PELD – MANP

O PELD é um programa do CNPq que articula e fomenta uma rede de sítios de referência para a pesquisa científica no tema de Ecologia de Ecossistemas, desde 1999. Atualmente são cerca de 30 sítios distribuídos em todo o Brasil.

O PELD-CNPq faz parte da rede global ILTER – International Long Term Ecological Research, na qual o PELD MANP também está representado.

O PELD MANP é conjunto de fragmentos de Floresta Estacional Semidecidual (a Mata Atlântica do interior) e sítios de restauração ecológica (reflorestamentos com espécies nativas) situados na região de Londrina, norte do estado do Paraná. O MANP é um dos poucos sítios PELD que tem a sua área distribuída em diferentes unidades de conservação (parques e reservas) e em propriedades privadas.

O PELD MANP tem o objetivo de estudar os efeitos das mudanças ambientais sobre a conservação dos remanescentes de Mata Atlântica e também sobre a trajetória das áreas em recuperação.

Assim, os estudos são feitos em parcelas permanentes, em remanescentes florestais e reflorestamentos com espécies nativas.

Todos os fragmentos e reflorestamentos já foram amostrados em diferentes momentos por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (UEL), e situam-se em uma região homogênea em termos de vegetação original, solos, clima e histórico de ocupação. Para obter mais informações entre em contato com a coordenação do PELD MANP.

É importante mencionar que entre os reflorestamentos há um importante conjunto de sítios implantados de maneira controlada (técnica de implantação, rol de espécies empregadas, solo, topografia, altitude, etc) junto ao reservatório da UHE Capivara.