Professor orientador, Galdino Andrade e a jovem Maria Vitória. Pesquisa sobre bactéria KPC
A estudante do Ensino Médio Maria Vitoria Valoro, pesquisadora de Iniciação Científica Júnior (IC-Jr) da UEL, , conquistou o primeiro lugar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada de 20 a 24 de março, na USP, em São Paulo. A estudante conquistou o feito na categoria Ciência da Saúde a partir de estudos desenvolvidos no Laboratório de Ecologia Microbiana, do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UEL. O trabalho foi orientado pelo professor Galdino Andrade Filho do Departamento de Microbiologia. O prêmio dá direito a participação na feira Intel International Science and Engineering Fair (Intel ISEF), que será realizada em maio deste ano em Las Vegas (EUA)

Em 2017, a docente Mariangela Hungria recebeu o título de Embaixador de Turismo de Londrina pela realização da XXVII Reunião Latino-americana de Rizobiologia, Convention Bureau – LCB e SEBRAE. Em 2018, a docente Mariangela Hungria recebeu a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe Grã-Cruz, área de Ciências Agrárias; Medalha de Mérito do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná; e Medalha de Mérito do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná. Em 2019 a docente foi agraciada com o prêmio “Antonio Carlos Moniz” pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Em 2020, a docente foi contemplada com o prêmio TWAS (Third World Academy of Sciences)-Lenovo Award in Agriculture, TWAS-Lenovo.

O professor Celso Vataru Nakamura da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi premiado na categoria Pesquisador da área de Ciências Biológicas o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia em 2018. O professor Nakamura ressalta a emoção de ser premiado aos 39 anos de serviços prestados à universidade às vésperas de sua aposentadoria. “Estou muito feliz e surpreso diante do alcance deste prêmio. Valoriza o trabalho de toda uma vida e fazendo o que eu gosto. Um projeto que teve a participação da minha equipe de trabalho”.

Na segunda colocação, o professor Admilton Oliveira Deméter, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), dará continuidade ao desenvolvimento de um agente biológico para o controle de doenças de plantas. Na pesquisa, além da ação fungicida, o bioproduto obteve resultados favoráveis para o crescimento de plantas com mais vigor. Ele poderá ser aplicado, por exemplo, contra o mofo branco e a ferrugem da soja.