O Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação (TBCI), publicado em 2014, durante a realização do XV ENANCIB, elaborado pelas professoras Lena Vania Ribeiro Pinheiro e Helena Dodd Ferrez, representou uma importante contribuição para a área de Ciência da Informação no Brasil, fornecendo um modo de categorização temática da literatura da área. A partir do lançamento deste tesauro os autores puderam apropriar-se dos termos extraídos e utilizá-los como pontos de acesso por assuntos, para disseminar as suas produções científicas, nos diversos eventos da área realizados no país. Contudo, o TBCI foi disponibilizado no formato PDF, o que se relaciona com as dificuldades normalmente enfrentadas pela comunidade nas tentativas de consultas e downloads. Assim, em 2017, iniciou-se o processo de conversão do TBCI do formato PDF para o software gerenciador de tesauros, denominado de TEMATRES!

Este processo de conversão foi desenvolvido pelos autores José Carlos Francisco dos Santos, Brígida Maria Nogueira Cervantes e Mariângela Spotti Lopes Fujita. Faz parte das atividades do Grupo de Pesquisa “Estudos Terminológicos em Ciência da Informação”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina – UEL, em parceria com o Grupo de Pesquisa “Linguagem de indexação para bibliotecas na perspectiva da política de indexação” vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista – UNESP, campus de Marília.