As hortas urbanas em Londrina: a produção do espaço urbano e o caso da horta da Vila Industrial
Matheus Gamas Guimarães, Ideni Terezinha Antonello
Data da defesa: 24/06/2021
A Horta Urbana em âmbito mundial é um fenômeno que traz novas dinâmicas para o espaço urbano. A presente pesquisa possui por objetivo analisar e discutir a produção do espaço, com foco na cidade de Londrina, e salientar a importância que a agricultura urbana possui nesse contexto, além de buscar entender pela ótica dos indivíduos envolvidos na produção de agricultura urbana qual o significado das atividades para eles. Buscou-se atingir esse objetivo por meio de uma discussão teórica baseada em Henri Lefebvre, posteriormente discutindo o processo de urbanização brasileira e, por fim, trazendo à luz a agricultura urbana e as hortas urbanas comunitárias como foco principal da pesquisa. Nesse principal foco, o objetivo é analisar brevemente as hortas urbanas comunitárias em Londrina e chegar especificamente numa aproximação da Horta Comunitária da Vila Industrial. Portanto, a pesquisa desenvolve-se em duas etapas principais, primeiro há o resgate teórico voltado para as temáticas supracitadas e depois há a aplicação metodológica no contexto das hortas urbanas comunitárias londrinenses, por ordem qualitativa, contendo entrevistas aprofundadas com os atores sociais da horta. As conclusões indicam que o processo de formação das hortas urbanas está entrelaçado com a teoria da produção do espaço urbano e são produzidas pelo mundo inteiro com algumas características principais detectadas, como seus efeitos terapêuticos na população e a potencialidade de suprir uma segurança alimentar grande para os atores envolvidos, mesmo que nem sempre essa seja a realidade. Essas práticas também se encontram por toda a cidade de Londrina e demandam maiores investigações posteriores, principalmente desdobrando a mesma metodologia para as outras hortas da cidade.
Monitoramento climático aplicado à hidrossedimentologia em megaparcelas na região geográfica intermediária de Londrina (PR)
Estevão Conceição Gomes Junior, Deise Fabiana Ely
Data da defesa: 17/05/2021
Tiveram início nos anos 2000 os estudos voltados para a abordagem hidrossedimentológica em megaparcelas. Sendo assim, pesquisas direcionadas ao monitoramento climático podem contribuir para a interpretação e entendimento da dinâmica dos sedimentos no solo frente às diferentes intensidades pluviométricas e, consequentemente, no contingenciamento de focos erosivos, bem como na potencialidade agrícola da terra. Desta forma, a presente pesquisa tem por objetivo investigar e caracterizar a dinâmica climática regional de municípios localizados na Região Geográfica Intermediária de Londrina por meio de diferentes metodologias de monitoramento e descrever a influência da precipitação pluviométrica diária, mensal e anual na erosão dos solos dispostos em megaparcelas. Para tanto, foram monitorados dois locus de estudo em escala regional e local: a Região Geográfica Intermediária de Londrina e duas megaparcelas localizadas na Fazenda Santa Cândida (Cambé/PR), com diferentes técnicas empregadas à análise da variabilidade climática. Foram utilizados os dados diários, mensais e anuais da precipitação pluviométrica de 13 estações meteorológicas dispostas na supracitada região e foram aplicados os seguintes indicadores de monitoramento climático: Standardized Precipitation Index (SPI), técnica dos percentis (99%, 95% e 90%), testes de tendência de Mann Kendall e Curvatura de Sen e índices climáticos de precipitação (ETCCDMI/WMO). Os resultados indicaram que a Região Geográfica Intermediária de Londrina apresenta duas estações do ano bem definidas, tendo como base o ano hidrológico: a chuvosa entre outubro e março e outra com redução das chuvas entre abril e setembro. O mês de agosto destaca-se como o mais seco, com 50mm durante a média histórica e janeiro como o mais úmido com 228mm no mesmo cenário. A aplicação do SPI-3 indicou a primavera e o verão do ano de 1996/1997 e 2015/2016 entre os mais úmidos de toda série histórica (1987-2018) e a primavera e o outono do ano de 1999/2000 entre os mais secos de toda a série; o verão e o inverno do ano de 1987/1988 destacam-se entre os mais secos. Com a técnica dos percentis observou-se que chuvas acima de 43mm/dia são consideradas extremas para o percentil 90%. Dentre os municípios que compõem a região, Cambé apresentou as maiores variabilidades pluviométricas relacionadas ao aumento nos dias consecutivos secos, na precipitação nos dias chuvosos, no número de dias com precipitação acima de 20 e 25mm, nos eventos extremos de precipitação e na intensidade das chuvas. Sob uma ótica sazonal, o outono apresentou tendência negativa (redução das chuvas) para todos os cenários em que houve significância estatística superior ao nível de confiança de 90%. Em relação às análises hidrossedimentológicas foi verificada uma preponderância da atuação dos sistemas frontais, frentes estacionárias e cavados na gênese dos eventos de precipitações analisados. Foi constatado que eventos superiores a 14,1mm precipitados em duas horas e/ou com intensidades ? 12 mm/h são capazes de causar erosões nas megaparcelas em ambos os tratamentos (com e sem terraços), ainda que a megaparcela sem terraços tenha apresentado duas vezes mais perda de sedimentos em comparação com a megaparcela com terraços.
Dinâmica das chuvas no Paraná: da análise rítmica à espacial
Fabiana Bezerra Mangili, Deise Fabiana Ely
Data da defesa: 16/04/2021
O objetivo da presente investigação é propor uma metodologia que auxilie o reconhecimento dos mecanismos produtores de tempo associados aos controles geográficos das chuvas no estado do Paraná, subsidiada em técnicas de representação e análise espacial. Os procedimentos metodológicos foram aplicados a partir das etapas constituintes da análise rítmica e posteriormente incluído a averiguação espacial. Foram utilizados dados diários de postos pluviométricos e de estações meteorológicas instalados pelo estado, nos quais foram aplicados métodos estatísticos para determinação de anos representativos (1998 – extremamente chuvoso; 2005 – habitual; 2006 – extremamente seco) para as etapas de detalhamento atmosférico. Os resultados obtidos constituíram uma proposta de classificação espacial dos domínios de sistemas geográficos e atmosféricos produtores de chuva. A averiguação realizada indica uma representação do fenômeno climático a partir da sua dinâmica atmosférica é mais expressiva quando realizada de maneira mensal (ou sazonal – como sugestão) e ampara os processos analíticos das informações climáticas. Dessa maneira, foi possível apontar algumas constatações: como o maior deslocamento da umidade provinda da região norte do país em episódios de ENOS, de origem EP, que impulsiona essa dinâmica em anos extremamente chuvosos – provocando aumento das chuvas principalmente na primavera e verão. O recuo desse fluxo de umidade nortista repercute na diminuição de acumulados de chuvas, tanto pela falta desse transporte como pela influência no deslocamento e passagens de sistemas frontais sobre o estado do Paraná – principalmente nos meses de inverno e outono. Além desses apontamentos, destaca-se como principal responsável pelas chuvas na área de estudo os sistemas frontais, com contribuição de áreas baixa pressão continental e transporte de umidade originada dos corpos oceânicos.
Migrações internacionais motivadas pelo estudo : o caso dos estudantes de medicina brasileiros na Universidade Nacional de Rosário (UNR)
Ariel Pereira da Silva Oliveira, Ideni Terezinha Antonello
Data da defesa: 08/04/2021
A migração é um fenômeno social complexo e motivado por diferentes fatores, apresenta substanciais impactos territoriais, tanto da sociedade deixada pelo imigrante quanto na que o recebe. Esse processo influenciou a formação socioterritorial de diferentes lugares dentre os quais podemos citar a cidade de Rosário, onde ainda hoje se observa as marcas na paisagem de fluxos migratórios passados. Ainda hoje, tanto a nação Argentina quanto Rosário recebem imigrantes, mas com novas tendências e características que precisam de atenção, esse é o caso da migração de brasileiros que vislumbram na Argentina oportunidades para a continuidade de seus estudos que foram interrompidos no Brasil por conta de políticas educacionais excludentes. Assim, o objetivo central da pesquisa foi compreender as migrações internacionais, no contexto latino-americano, empreendida por brasileiros com o intuito de estudar medicina na Argentina. Buscamos compreender esse processo em três períodos: a) o que antecede a emigração a fim de apreender os fatores que fomentaram a partida; b) a imigração em si e as estratégias de territorialização em solo argentino, observando desde a formação das redes sociais, adaptação ao novo sistema de ensino, estratégias de permanência, impacto na economia local em especial no setor imobiliário e c) as perspectivas de futuro. A pesquisa foi desenvolvida em dois momentos, em laboratório e em campo, no laboratório empreendeu-se atividades como levantamento bibliográfico que tratam de temas como: migração internacional, território, reterritorialização, entre outros, nesse ambiente também se construiu os formulários para entrevistas e se desenvolveu a construção de mapas, tabelas e escrita da dissertação. Em campo, realizou-se em contato direto com os imigrantes brasileiros, sendo que o estudo de caso foi com estudantes brasileiros da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nacional de Rosário e residentes na cidade de Rosário (província de Santa Fé/Argentina). A pesquisa pautou-se em uma abordagem qualitativa e envolveu a participação de 12 imigrantes entrevistados entre os dias 19 e 21 de fevereiro de 2020. Como resultados observou-se que é comum a migração de pessoas graduadas, oriundas de diferentes partes do Brasil, que muitas vezes se aventuram sem nem mesmo dominar o idioma. Além disso, os gastos iniciais com passagem e aluguel são, demasiadamente, caros, mesmo assim ficam mais baratos do que arcar com os custos do curso de medicina na rede particular no Brasil. Em conclusão fica claro que as políticas educacionais de acesso ao ensino superior brasileiro prejudicam o ingresso de jovens oriundos de escolas públicas e camadas mais pobres da sociedade, reforçando o caráter histórico da universidade nacional como um espaço elitizado e excludente que não reflete a realidade da nação brasileira e levando uma parcela daqueles que almejam carreiras concorridas, a migrar.
Fragilidade ambiental dos serviços ecossistêmicos de suporte e provisão no município de Teodoro Sampaio-SP, no Pontal do Paranapanema : mapeamento e diagnóstico das prioridades de conservação
Vinicius Genaro, José Paulo Peccinini Pinese
Data da defesa: 26/02/2021
Os serviços ecossistêmicos (SE) são definidos como sendo todos os benefícios diretos e indiretos que a população humana obtém da natureza. Tanto o bem-estar, como a própria sobrevivência da nossa espécie, depende significativamente desses serviços que são fornecidos pela natureza. Esses ?SE? incluem a formação dos solos, o controle contra erosão, regulação do clima, o armazenamento de carbono, a ciclagem de nutrientes, o provimento de recursos hídricos em quantidade e qualidade, a manutenção do ciclo de chuvas, a proteção da biodiversidade, a proteção contra desastres naturais, elementos culturais, a beleza paisagística, a manutenção de recursos genéticos, entre muitos outros. Banhada pelos rios Paraná (ao Norte) e Paranapanema (ao Sul), Teodoro Sampaio também abriga o maior fragmento de Mata-Atlântica do interior do estado de São Paulo, responsável por refugiar diversas espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção. Toda essa riqueza natural, confere ao município, importância fundamental no fornecimento e manutenção dos ?SE?, e por manter o equilíbrio ecológico na região. Estudos pretéritos demonstraram que o toda a região onde se localiza a área de estudos se encontra ambientalmente bastante fragilizada, em decorrência das características fisiográficas, associadas às atividades econômicas desenvolvidas no local (produção hidrelétrica, agropecuária extensiva e a expansão do agronegócio ligado às atividades do agrohidronegócio, associadas sobretudo, ao capital estrangeiro, na forma de neoextrativismo colonial. Algumas porções do estrato geográfico podem apresentar níveis maiores de fragilidade ou de susceptibilidade às intervenções antrópicas e, por isso, o objetivo do trabalho foi realizar um diagnóstico da fragilidade ambiental das áreas produtoras de serviços ecossistêmicos de suporte e provisão no interior da área de estudos. A Fragilidade Ambiental é o resultado da combinação entre a Fragilidade Potencial mais o Uso e Ocupação do Solo. Para realizar o mapeamento da fragilidade ambiental da área, utilizou-se as temáticas de geomorfologia, clima, pedologia e uso e ocupação da terra. Em cada variável desses mapas temáticos foram atribuídos os valores 1, 2 ou 3, correspondendo, respectivamente, ao grau de fraca, média ou forte fragilidade. Esses dados foram cruzados no formato raster com o mapa de uso e ocupação no mesmo formato, através de análise multicritério proporcionada pela ferramenta Weighted Sum Raster Overlay, no software Qgis 3.4, com peso de 50% para cada um dos mapas. O resultado foi o mapa de Fragilidade Ambiental, permite a identificação de níveis que variam de Muito Fraco, Fraco, Médio, Forte e Muito Forte quanto aos processos de erosão linear e, consequentemente, a incapacidade dos ecossistemas de fornecer bens e serviços necessários para o desenvolvimento da região.
Sensibilização para a cartografia tátil, por meio do uso das ferramentas digitais no curso de formação de docentes para as séries iniciais do município de São Sebastião da Amoreira-PR
Suellen Jane Correia, Eloiza Cristiane Torres
Data da defesa: 05/02/2021
A Geografia é uma disciplina muito importante dentro da sala de aula, tendo em vista que ela desenvolve inúmeras potencialidades como uma leitura crítica e reflexiva do espaço que está a nossa volta, através de seus recursos visuais como mapas, maquetes, imagens, que auxiliam na construção da percepção dos alunos. No entanto, quando direcionamos nossos olhares para o ensino aprendizagem das pessoas com deficiência visual, percebemos que a realidade escolar é complexa, considerando que muitos professores sentem dificuldades de incluírem tais alunos, por não terem acesso a recursos didáticos específicos que atendam às necessidades do grupo, recorrendo as explicações orais, que se caracterizam sendo pouco efetivas para aprendizagem significativa dos discentes. Por isso, o objetivo central foi discutir e trabalhar a Cartografia Tátil com os professorandos do curso de Formação de Docentes para Séries Iniciais do município de São Sebastião da Amoreira, abordando metodologias diferenciadas de construção de materiais didáticos táteis, por meio da realização de uma oficina remota, tendo em vista o cenário de pandemia mundial. A pesquisa científica possui uma abordagem qualitativa e os instrumentos metodológicos utilizados foram a realização de trabalho de campo na instituição (antes do período da pandemia), observações simples, aplicação de entrevista semiestruturada com a professora de Metodologia do Ensino de Geografia e com o diretor da instituição, além de desenvolver um website educacional gratuito, com o propósito de disseminar a Cartografia Tátil, tanto com os professorandos do grupo estudado quanto aos demais professores e adeptos dessa questão. Referente ao período de aplicação da pesquisa ela teve início no primeiro semestre de 2019 e foi concluída no segundo semestre de 2020. Assim, acreditamos que essa temática não pode esperar mais, devendo ser abordada constantemente e disseminada por todo território, para que os discentes com deficiência visual tenham suas potencialidades exploradas por completo, tendo em vista que, seu potencial de aprendizagem é o mesmo que de qualquer outra criança. Nos resultados, constatamos que os professorandos e os demais envolvidos na pesquisa não tinham conhecimento construído sobre essa temática, deduziram quando mencionado o nome “tátil”, porém, não é um recurso que faz parte da realidade dos professorandos, tendo em vista que na ementa curricular do curso é debatido apenas a Educação Especial de modo generalizado e não esmiuçado em cada disciplina. Percebe-se que os envolvidos foram sensibilizados perante o tema e que a “sementinha” da curiosidade foi plantada em cada professorando e que será refletida em suas práticas docentes.
Teores de nitrato nas águas subterrâneas do Sistema Aquífero Serra Geral (SASG) : análise na região do norte pioneiro do estado do Paraná
Sérgio Augusto Pereira, André Celligoi
Data da defesa: 01/02/2021
O íon nitrato (NO3-), quando em altas concentrações, é um dos principais contaminantes da água subterrânea e as suas principais fontes de contaminação são fertilizantes nitrogenados, esgotos domésticos e industriais, cemitérios, fossas sépticas, entre outros. Doenças como a meta-hemoglobinemia e o câncer gástrico estão associadas à ingestão de alimentos ou água com concentrações elevadas de NO3-, além disso, altas concentrações de compostos nitrogenados em ambientes aquáticos podem torná-los eutrofizados. A Portaria de Consolidação no 5 de 28 de setembro de 2017, do Ministério da Saúde, estabelece, para fins de potabilidade, o limite de 10 mg/L de NO3- nas águas para o consumo humano. Sendo assim, o objetivo principal desta pesquisa é analisar a distribuição espacial da concentração de nitrato (NO3-) no Sistema Aquífero Serra Geral (SASG) em vinte municípios que se localizam na região do Norte Pioneiro do estado do Paraná. Metodologicamente, esta pesquisa foi elaborada de acordo com as seguintes etapas: pesquisas bibliográficas e pesquisas em órgãos governamentais para a elaboração da fundamentação teórica e da caracterização da área; elaboração da cartografia para a caracterização da área; coleta de dados dos poços do SASG para a elaboração da interpolação, por meio do método krigagem, dos parâmetros de NO3-, pH, SDT, condutividade elétrica e turbidez, além da utilização de dados para a elaboração de mapas potenciométricos e para a caracterização hidroquímica do SASG na área de estudo por meio do diagrama de Piper; trabalho de campo. Elaborou-se também um plano de monitoramento e gestão pública das águas subterrâneas do SASG. Os resultados obtidos nesta pesquisa apresentaram que as águas do SASG na área de estudo são classificadas como bicarbonatadas cálcicas, calco-magnesianas e sódicas. As águas de três poços apresentam concentrações de NO3- acima do estabelecido pela legislação brasileira para fins de potabilidade. O poço P93 está localizado no município de Bandeirantes e os poços P244 e P249 no município de Uraí, tendo como possíveis fontes de contaminação fossas, fertilizantes agrícolas e cemitério municipal. Por fim, propôs-se encaminhamentos para a implantação de um plano de monitoramento das águas subterrâneas do SASG na área de estudo, bem como ações para que o poder público e a sociedade civil possam, de maneira conjunta, criar estratégias em relação à gestão dos recursos hídricos, proporcionando assim, que toda a população tenha água de qualidade e em quantidade suficiente para atender as suas necessidades.
Contribuições da geografia para além do visível : o significado do conceito de cidade para as pessoas com deficiência visual de Londrina (PR)
Karoline Oliveira Santos, Eloiza Cristiane Torres
Data da defesa: 14/01/2021
Este trabalho apresenta o significado e as percepções socioespaciais das pessoas com deficiência visual (cegueira, baixa visão e surdocegueira) na cidade de Londrina (PR). A questão norteadora da pesquisa foi: “Qual o significado do conceito de cidade para as pessoas com deficiência visual de Londrina”, ou seja, o objetivo geral consiste em compreender: quais são as percepções socioespaciais e significados atribuídos ao espaço urbano. Especificamente buscou-se: discutir teoricamente sobre a educação especial, inclusão, ensino de Geografia, deficiência visual, acessibilidade e mobilidade, justiça espacial e o direito à cidade; caracterizar quais são as representações socioespaciais que as pessoas com deficiência visual possuem; explicitar as principais dificuldades de deslocamento e mobilidade na cidade de Londrina (PR) segundo os relatos de vivência das pessoas com deficiência visual que residem ou realizam atividades em Londrina (PR); identificar e refletir sobre as principais práticas didático-pedagógicas voltadas para atender os educandos com deficiência visual nas aulas de geografia, buscando destacar o potencial de contribuição das mesmas para a formação e efetivo exercício da cidadania na cidade das pessoas com deficiência visual. Para alcançar tais objetivos e responder à questão norteadora, foram realizadas oito entrevistas semiestruturadas contendo 32 questões com pessoas com deficiência visual. Os resultados da análise apontam a grande potencialidade e contribuição das discussões sobre a cidade no ensino de Geografia, tendo em vista que as pessoas com deficiência visual vivenciam este lugar de diferentes formas, de acordo com o cotidiano, com as atividades que realizam, e com o papel que ocupam, ou seja, constroem representações geográficas cotidianamente, utilizando-se de outros sentidos. A pesquisa evidenciou que as definições e significados sobre a cidade são diversificados, além disso, indicou que a cidade de Londrina (PR) necessita de muitos avanços no que diz respeito a inclusão das pessoas com deficiência visual. Todos os participantes da pesquisa destacaram elementos que não contribuem para a mobilidade autônoma, acessibilidade e direito à cidade (ausência de pisos táteis, rampas, calçadas em péssimas condições, entre outros). Tais elementos devem ser levados em consideração, uma vez que todas as pessoas devem ter os direitos respeitados. Nesse sentido, a sociedade deve adquirir um posicionamento reflexivo levando em consideração as especificidades dos indivíduos, principalmente no que diz respeito a inclusão das pessoas com deficiência.
A transição agroecológica como possibilidade de recriação camponesa nos assentamentos 20 de Março (MS) e Eli Vive (PR)
Mariele de Oliveira Silva, Eliane Tomiasi Paulino
Data da defesa: 30/10/2020
Nos dias atuais, a projeção do campo brasileiro se dá pelo destaque do setor que representa a agricultura capitalista, em grande parte responsável pelo volume da produção de grãos exportada para o mundo. Não obstante, inúmeras crises indicam haver forte correlação da questão alimentar e da questão ambiental com a agricultura capitalista e sua forma peculiar de ocupação de grandes extensões de terras. Após analisar algumas expressões desta correlação no campo brasileiro, foram priorizadas experiências de agroecologia pretensamente capazes de promover o resgate de práticas mais sustentáveis e ecológicas dos agroecossistemas. Com base em vários estudos que tem demonstrado sua relevância como alternativa de reprodução camponesa, pela capacidade de dinamizar a produção de alimentos de forma ecologicamente justa, socialmente sustentável e economicamente viável, o objetivo da pesquisa foi estudar como ela tem se apresentado como estratégia de reprodução para famílias camponesas. Para tanto, foram selecionadas duas experiências em projetos da reforma agrária: o primeiro é o Eli Vive II, situado no município de Londrina, estado do Paraná, onde a produção de grãos se sobressai no espaço agrário. O outro é o 20 de Março, situado em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, onde se expande o monocultivo do eucalipto. Ambos os modelos predominantes são foram forjados sobre uma estrutura fundiária altamente concentrada, razão pela qual os sujeitos dessa pesquisa trazem as marcas da histórica luta contra a opressão e a violência. São testemunhas vivas dos processos de expulsão da terra, mas também da saga vitoriosa que lhes permitiu conquistar um lugar de reprodução social. O chão da reforma agrária comporta diversas estratégias de recriação, dentre elas a transição dos espaços produtivos para uma agricultura mais sustentável articulada a mercados locais. Conclui-se que tais iniciativas têm conquistado gradativa visibilidade pelo caminho da produção de alimentos, pavimentando um caminho possível para a conquista da autonomia.
O novo código florestal : a ciência geográfica e o debate jornalístico
Ayoub Hanna Ayoub, Eloiza Cristiane Torres
Data da defesa: 26/10/2020
O Novo Código Florestal Brasileiro insere-se como uma das discussões centrais levadas a efeito atualmente, tanto pelas repercussões que produz quando a ele se associa o tema do direito ambiental, como pela prontidão que se verifica, em todas as esferas de opinião, para uma avaliação de impactos, equilíbrio, preservação, cuidados especiais a tomar, crenças, hábitos a adquirir e/ou modificar. A Ciência Geográfica tem essa discussão como objeto de permanente estudo. Este trabalho realiza uma análise do noticiário do jornal O Estado de S. Paulo, no período de 2010 a 2018, envolvendo a discussão do Novo Código Florestal. O fenômeno midiático, originado pelo debate registrado nas páginas desse jornal, é estudado em termos dos impactos e da influência direta que é capaz de projetar na predisposição interpretativa dos leitores. A categoria de análise geográfica adotada é a de Território. A tese defendida é de que há modos de evidenciar a ocorrência de processos de manipulação da informação, pela divulgação de uma posição político-partidária de características conservadoras. Para a coleta, descrição e análise dos dados, a metodologia associa referenciais teóricos do Jornalismo e da Ciência Geográfica, aos critérios de Valência e ao conceito de Cenografia, este último encontrado na abordagem de Análise do Discurso (Dominique Maingueneau). Esse mesmo direcionamento metodológico orienta a contínua aferição e ajustes, de modo a assegurar confiabilidade para composição de um roteiro apto a permitir inferências sobre as hipóteses levantadas. Os princípios da Educação Ambiental são vivenciados na condução de uma oficina com estudantes de pós-graduação em Geografia, e os resultados foram incorporados na validação das hipóteses. Enunciar ajustes nas bases metodológicas é uma contribuição esperada diante da responsabilidade imposta pelo tratamento do tema da manipulação. A complexidade dos tópicos presentes no noticiário, os aspectos a serem levados em consideração e as formas de expressar os resultados do debate aqui mencionado, são fatores considerados indissociáveis.