Identificação e superação dos equívocos conceituais e procedimentais influenciados por affordances negativos no processo de ensino e aprendizagem de química

Tese de doutorado

Esta tese insere-se na linha de pesquisa que se preocupa com a transposição de referenciais teóricos dos estudos semiológicos para a educação científica. Sob essa perspectiva, o objetivo do trabalho buscou identificar os affordances negativos dos signos e os equívocos conceituais e procedimentais influenciados por eles na aprendizagem de química dos estudantes e, examinar a natureza das representações sígnicas mediadoras da ação discursiva, que levaram os aprendizes à superação dessas incorreções. A pesquisa foi realizada com 20 estudantes do curso Técnico em Química, em 2019, 20 aprendizes do mesmo curso, em 2020 e 12 licenciandos do 1º ano do curso de Licenciatura em Química, em 2019. Para perscrutar os desvios de interpretação e ação instigados pelos affordances negativos, o trabalho se valeu de uma metodologia baseada na descrição da fala e gestos dos aprendizes durante instrução científica no laboratório didático. Portanto, obtivemos no referencial da multimodalidade representacional a fonte teórica para analisar as relações errôneas na aprendizagem dos estudantes e inclusive, para caracterizar as representações sígnicas mediadoras da composição discursiva, responsáveis por encaminhar o raciocínio dos aprendizes em direção ao acerto do procedimento ou à compreensão do conceito. Com relação aos resultados obtidos, constatamos affordances negativos nos objetos, diagramas, experimentos, equações, figuras, fórmulas químicas e gráficos. Também, mostramos que a emissão de representações sígnicas, principalmente, os signos com função de “indicações circunstanciais”, auxiliou os estudantes a ultrapassarem as incorreções influenciadas pelos affordances negativos. Os resultados da pesquisa permitiram refletir a respeito das concepções conceituais distorcidas e procedimentos errôneos dos aprendizes tendo como base o referencial de affordances negativos. Além disso, a contribuição da tese com a análise do percurso comunicativo consistiu em proporcionar àquele que ensina informações a respeito da natureza das representações sígnicas emitidas durante encaminhamentos dialógicos em situações de ensino e aprendizagem de química.