Editais e Resultados
Edital PECEM nº 01/2025 – Resultado Final da Seleção Interna de candidatos ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior
7 dias atrás
Resultado Preliminar da Seleção Interna de candidatos ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, de acordo com o Edital PECEM n.º 12/2024 e Edital CAPES n.º 26/2024.
1 semana atrás
Edital PECEM n.º 15/2024 – Resultado Final da Seleção de candidatos(as) para o Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD) ˗ CAPES, de acordo com o Edital PECEM n.º 13/2024
1 mês atrás
Resultado Preliminar da Seleção de candidatos(as) para o Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD) ˗ CAPES, de acordo com o Edital PECEM n.º 13/2024
1 mês atrás
EDITAL DE RESULTADO Nº 14/2024: DIVULGAÇÃO DE RESULTADO E CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA
2 meses atrás
APROVADOS NA PRIMEIRA ETAPA DA SELEÇÃO DE DOUTORADO Seleção 2025/1 – Edital 10/2024
3 meses atrás
Teses e Dissertações
A Identidade Profissional (IP) é uma temática emergente na área de formação de (futuros)
professores e, particularmente, nos interessa investigar a IP de professores de matemática
experientes. Nesta pesquisa, buscamos responder a seguinte questão: que ações da trajetória
profissional de professores de matemática experientes promoveram o movimento de
constituição de sua IP? Para tanto, foi realizada uma investigação qualitativa de cunho
interpretativo cujo objetivo geral é analisar aspectos presentes na trajetória de professores
experientes que promoveram o movimento de constituição de sua IP. Os quatro professores
investigados foram selecionados para essa investigação por serem considerados professores
experientes e por terem sido protagonistas dos casos multimídia. Os dados coletados
consistiram em entrevistas semiestruturadas com cada um dos professores investigados a
respeito de suas trajetórias profissionais, relatos de experiência que foram publicados e
narrativas produzidas pelos quatro professores, especificando as suas participações como
protagonistas nos casos multimídia e como eles lidaram com essa experiência. Os resultados
evidenciaram que refletir sobre sua prática profissional e sobre a prática de outros professores,
comprometer-se com a formação dos alunos, com a profissionalização e com a educação,
atuar como protagonistas nos casos multimídia, defender e fundamentar suas
crenças/concepções a respeito da prática do professor, receber o apoio e apoiar outros
professores em processos formativos, e compreender conteúdos matemáticos e como ensinálos representam ações da trajetória profissional de professores de matemática experientes
promoveram o movimento de constituição de sua IP. Assim, concluímos que as ações
apontadas nesta investigação podem ser consideradas na formulação de políticas públicas para
a formação de (futuros) professores, uma vez que apresentam potencial para mobilizar a sua
IP.
No ensino de Ciências, a sexualidade é um tema que deve ser amplamente
abordado, principalmente entre adolescentes que, com a puberdade, passam por
mudanças físicas e emocionais geradoras de diversos questionamentos. No/a
adolescente surdo/a, isto não é diferente, haja vista que a puberdade também aflora
o seu desenvolvimento emocional e sexual. Conforme evidencia a literatura, é baixa
a quantidade de pesquisas que buscam articular as temáticas da sexualidade e da
surdez. É nesse sentido que buscamos contribuir, analisando e sistematizando
elementos relativos ao ensino da sexualidade destinados aos estudantes surdos do
Ensino Fundamental. Por meio desse movimento, torna-se possível, por exemplo,
elaborar futuras abordagens voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de
estudantes surdos/as, bem como para a formação inicial e em serviço de docentes.
Logo, o principal objetivo que guiou essa pesquisa foi identificar, problematizar e
analisar aspectos de ensino interligados à sexualidade do estudante surdo presentes
na literatura e contrastá-los com os documentos norteadores de escolas de
Educação Básica, na modalidade da Educação Bilíngue para surdos. As
características da presente investigação coadunam-se às particularidades da
pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritiva e interpretativa. Como abordagem
metodológica, adotou-se um levantamento bibliográfico e uma análise documental,
em função de sua pertinência e adequação às intencionalidades estabelecidas na
pesquisa. A obtenção e análise dos dados subsidiou-se no referencial teórico
metodológico da análise de conteúdo. Dentre as inferências é possível destacar a
carência de investigações que interligam as temáticas sexualidade e surdez,
contribuindo para entraves epistemológicos. Ademais, constatamos que a
sexualidade não é abordada de forma significativa nos documentos específicos da
Educação Básica, na modalidade da Educação Bilíngue de Surdos/as, uma vez que
foi baixo o número escolas que trataram dessa temática de forma aprofundada e
levando em consideração as múltiplas dimensões da sexualidade. Desta forma, é
preciso que os documentos escolares, sejam eles de escolas de surdos ou não,
estejam em conexão com estudos científicos para que a sexualidade seja tratada de
forma significativa nos espaços escolares
Diante das desigualdades de gênero construídas em nossa sociedade, as mulheres
nem sempre tiveram e têm o mesmo direito ao acesso à educação dos homens,
devido à uma crença de um papel feminino predeterminado para cuidado do lar,
esposo e filhos. Além disso, há uma naturalização que as estudantes são
consideradas inaptas a fazerem Ciência e Matemática, sendo o raciocínio lógico
matemático considerado masculino. Tais ideias, mesmo que de forma não explícita,
trazem ainda consequências atualmente em que muitas meninas/mulheres não são
tão incentivadas quanto os meninos/homens a estudarem/seguirem carreira na
Matemática. A partir dessas constatações e pesquisas relacionadas à docência em
Matemática e se ações de professoras e professores contribuem para a desigualdade
de gênero na área da Matemática, este trabalho teve como objetivo conhecer as
noções de estudantes de Licenciatura em Matemática a respeito de questões de
gênero e desigualdade de gênero na Matemática em uma Universidade Estadual do
Paraná. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico na busca de
artigos em revistas de Qualis (2016) A1 e A2, em Anais de eventos de
Educação/Ensino de Matemática (e/ou Ciências), além de Teses e Dissertações no
catálogo da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD),
a fim de encontrar trabalhos relevantes para esta dissertação que relacionassem os
assuntos: gênero, Matemática e docência. Para coletar informações a respeito de
noções de futuros professores de Matemática acerca das questões de gênero e
Matemática, foi elaborado um questionário no Google Forms e disponibilizado aos
respondentes que aceitaram participar desta pesquisa. Buscamos, para responder ao
questionário, estudantes dos últimos dois anos de Licenciatura em Matemática da
Universidade pública do Paraná. Ao todo obtivemos 11 questionários efetivamente
respondidos. Para análise das informações obtidas foi utilizado o método de Análise
de Conteúdo de Laurence Bardin (2016). Com base na análise realizada, percebe-se,
pelas respostas dos estudantes no questionário, que o que eles
sabem/conhecem/entendem a respeito das desigualdades de gênero na Matemática
não é aprofundado e que não há, a partir das respostas, uma ideia clara do que seria
o conceito de gênero, e as/os estudantes apresentam a ideia binária de feminino e
masculino. Em relação às influências que docentes de Matemática podem ter nas
desigualdades de gênero, as/os estudantes ficam divididos em “se as ações, crenças,
falas de docentes influenciam” ou “se não influenciam” na perpetuação dessas
desigualdades, além de ficarem divididos, também, em relação se é importante ou não
para docentes de Matemática conhecerem a respeito de questões de gênero. Por fim,
considera-se que as questões de gênero na Matemática ainda são pouco trabalhadas
por não serem autoevidentes. Considera-se a evidência da realização de mais
estudos que abordem essa temática, além da relevância em levar tais debates para a
formação da/do docente de Matemática.
A Identidade Profissional (IP) é uma temática emergente na área de formação de (futuros) professores e, particularmente, nos interessa investigar a IP de professores de matemática experientes. Nesta pesquisa, buscamos responder a seguinte questão: que ações da trajetória profissional de professores de matemática experientes promoveram o movimento de constituição de sua IP? Para tanto, foi realizada uma investigação qualitativa de cunho interpretativo cujo objetivo geral é analisar aspectos presentes na trajetória de professores experientes que promoveram o movimento de constituição de sua IP. Os quatro professores investigados foram selecionados para essa investigação por serem considerados professores experientes e por terem sido protagonistas dos casos multimídia. Os dados coletados consistiram em entrevistas semiestruturadas com cada um dos professores investigados a respeito de suas trajetórias profissionais, relatos de experiência que foram publicados e narrativas produzidas pelos quatro professores, especificando as suas participações como protagonistas nos casos multimídia e como eles lidaram com essa experiência. Os resultados evidenciaram que refletir sobre sua prática profissional e sobre a prática de outros professores, comprometer-se com a formação dos alunos, com a profissionalização e com a educação, atuar como protagonistas nos casos multimídia, defender e fundamentar suas crenças/concepções a respeito da prática do professor, receber o apoio e apoiar outros professores em processos formativos, e compreender conteúdos matemáticos e como ensiná-los representam ações da trajetória profissional de professores de matemática experientes promoveram o movimento de constituição de sua IP. Assim, concluímos que as ações apontadas nesta investigação podem ser consideradas na formulação de políticas públicas para a formação de (futuros) professores, uma vez que apresentam potencial para mobilizar a sua IP.
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