Teses e Dissertações
Palavra-chave: Galileu Galilei
Análise da historiografia de Galileu e o movimento da queda dos corpos nos livros didáticos de Física do Ensino Médio
Ana Aline de Medeiros, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 18/02/2022
Partimos do pressuposto, neste trabalho, de que a História e Filosofia da
Ciência (HFC) deve ser um instrumento de análise conceitual bastante útil para
o ensino de física. Portanto, nos propomos a investigar se há correspondência
na relação entre o Galileu reconstruído historiograficamente a partir dos
escritos de Alexandre Koyré e o Galileu apresentado em alguns livros didáticos
de física. O nosso objetivo foi interpretar essa relação nos livros didáticos do
Ensino Médio aprovados no PNLD/2012. Para isso, elaboramos quatro
categorias que nos possibilitaram verificar de modo pontual os aspectos nos
quais há e nos quais não há correspondência da referida relação, sendo elas:
experiência; experimento mental; uso da matemática; e método científico.
Verificamos que pelo menos uma obra didática corresponde à narrativa
historiográfica do nosso referencial. No entanto, pressupomos que um dos
fatores que faz com que não haja correspondência seja a inexistência de fontes
historiográficas como referências nos textos das obras; outro fator que pode ser
evidenciado é a elaboração de conceitos e teorias inventadas pelos próprios
autores. Verificamos que estes podem ser fatores pelos quais ainda existe
dificuldade de programar a proposta de HFC. Acreditamos, portanto, que o
estudo de fontes historiográficas aliada aos conteúdos científicos pode
contribuir de forma positiva e significativa para a implementação da proposta de
HFC no ensino de física.