O objetivo do PPG-GBM é formar profissionais de alto nível, com sólidos conhecimentos em Genética e Biologia Molecular, aptos para exercerem atividades relacionadas à Genética e áreas correlatas, em instituições e empresas públicas e privadas. O Programa sempre manteve o foco a formação de recursos humanos, aptos a atuarem e colaborarem na solução de problemas da sociedade nas áreas de meio ambiente, agronomia e saúde, em um contexto regionalizado. A missão do programa é ampla, e nos permite organizá-la em tópicos como: i) capacitação de pessoal para o estudo e diagnóstico genético relacionados à biodiversidade e conservação, produção de variedades de cultiváveis, monitoramento de compostos causadores de danos genéticos; ii) transferência de conhecimento ao setor produtivo, seja pela geração de produtos e tecnologia (como bioinseticidas, plantas modificadas e compostos secundários); iii) suporte ao setor da saúde e desenvolvimento, com informações relacionadas à doenças de base genética como o câncer, assim como a geração de bio-produtos associados ao controle de endemias, como por exemplo a dengue e iv) contribuição com a busca por soluções que permitam uma melhoria da qualidade sócio-econômica do país e da região Norte do Paraná, onde o PPG-GBM está inserido.
Para tal, o Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular atua em três amplas linhas de pesquisa, com docentes distribuídos em mais de uma linha. Os temas envolvem ambas ciências, básica e aplicada, com possibilidades de cooperação entre os laboratórios.
Biologia Molecular, Metodologias Ômicas e Aplicações
- Aplicação de metodologias ômicas e de biologia molecular para estudos de expressão gênica e diagnósticos moleculares. Engenharia genética, edição de genomas e caracterização de plantas transformadas. Genômica funcional e redes biológicas aplicadas à interação planta-patógeno, controle biológico e produção.
Diversidade Genética e Evolução
- Estudos de diversidade genética em animais, plantas e microrganismos, com o emprego de ferramentas moleculares e citomoleculares. Análises de populações, genômica evolutiva e da conservação, filogenia e filogeografia, baseadas em marcadores moleculares, DNA barcode e dados de sequenciamento. Biologia celular comparativa, baseada em dados morfológicos, ultraestruturais e de imunocoloração.
Toxicogenômica, Oncogenética e Genética do Desenvolvimento
- Estudos toxicogenômicos e de proteção genômica, por meio de análises citogenéticas, epigenéticas e moleculares. Testes utilizando compostos naturais e xenobióticos, culturas celulares bi- e tridimensionais, monitoramento ambiental e em populações humanas. Modelos experimentais aplicados à reprodução e desenvolvimento. Avaliação de mecanismos genéticos e epigenéticos como biomarcadores de susceptibilidade e prognóstico em tumores malignos.