Impactos do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia: Quadriênio 2017-2020

Ambiental

As teses e dissertações realizadas no PPM observam a responsabilidade ambiental, que é um conjunto de atitudes, individuais ou corporativas, voltado para o desenvolvimento sustentável do planeta, garantindo a sustentabilidade. As ações são: a) estudos sobre a interação microrganismos-hospedeiros – melhoria na produção de alimentos, maximizando o potencial uso dos microrganismos em suas interações e reduzindo o uso de aditivos químicos no plantio e controle de fitopatógenos; b) estudos com compostos/substâncias naturais e sintéticas e seus derivados – buscando na natureza compostos para o combate as infecções causadas por microrganismos, e/ou o seu uso após modificação; c) utilização de fungos basidiomicetos para produção de novos materiais – aproveitamento de resíduos orgânicos e subprodutos oriundos de reciclagem de papel como substrato de crescimento. Essas vertentes possuem abrangência internacional, pois são problemas mundiais, podendo ter um tempo médio de 20 anos em que um produto permanecerá em uso pela sociedade.

Cultural

As ações são: a) participação em programa de Iniciação Científica júnior, incentivando jovens do ensino médio para a visão da ciência, estimulando a cultura científica; b) Organização do III Congresso Paranaense de Microbiologia e International Symposium of Mycology (participação de 650 congressistas), incentivando a troca científica entres estudantes e pesquisadores em um evento.

Sanitário

Os docentes e estudantes tem participados de várias ações de extensão, como por exemplo a) o projeto UEL pela vida, como apoiadores a idosos – cada voluntário, através de contato telefônico, disponibiliza tempo e verifica se há necessidade de kits de higienização; b) Capacitação de profissionais (180 merendeiras de 10 cidades da região de Londrina) quanto às boas práticas na manipulação de alimentos; c) Revisão de textos sobre COVID-19 do setor da comunicação da UEL; d) Programa de Odontologia Básica por EaD.; e) Instrução de higiene bucal (100 pessoas) e visitas residenciais às pessoas acamadas da ONG “Acamados mais Amados” (atendimento de 10 pacientes), Cambé-PR.

Educacional

Ações: a) Vídeo educacional sobre Biossegurança. Marcelly Gonçalves et al., 2017; b) Introdução da Microbiologia para estudantes do ensino fundamental, médio e profissionalizante (40 estudantes do curso técnico em alimentos); c) Em 2017, a estudante de ensino médio Maria Vitória Valoto, orientada pelos Profs. Galdino Andrade Filho e Fábio Luiz F. Bruschi (Colégio Interativa) conquistou o 1º lugar em Ciências da Saúde na 15ª FEBRACE/SP e apresentou o mesmo trabalho no INTEL International Science and Engeneering Fair (INTEL ISEF) em Los Angeles – EUA; d) Participação no Dia C da Ciência; e) Escova e ação (Divulgação na Rádio UEL FM 107,9), Canal do Youtube sobre saúde e higiene bucais chamado Escova & Ação. Blog sobre saúde e higiene bucais: www.escovaeacao.com.br

Produções

Atividades