O Planejamento estratégico do PPGCI UEL segue as proposições da CAPES e institucionalmente, tem como documento norteador o Planejamento de Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina, a Portaria 003-2020 Ciapg e o Relatório Ciapg.

1) Qualidade da produção do corpo docente permanente
a) Continuidade de incentivos financeiros para publicações com qualidade quanto a correções e traduções;
b) Acompanhamento da produção docente e reuniões de autoavaliação;
c) Incentivo em parcerias nacionais e internacionais e divulgação para maior visibilidade das produções dos docentes.

2) Ações de parceria com os Programas de Pós-Graduação do Centro de Educação, Comunicação e Artes da UEL, quanto a infraestrutura e espaços compartilhados
a) Planejamento para novas salas de aulas com maior capacidade para acomodar estudantes, docentes e convidados;
b) Continuidade da parceria com o Centro e com os Programas de Pós-Graduação do CECA;
c) Planejamento, junto ao Departamento de Ciência da Informação, de novos espaços que possam ser compartilhados com a graduação.


3) Ações de incentivo a publicação discente e destes em integração com a graduação
a) Disponibilização de editais de recursos financeiros direcionados a correção e tradução de artigos;
b) Reuniões constantes visando a parceria de estudantes de outros PPGs para maior compartilhamento de experiências;
c) Promover um ambiente adequado e acolhedor aos discentes;
d) Promover rodas de conversa, palestras e encontros, quanto a vida na pós-graduação e saúde mental;
e) Planejar ações conjuntas de integração com a graduação, como palestras, oficinas, minicursos e participação em bancas de Trabalho de Conclusão de Curso.

4) Melhoria em equipamentos e laboratórios
a) Planejamento para participação de Editais que visam recursos financeiros para compra de equipamentos;
b) Parcerias que visem recursos financeiros para ampliação de laboratórios.

5) Melhorias na visibilidade do Programa
a) Manter as páginas do Programa em redes sociais e site atualizados;
b) Manter a parceira com discentes de mestrado e doutorado na divulgação do Programa;
c) Participação de docentes e discentes em eventos nacionais e internacionais para divulgação das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa;
d) Divulgar a qualidade dos periódicos Informação e Informação e Informação em Profissões.

6) Manter e consolidar parcerias nacionais com compartilhamento de experiências docente e discente
a) Manter e consolidar parcerias com pesquisadores nacionais quanto a publicações, eventos conjuntos, disciplinas e co-orientações.

7) Implementar projetos interinstitucionais;
a) Incentivar o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos e projetos interinstitucionais.

8) Desenvolver parcerias internacionais para compartilhamento de experiências docente e discente
a) Consolidar parcerias de co-orientação, participação em bancas, publicações, palestras e cursos com universidades e pesquisadores estrangeiros;
b) Possibilitar a mobilidade de docentes do PPGCI UEL para universidades estrangeiras;
c) Possibilitar a mobilidade de discentes do PPGCI UEL para universidades estrangeiras;
d) Manter a relação de convites a pesquisadores estrangeiros para visitas, disciplinas e trabalhos com os grupos de pesquisa do PPGCI UEL.
e) Manter e incentivar a supervisão de Pós-doutorandos no Programa.

9) Internacionalização
a) Efetivação de convênios com universidades estrangeiras;
b) Parceria com o Laboratório de Línguas da UEL para cursos para discentes e docentes referentes a apresentações de trabalhos, elaboração de abstracts e revisão de artigos, específicos aos propósitos do Programa;
c) Continuar a receber estudantes bolsistas provenientes do convênio PAEC OEA;
d) Planejamento de um Fórum de Internacionalização, junto a PROPPG e ARI, Assessoria de Relações Internacionais para esclarecer e traçar metas junto a docentes e discentes do Programa.
e) Seguir as orientações do Plano de Internacionalização da UEL, de forma a ter as atividades respaldadas institucionalmente.

10) Aumento do corpo docente;
a) Aumentar quantitativamente o corpo docente mantendo a qualidade, os critérios de acompanhamento e as especificidades do Programa a partir de temáticas atuais e relevantes;
b) Permitir e incentivar a formação continuada dos docentes, com planejamento específico para a realização de pós-doutoramento em instituição que não seja a de origem.

11) Avaliação constante das formas de entrada discente no Programa a partir de Ações Afirmativas;
a) Em parceria com a UEL, consolidar as políticas de ações afirmativas;
b) Planejar e elaborar políticas para parceria de formação de profissionais da informação de arquivos, bibliotecas e museus do Estado do Paraná, visto que o PPGCI UEL é o único Programa em Ciência da Informação no Estado.

O PPGCI UEL segue o planejamento estratégico com rigor e atenção às ações conjuntas com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEL assim como com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UEL. Todas as ações planejadas serão avaliadas e autoavaliadas de forma periódica no quadriênio.