EDUCAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O PRINCÍPIO EDUCACIONAL COOPERATIVO EM ORGANIZAÇÕES PARANAENSES

Dissertação de mestrado

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Resumo

Esta dissertação aborda o tema da educação para a cooperação. A escolha desta expressão em detrimento de outras, como “educação cooperativista” ou “educação cooperativa”, deve-se ao foco estar direcionado aos valores cooperativos, o que por consequência pode levar a expressões organizacionais cooperativas. O movimento cooperativo deveria ser uma das materializações mais contundentes dos valores cooperativos, como solidariedade, democracia e bem comum, ainda que isso se dê em diferentes níveis e nuances. No entanto, ele se apresenta de modo bastante heterogêneo, repleto de manifestações, algumas complementares e outras antagônicas. Esse fato levou ao objetivo: compreender como diferentes modelos cooperativos entendem e vivenciam o exercício do quinto princípio cooperativo “educação, formação e informação” em organizações cooperativas paranaenses. A proposta centrou-se em entender os ideais e esforços que relacionam as cooperativas à questão da educação para a cooperação. Ademais, que educação seria essa, para quem serviria e a que custo? Foram analisados três modelos distintos de cooperativismo atuantes no Paraná: o concêntrico, o popular e o solidário. Destacam-se duas cooperativas vinculadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e uma cooperativa tradicional de grande porte. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental. A análise dos dados foi baseada no método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2011), apoiado teórica e epistemologicamente pelos princípios do pensamento complexo de Edgar Morin. Dentre os resultados alcançados, destaca-se que a educação para a cooperação é vivenciada de maneira distinta entre as cooperativas pesquisadas. O compromisso com as causas sociais e o desenvolvimento de sujeitos novos com valores solidários e voltados ao bem comum são vistos com maior frequência nas cooperativas categorizadas como solidárias e populares. A cooperativa que representa o modelo concêntrico prioriza ações voltadas ao desenvolvimento técnico de capacitação de mão de obra, sem maior compromisso com o desenvolvimento da cultura da cooperação entre seus membros.