem transmitida por um emissor por meio de sinais diretos é sempre incompleta para o receptor podendo gerar má compreensão ou não compreensão. Identificamos na teoria das mensagens e sinais do semiólogo Luis Jorge Prieto, um elemento semiológico denominado indicação circunstancial que tem o potencial de complementar as mensagens transmitidas por um sinal, potencializando sua compreensão. A hipótese do trabalho partiu do pressuposto que tais elementos semiológicos transpostos para o contexto da Educação Científica, além de favorecer a compreensão de conceitos, podem servir como instrumentos para impelir o pensamento autônomo do estudante durante o processo de aprendizagem. Diante disso, o problema de pesquisa colocado foi: quais os efeitos do uso das indicações circunstanciais na construção dos conceitos trabalhados? O objetivo da pesquisa foi identificar o papel das indicações circunstanciais na construção dos conceitos relacionados à experimentação animal de especismo, especismo eletivo, especismo elitista, utilitarismo e modelo preditivo pelos alunos. Os sujeitos da pesquisa foram 14 alunos de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do Estado do Paraná, Brasil. A intervenção didática utilizada para a realização do trabalho foi baseada em uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa no contexto da Aprendizagem Significativa Subversiva. Os dados foram coletados por meio da transcrição do discurso que ocorreu durante a intervenção e das produções e entrevistas com os alunos. A análise dos mesmos ocorreu de maneira descritiva interpretativa. Os resultados obtidos evidenciam principalmente que o planejamento consciente das indicações circunstanciais emitidas pelo professor mediadas por um discurso interativo sob a perspectiva da aprendizagem significativa subversiva serviu como provocação didática para potencializar a aprendizagem dos conceitos. Sob uma perspectiva construtivista de aprendizagem, procuramos demonstrar que as indicações circunstanciais podem ser signos utilizados pelo professor com a finalidade não só de aclarar o discurso e reduzir ambiguidades, mas provocar fundamentalmente uma forma de pensamento reflexivo do estudante com objetivo de levá-lo à compreensão dos conceitos tratados.