Impactos do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia: Quadriênio 2021-2025
Ambiental
As teses e dissertações realizadas no PPM observam a responsabilidade ambiental, que é um conjunto de atitudes, individuais ou corporativas, voltado para o desenvolvimento sustentável do planeta, garantindo a sustentabilidade. As ações são: a) estudos sobre a interação microrganismos-hospedeiros – melhoria na produção de alimentos, maximizando o potencial uso dos microrganismos em suas interações e controle de fitopatógenos; b) estudos com compostos/substâncias naturais e sintéticas e seus derivados – buscando na natureza compostos para o combate as infecções causadas por microrganismos, e/ou o seu uso após modificação; c) utilização de fungos basidiomicetos para produção de novos materiais – aproveitamento de resíduos orgânicos e subprodutos oriundos de reciclagem de papel como substrato de crescimento, d) busca de microrganismos que participam da degradação do plástico. Essas vertentes possuem abrangência internacional, pois são problemas mundiais, podendo ter um tempo médio de 20 anos em que um produto permanecerá em uso pela sociedade.
Os trabalhos contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos seguintes objetivos: ODS 2: Fome Zero e agricultura sustentável; ODS 3: Saúde e Bem-estar; ODS 6: Água potável e Saneamento; ODS 7: Energia Limpa e Acessível; ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura; ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis; ODS 13: Ação Contra a Mudança Global do Clima; ODS 14: Vida na Água; ODS 15: Vida Terrestre.
Cultural
As ações são: a) participação em programa de Iniciação Científica júnior, incentivando jovens do ensino médio para a visão da ciência, estimulando a cultura científica; b) Organização do IV Congresso Paranaense de Microbiologia e International Symposium of Virology: COVID-19 (participação de 300 congressistas), incentivando a troca científica entres estudantes e pesquisadores em um evento; c) participação em eventos e feiras como PR faz Ciência, SBPC; PR em ação. Os trabalhos contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos seguintes objetivos: ODS 4: Educação de Qualidade.
Sanitário
Os docentes e discentes tem trabalhado em pesquisas de desenvolvimento de produtos técnicos e tecnológicos com aplicabilidade de curto, médio e longo prazo que possam ser comercializados e adquiridos pela população como exemplos temos: “Formulação bio-saneante e uso da referida formulação bio-saneante” ou “Técnicas de impregnação de nanoprata biogênicas em materiais têxteis” ou “Biocurativo de celulose bacteriana incorporado com ramnolípideos” ou “Hidrogéis de polissacarídeo sulfatado como opção terapêutica contra herpes simplex vírus” entre outros. Além disso os docentes e discentes tem participados de várias ações de extensão. Os projetos de extensão são coordenados por 4 docentes e abrangem áreas como meio ambiente, saúde humana e educação. Todos os projetos contam com a participação de discentes de graduação de diversos cursos da UEL e de pós-graduação, mestrado e doutorado do PPM-UEL. Juntos, estes projetos atendem uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes, em 21 municípios do norte do Paraná. Essas ações beneficiam comunidades diversas e promovem o bem-estar coletivo. O primeiro projeto oferece análises microbiológicas e químicas para avaliação de risco ambiental, atendendo ONGs, empresas e movimentos sociais. O segundo e o quarto projeto focam na análise microbiológica da água para consumo humano, atendendo empresas, agricultores e comunidades em geral. O terceiro projeto visa educar adolescentes sobre doenças infecciosas, promovendo o autocuidado e a saúde coletiva (2000 pessoas, cerca de 1500 estudantes rede pública de ensino com idade de 13-16 anos e 500 técnicos em alimentos). O quinto projeto capacita alunos de odontologia a realizarem higiene bucal em pacientes acamados, beneficiando 130 pacientes da ONG Acamados Mais Amados. O sexto projeto, reabilita os dentes anteriores de 300 mulheres em situação de vulnerabilidade social, promovendo sua autoconfiança e saúde bucal. PROJETOS:
1- PAS – Análise microbiológica, bioquímica e química e físico-química de amostras ambientais e de organismos geneticamente modificados e seus derivados. Coordenador: Galdino Andrade Filho Área Temática: Meio ambiente Objetivo: Oferecer serviços de pesquisa a órgãos públicos e privados de análises microbiológicas, bioquímicas e físico-químicas para avaliação de risco ambiental e de contaminantes químicos de qualquer natureza.
População Alvo: ONGS; cooperativas; empresas públicas e privadas; movimentos sociais. O laboratório tem capacidade de processar e analisar 100 amostras/dia.
2- PAS: Programa do Laboratório de Bacteriologia da UEL de análise microbiológica da água Coordenador: Sergio Paulo Dejato Da Rocha Área Temática: Saúde Humana Objetivo: Avaliar A Qualidade Microbiológica Da Água Para Consumo Humano População Alvo: empresas, agricultores, condomínios, comerciantes, emater, cooperativas e associação de moradores. O laboratório tem capacidade de processar e analisar 100 amostras/dia.
3- Adolescer Com Saúde: Educação Sobre Doenças Infecciosas Para O Autocuidado De Adolescentes E Para Saúde Coletiva Coordenadora: Ligia Carla Faccin Galhardi Área Temática: Educação Objetivo: Desenvolver ações em escolas públicas pertencentes ao núcleo regional de educação de Londrina, para promover à educação em saúde, através do tema doenças infecciosas, visando o autocuidado de adolescentes e saúde coletiva. População Alvo: – 1.200 adolescentes do ensino fundamental, 80 educadores e 15 merendeiras.
4- Análise de água tratada e in natura para consumo humano – fase 2 Coordenador: Sergio Paulo Dejato Da Rocha Área Temática: Saúde Humana Objetivo: Realizar De Análise De Água In Natura E Tratada Destinada Para Consumo Humano, Quanto Ao Aspecto Bacteriológico E Físico-Químico Com Vistas À Melhoria Da Qualidade Da Água Para Consumo Humano.População Alvo: Comunidade Em Geral, Zonas Urbana e Rural dos 21 Municípios que compõem A 17ª Regional De Saúde Do Paraná. São Os Seguintes Municípios: Alvorada Do Sul, Assaí, Bela Vista Do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário Do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Jataizinho, Londrina, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro De Maio, Rolândia, Sertanópolis E Tamarana. Abrangendo População De 1 Milhão de Habitantes.
5- Atenção Domiciliar: Higiene Bucal De Pacientes Acamados Dependentes Coordenador: Ricardo Sergio Couto De Almeida Área Temática: Saúde Humana Objetivo: capacitar alunos do curso de odontologia da UEL a realizarem higiene bucal em pacientes acamados e a ensinarem o respectivo cuidador a fazê-la. População alvo: 130 pacientes acamados dependentes registrados na ong acamados mais amados de Cambé-PR.
6- Um Novo Sorriso Coordenador: Ricardo Sergio Couto De Almeida Área Temática: Saúde Humana Objetivo: Objetivo: Atender mulheres em situação de vulnerabilidade social, para reabilitar os dentes anteriores, restabelecendo a autoconfiança e a saúde bucal dessas mulheres. População Alvo: 300 mulheres provenientes de projetos sociais de Londrina e região. Os projetos de extensão estão na página da UEL e Sustentabilidade (https://sites.uel.br/sustentabilidade/). Os trabalhos contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos seguintes objetivos: ODS 3: Saúde e Bem-estar; ODS 4: Educação de Qualidade.
Educacional
Ações: a) Vídeo educacional do projeto Adolescer. Facin-Galhardi et al., 2022; b) Adolescer com saúde, (1500 estudantes de ensino fundamental e 500 técnicos em alimentos); c) Participação no PR faz Ciência, SBPC; PR em ação; Os trabalhos contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos seguintes objetivos: ODS 3: Saúde e Bem-estar; ODS 4: Educação de Qualidade.



