Editais e Resultados

EDITAL 10/2025 – RESULTADO DEFINITIVO E CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA
A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, da Universidade Estadual de Londrina-UEL, no uso de suas atribuições administrativas e em conformidade com o Edital 07/2025 do PECEM, TORNA PÚBLICO o resultado definitivo e a convocação para matrícula dos candidatos classificados para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado, ingresso 2026, primeiro semestre.
2 meses atrás
APROVADOS NA SEGUNDA ETAPA DA SELEÇÃO DE DOUTORADO – oferta 2026 (1) – Edital 07/2025 – Resultado Preliminar
Publica a lista preliminar dos candidatos aprovados na segunda etapa de seleção.
2 meses atrás
APROVADOS NA SEGUNDA ETAPA DA SELEÇÃO DE MESTRADO – oferta 2026 (1) – Edital 07/2025 – Resultado Preliminar
Publica a lista preliminar dos candidatos aprovados na segunda etapa de seleção.
2 meses atrás
Relatório de avaliação de inscritos cotistas
Apresenta a relação do deferimento/indeferimento via análise de cotas
2 meses atrás
EDITAL PECEM nº 09/2025 ˗ Seleção Interna de candidatos(as) ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)
Estabelece Normas e Procedimentos de Seleção Interna de candidatos ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (segunda chamada) de acordo com o Edital CAPES n.º 17/2025, junto ao Programa de Pós-Graduação (PPG) em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
2 meses atrás
APROVADOS NA PRIMEIRA ETAPA DA SELEÇÃO DE DOUTORADO – oferta 2026-1 – Edital 07/2025
Publica a lista de aprovados e o agendamento de entrevistas referente à segunda etapa de seleção, conforme disposto no Edital 07/2025.
3 meses atrás

ver mais

Teses e Dissertações

Este estudo, de caráter descritivo com uma abordagem qualitativa, analisa as representações de funções por diagramas de Venn-Euler e de gráficos e a elaboração de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem como um meio auxiliar no processo de ensino do conceito de funções. O objetivo da pesquisa foi verificar erros e dificuldades de estudantes, a respeito das formas de representação de funções em diagramas e gráficos, na 8ª classe do Ensino Secundário Geral de Quelimane, Moçambique. O programa de ensino e o caderno de atividades mereceram um destaque. Os dados foram coletados a partir da aplicação de tarefas diagnósticas e de tarefas pós-aplicação de uma oficina; além disso, foram analisadas falas dos estudantes produzidas durante a oficina. Foi desenvolvida uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem ampliada para auxiliar no ensino e aprendizagem do conceito de funções. O estudo foi realizado com uma turma de 40 alunos da 8ª classe no 1º ciclo do Ensino Secundário Geral em uma Escola Secundaria Geral de Quelimane. Deste modo, conclui-se que os estudantes, na resolução de tarefas diagnósticas, cometeram erros conceituais, de definição, de associação incorreta de fatos, erro estratégico e de linguagem. Com o desenvolvimento das atividades propostas pela oficina, verificou-se melhora nas tarefas com a redução dos erros, prevalecendo, pós-aplicação das tarefas, os erros cometidos por equívocos, de linguagem e de associação incorreta de fatos.
Esta pesquisa tem como objetivo identificar a construção de significado em atividades de modelagem matemática mediado pela busca de indicativos de que essa construção se dá considerando duas dimensões da construção do significado: uma dimensão semiótica e uma dimensão didática. Nossa investigação está pautada em pressupostos teóricos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática e nos pressupostos teóricos relativos à construção de significado, mais especificamente, no que diz respeito à Educação Matemática. Com o intuito de alcançar o objetivo proposto desenvolvemos com alunos do curso de Licenciatura em Matemática, nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral II e Etnomatemática e Tópicos de Educação para a Cidadania, de duas universidades públicas do estado do Paraná, três atividades de modelagem matemática. O desenvolvimento da pesquisa, a coleta de dados e o encaminhamento da análise fundamentam a metodologia de pesquisa como qualitativa. Os dados foram coletados por meio de registros escritos, gravações em áudio e vídeo e questionários. A análise dos dados, coletados com quinze alunos no desenvolvimento das três atividades de modelagem matemática, tem como suporte uma técnica de organização visual de informações que se baseia na representação hierárquica e interconectada de conceitos e ideias relacionadas, denominada de árvore de associação de ideias. A pesquisa empírica mostrou que os grupos envolvidos nas atividades de modelagem matemática reagiram positivamente às propostas, fazendo uso de diferentes recursos matemáticos, reconhecendo a importância da modelagem matemática em seu processo formativo e indicando o desejo de se envolver em mais atividades dessa natureza. Evidenciou-se, ainda, que a construção de significado é influenciada por fatores sociais e culturais, como a linguagem, as normas sociais e as expectativas culturais dos grupos envolvidos. Além disso, tal construção de significados se apoiou em elementos da dimensão didática e da dimensão semiótica da construção de construção de significado com características específicas que associam fatores como as características da atividade de modelagem matemática, a natureza semiótica da construção de significado e as interações construídas no âmbito da sala de aula.
Este trabalho teve como objetivo analisar as produções escritas de alunos do 8° ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola particular de um município de médio porte do Norte do Paraná em uma prova-escrita-em-fases utilizada como alternativa para a Recuperação de Estudos à luz da perspectiva da Educação Matemática Realística. Esta é uma investigação de natureza qualitativa na qual houve uma interação entre a pesquisadora e a prática estudada, com o interesse em conhecer as maneiras particulares de os alunos lidarem com as situações vividas e com as relações em que estiveram envolvidos juntamente com a pesquisadora. O processo foi priorizado pelo empenho em entendê-lo em seu contexto. A interpretação da pesquisadora esteve diretamente relacionada às suas experiências como professora, tendo sido (re)configurada a partir de novos elementos que foram incorporados. Ao utilizar a prova-escrita-em-fases para a Recuperação de Estudos, viabilizou-se que alunos e professor se comunicassem por meio das intervenções e questionamentos, sendo a prova-escrita-em-fases um instrumento valioso de recolha de informações, tanto para professor, quanto para o aluno. A Recuperação de Estudos por meio da prova-escrita-em-fases possibilitou ao aluno pesquisar em diferentes fontes (livros, apostilas, Internet, com colegas) o que precisava para resolver a tarefa proposta, possibilitando a ele tornar-se autor do seu próprio conhecimento matemático. Com isso, a prova-escrita-em-fases como alternativa para a Recuperação de Estudos mostrou ser um instrumento de grande potencial, em que a professora pôde analisar a produção escrita de seus alunos sem o expor para sua turma. Além disso, pôde guiar seus passos para conseguir resolver a tarefa proposta, pôde ainda, reorientá-los a buscar, pesquisar, rever seus estudos para conseguir sanar possíveis dificuldades.
Essa pesquisa se inicia apresentando o tema de Teoria Quântica em um relato de sua emergência numa demonstração de parte da rede de sua constituição, que após, segue para um tema mais específico dentro do assunto de Quântica, no caso, Teoria Atômica. O tema foi escolhido com intuito de pensar a rede de artigos e seus citados, formada com objetivo de olhar para ela em um recorte do Ensino de Teoria Atômica. Para isso foi escolhido uma revista que contemplasse o assunto “Química” e se relacionasse com o “Ensino”, e a revista encontrada e selecionada foi a Química Nova na Escola (QNEsc) que possui esse viés. Com isso a intenção foi, além de identificar a rede de composição em Teorias Atômicas nos artigos da revista escolhida, também identificar traduções nesses artigos. Iniciou-se com um total de 30 artigos com o tema Teoria Atômica e, após uma análise prévia e aplicação de filtragens estabelecidas chegou-se em 6 artigos para análise das traduções. Os seis artigos possuíam em comum, além do assunto, tratar de uma proposta de ensino aplicada com resultados. Para análise, a proposta teórico metodológica, pautou-se na revisão sistemática de Okoli, além da Teoria Ator-Rede (ANT) presente na pesquisa com fim de seguir os actantes e verificar a rede e os artigos sem um juízo prévio, mas seguindo os caminhos traçados pelos autores, rastreando as redes. Como resultado, vê-se um recorte de rede estabelecida e ilustrada com artigos e seus citados, ilustrada pelo emprego dos dados no software Gephi, contemplando a importância da rede nas Teorias e Práticas Científicas, uma vez que o apagamento desta indica as proposições científicas como autônomas esvaziadas das associações de sua emergência, ficando a mercê de compreensões possíveis, quando na verdade existe toda uma sustentação anterior a esta, de fundamental importância para compreensão de determinado tema. Para as traduções, preestabeleceram-se três vertentes a serem olhadas, sendo elas conceitos, metodologia de ensino e teoria de aprendizagem. Em conceito tratou de tornar o saber sábio em saber ensinado, em metodologia, diversas foram as abordagens com a finalidade de reduzir a abstração do assunto e tentar torná-lo mais compreensível por meio de uso de recursos variados e, a teoria da aprendizagem que tratou de se desviar do tradicional escolhendo caminhos dos quais os alunos são precursores no aprendizado, com papel ativo. Observam-se percursos pedagógicos que vislumbram aplicações e práticas no ensino de Ciências mais ativas com atores não apenas centrado no professor movimentando o processo de ensino e aprendizagem.

ver mais

Coordenação

  • Profa. Dra. Pamela Emanueli Alves Ferreira
  • Profa. Dra. Andreia de Freitas Zompero

Representante discente: Jessica Aparecida Borssoi Zanquim

Contato

Telefone: +55 43 3371-4711
E-mail: pecem@uel.br
E-mail da secretaria de pós: spgcce@uel.br

Horário de funcionamento
(08:00 às 12:00 – 14:00 às 18:00)

Endereço

Universidade Estadual de Londrina
Secretaria de Pós-Graduação do CCE
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380
Campus Universitário
Cx. Postal 6001 | CEP 86051-990
Londrina – PR