Aprendizagem da docência no PIBID-Biologia: uma caracterização por meio dos focos da aprendizagem docente

Dissertação de mestrado

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Resumo

Nesta investigação buscou-se caracterizar o aprendizado da docência no PIBID- Biologia, por meio dos focos da aprendizagem docente (FAD). Apesar da formação de professores ser um campo de pesquisas muito investigado, estudos têm mostrado que, em certos casos, os professores não estão sendo formados adequadamente para enfrentar a atual realidade da escola pública. É nesse contexto, no qual mudanças e reflexões são bem-vindas, que se insere o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), cujo subprojeto do curso de Ciências Biológicas é alvo desta pesquisa. Os FAD foram propostos por Arruda, Passos e Fregolente (2012), a partir de uma analogia com os focos da aprendizagem científica. Esses focos consideram que a aprendizagem da docencia reúne características como interesse pela docência, conhecimento prático da docência, reflexão sobre a docência, participação em uma comunidade docente e identidade docente. A partir deste movimento de pesquisa podemos dizer que, segundo os FAD, esses licenciandos estão aprendendo a ser professor por meio da participação no PIBID. Com relação às supervisoras, verificamos que, apesar de o programa não ter foco na formação continuada das professoras supervisoras, o PIBID está proporcionando a elas uma situação de formação continuada. Inseridas neste contexto, as supervisoras aprenderam a orientar futuros professores. Considerando as três comunidades de prática nas quais participam os sujeitos entrevistados, podemos dizer que para elas o PIBID contribuiu, com maior destaque, estimulando o desenvolvimento do interesse pela docência e proporcionando a construção do conhecimento de casos relacionados à prática docente