Proposta de Autoavaliação para o PPG-CB

Em novembro de 2019, foi instituída a Comissão de Autoavaliação do PPG-CB, formada pelos professores Luiz dos Anjos, José Marcelo Torezan e Fernando Camargo Jerep. Essa Comissão teve como objetivo elaborar quesitos pelos quais o desempenho do Corpo Docente Permanente e do Corpo Discente do PPG-CB possa ser avaliado, em sintonia com o Planejamento de Autoavaliação dos PPGs da UEL. Esses quesitos foram elaborados de maneira a permitir a formação de recursos humanos de qualidade no programa, cumprindo-se os seus objetivos para que os egressos possam atuar em atividades de ensino, pesquisa, consultoria ambiental, dentre outras, com um excelente desempenho. Dentro dessa perspectiva, a Comissão de Autoavaliação propôs alguns
potenciais quesitos a serem alcançados pelo Corpo Docente do PPG-CB. Eles foram discutidos e avaliados com os docentes e discentes do PPG-CB ao longo de 2020 para serem consolidados e, em concordância com todos, estabelecidos como metas a serem alcançadas no próximo quadriênio. Os quesitos, aprovados em reunião dos docentes do PPG-CB em 25 de Agosto de 2020, foram divididos em blocos, como discriminado abaixo.
Procurou-se direcionar a avaliação para atender três tipos de conjuntos de atividades: (1) produção científica; (2) projetos voltados à sociedade; (3) divulgação científica das atividades. Em relação à produção científica, está se utilizando o nível de exigência mínimo do pesquisador para solicitar Bolsa de Pesquisa no País junto ao CNPq como referência. Para os projetos voltados à sociedade está se mapeando aquelas pesquisas desenvolvidas, ou que possam ser desenvolvidas, dentro do Programa que tenham potencial para atender este quesito, basicamente projetos de extensão. Quanto à divulgação das atividades de pesquisa, está se estimulando cada docente à construção de um site, o mais informativo possível, das atividades desenvolvidas no seu laboratório. A Comissão procurou considerar a heterogeneidade de atividades desenvolvidas pelos docentes do PPG-CB. Assim, estipula, em alguns quesitos, uma porcentagem de docentes do PPG-CB que atinja os quesitos propostos. A Comissão de autoavaliação considera heterogêneo o grupo de docentes do Programa em relação às suas potencialidades ao cumprimento destas atividades, e assim está analisando como considerar estas distorções. Por outro lado, também está considerando instrumentos que já estavam sendo utilizados espontaneamente por alguns docentes para autoavaliar suas próprias disciplinas. Reuniões com o grupo de docentes estão previstas para discutir estes procedimentos de autoavaliação como também definir importantes direcionamentos para o Programa, como por exemplo, às relacionadas com as habilidades que se pretende que os egressos tenham.

Produção Científica

A- A Comissão de Autoavaliação considera importante a participação de discentes do PPG-CB nas pesquisas e na co-autoria de artigos. A percentagem de artigos incluindo docentes permanentes e discentes tem aumentado ao longo dos anos: 35,6% em 2017, 45,3% em 2018, 48,7% em 2019 e 51,6% em 2020. Mesmo assim, a Comissão considera importante que essa porcentagem aumente ainda mais e estabelece como meta para o quadriênio 2021-2024 que ela atinja 70%.
B- A Comissão de Autoavaliação considera importante um aumento no número de artigos publicados em periódicos de qualidade pelos docentes permanentes do PPG-CB. O número médio de artigos publicados por docente permanente tem aumentado ao longo dos anos: 2,15 em 2017 (43 artigos); 2,89 em 2018 (52 artigos), 3,10 em 2019 (59 artigos) e 3,95 em 2020 (75 artigos). A porcentagem dos docentes do núcleo permanente com número de
artigos publicados abaixo da média anual aumentou nos três primeiros anos do quadriênio (de 56% em 2017 para 62,5% em 2018 e 2019). No entanto, em 2020, essa proporção diminuiu para 42,1%. Para estabelecer a meta a ser alcançada no quadriênio 2021-2024, a Comissão de Autoavaliação se inspirou nos quesitos mínimos para que um docente possa solicitar Bolsa Produtividade em Pesquisa Nível 2 ao CNPq, um dos quais é a produção de dez artigos nos últimos cinco anos. Como as avaliações são a cada quatro anos na CAPES, a Comissão estipulou que sejam oito artigos produzidos por docente permanente no quadriênio, todos em revistas científicas reconhecidas nas áreas de Botânica, Zoologia e/ou Ecologia, com fator de impacto ≥ 1,0. Além disso, estipulou-se que os docentes mantenham o Índice h igual ou superior a 7 (sensu Web of Science). Considerando a heterogeneidade do PPG-CB, a Comissão sugere que pelo menos 70% dos docentes mantenham estes quesitos.
C- A Comissão de Autoavaliação indica que 70% dos estudantes de Doutorado tenham pelo menos um artigo publicado até a defesa da tese.
D- A Comissão de Autoavaliação indica que, entre os egressos de Doutorado, 70% tenha publicado ao menos um artigo e que 50% tenha publicado dois artigos referentes à tese em um período de 3 anos após a defesa em revistas que estejam no JCR. Também indica que, entre os egressos do Mestrado, 50% tenha publicado um artigo referente à Dissertação, também em revistas que estejam no JCR.

Disciplinas
A – A Comissão indica que todos os docentes devam incluir estudos de caso em suas disciplinas de modo que os discentes conheçam temas de importância regional. Esse procedimento busca evitar que o conteúdo da disciplina seja excessivamente apoiado em um conhecimento teórico, mas que esteja articulado com os problemas nacionais e, especialmente, regionais. Como a área de concentração do PPG-CB está relacionada à fragmentação de habitats, os estudos de caso devem estar preferencialmente associados a essa temática.
B – Um formulário padrão foi criado para que os estudantes opinem sobre cada uma das disciplinas cursadas, bem como sobre o desempenho dos professores e a infraestrutura utilizada pela disciplina.

Atividades dos discentes
A – Uma meta a ser atingida pelos discentes do PPG-CB é que o número de créditos mínimos deva ser atingido em 12 meses após o ingresso pelos mestrandos e em 24 meses pelos doutorandos. O PPG-CB continuará exigindo relatórios semestrais dos estudantes. Considera-se que esse procedimento, já usual no PPG-CB, tem se mostrado útil para monitorar as atividades relacionadas às dissertações e teses, bem como o cumprimento dos créditos.
B – A proficiência na língua inglesa deve ser obtida em até 12 meses após o ingresso do estudante no PPG-CB, um prazo já regimentado.

Capacitação Docente
A – A Comissão indica que todo docente permanente deva atuar, como coordenador ou colaborador, em ao menos um projeto de pesquisa ou extensão no quadriênio, o qual tenha aprovação de recursos financeiros externos.
B – A Comissão indica que todos os docentes do grupo permanente PPG-CB participem de pelo menos um congresso internacional no quadriênio.
C – A Comissão também indica que pelo menos 50% dos docentes tenha uma parceria internacional consolidada. Nesse sentido, entende-se como parceria: (1) dois artigos publicados com o mesmo parceiro de instituição internacional, podendo ser um deles publicado fora do quadriênio em curso; (2) participação em redes de pesquisa ou projetos de cooperação internacionais.
D – Para estimular a divulgação das atividades desenvolvidas pelos docentes, a Comissão indica que todos os laboratórios do PPG-CB tenham sites de divulgação de suas atividades e que eles sejam bilíngues.
E – Por último, incentiva os docentes do PPG-CB a trazerem pesquisadores internacionais que possam ministrar palestras por meio de editais específicos ou eventos on-line. A partir de março de 2020, estabeleceu-se um contínuo ciclo de palestras, as quais ocorrem a cada duas semanas ao longo do ano e são ministradas por diferentes pesquisadores, do Programa ou não, docentes ou discentes, de modo a estimular interações entre laboratórios e linhas de pesquisa. Nessa atividade, alguns dos palestrantes devem ser internacionais.

Coordenação e Reuniões do PPG-CB
A – A Coordenação do PPG-CB se compromete a realizar reuniões periódicas com docentes e discentes. Também a manter um procedimento de avaliação semestral dos discentes e das disciplinas. No primeiro semestre de 2020, foram programadas reuniões para estabelecer certos parâmetros avaliativos recomendados pela CAPES. O perfil do egresso que se pretende para o próximo quadriênio é considerado um dos parâmetros mais importantes a serem discutidos pelos docentes do PPG-CB. A Coordenação entende que essa definição irá motivar ajustes mais finos sobre o rol de disciplinas ofertadas e suas
respectivas ementas. Também se espera que essa definição acerca do perfil do egresso possa contribuir para a atração de estudantes candidatos ao programa. Além disso, a Coordenação se compromete a monitorar as atividades profissionais dos egressos por um prazo de cinco anos.

Avaliação Inicial do PPG-CB no Quadriênio 2017-2020


Pontos Fortes do PPG-CB

  • O programa contou com uma média de 20 docentes permanentes (de 19 a 22) no último quadriênio, sendo que sete deles são Bolsistas Produtividade em Pesquisa do CNPq (dois deles nível 1).
  • No PPG-CB, atuam somente três docentes colaboradores.
  • O PPG-CB apresenta fortíssima integração com a graduação, especialmente com o curso de Ciências Biológicas. Por isso, há grande interação entre estudantes de iniciação científica e discentes do PPG-CB. Em 2017, houve 64 estudantes de Iniciação Científica da UEL orientados pelos docentes do Programa, e 77 em 2018. Em 2019, esse número foi 44, subindo para 72 em 2020.
  • O programa apresenta grande interação com a comunidade regional (inserção social), e as pesquisas realizadas têm elevada importância socioambiental. Isto tem se refletido na captação de verba em fontes além das agências de fomento tradicionais e em oportunidades de atuação de pós-graduandos e graduandos em parcerias multi-institucionais.
  • A infraestrutura física e de equipamentos é adequada e continua melhorando, como reflexo da captação de verbas para pesquisa.
  • O PPG-CB tem atraído professores do ensino médio, egressos de cursos de graduação de universidades da região, professores que já atuam no ensino superior e profissionais de órgãos públicos, ONGs e de departamentos ambientais de empresas privadas.
  • Houve a inserção de novos docentes na Instituição e no PPG-CB: dois em 2014, dois em 2015, um em 2019 e um em 2020. O ingresso desses jovens pesquisadores vem contribuindo para aumentar a produção científica tanto em quantidade quanto em qualidade.
  • Outro aspecto importante da inserção de jovens pesquisadores é a atualização das disciplinas que são ministradas aos estudantes. Um aprimoramento na estrutura curricular está assim sendo possível. Espera-se também que todas as atividades do PPG-CB tenham um maior dinamismo com esses jovens pesquisadores, potencialmente com o desenvolvimento do ensino a distância. Uma preocupação recente da Coordenação é incentivar os docentes a inserir as aplicações do conhecimento teórico das suas disciplinas em estudos de caso, bem como no aprimoramento de técnicas de avaliação ambiental em paisagens fragmentadas.
  • A inserção de jovens docentes no Programa tem contribuído para o aumento da produção científica. Os cinco jovens docentes permanentes que ingressaram na Instituição e no Programa a partir de 2014 produziram ao longo do último quadriênio 69 artigos, sendo 17 deles A1 e 23 artigos A2. Espera-se que esses jovens docentes aumentem a produção com a consolidação de suas pesquisas no Programa e também que possam contribuir para a captação de mais recursos financeiros por meio de editais de agências de fomento.
  • Os docentes do Programa estão conseguindo qualificar suas pesquisas a ponto de conseguirem publicar artigos em revistas de alto impacto no JCR. Ao longo do quadriênio (2017-2020), foram publicados artigos em revistas como Nature Ecology & Evolution (12,543), Science of the Total Environment (5,589), Scientific Reports (4,12), Journal of Biogeography (3,723), OIKOS (3,37), Environmental Toxicology and Chemistry (3,179),
    Botanical Journal of the Linnean Society (3,057), Ecology and Evolution (2,34), Journal of Experimental Botany (5,908), Planta (3,39), Freshwater Biology (3,835), Aquatic Invasions (1,856) e Ecology (4,7). Isso demonstra um aumento da qualidade das pesquisas realizadas, o que irá se refletir na melhor formação do corpo discente.
  • Em 2019, foi iniciada a proposta de reestruturação curricular do PPG-CB, aprovada em 2020 para implementação nas turmas de 2021. A reestruturação resultou na exclusão de 30 disciplinas (em sua maioria antigamente ministradas por professores aposentados), modificação e atualização de ementa e bibliografia de 21 disciplinas e criação de 13 novas disciplinas. Somando as 19 disciplinas do curso que não foram alteradas, o curso conta atualmente com 53 disciplinas equitativamente distribuídas entre seus docentes.

Pontos que podem melhorar

  • O número de docentes em fase de aposentadoria nos últimos triênios explica em parte o aumento não tão substancial na quantidade e qualidade da produção bibliográfica nas últimas avaliações. Essa deficiência foi apontada pelo Comitê de Avaliação da CAPES no último triênio. As técnicas de pesquisa em todas as áreas estão sendo modernizadas de forma muito rápida, o que torna mais difícil a atualização constante de docentes em fase de aposentadoria. Esta situação ocorreu no triênio 2014-2016, mas melhorou substancialmente a partir de 2016. Houve uma melhora importante na qualidade (ainda não na quantidade) da produção científica, principalmente em função da contratação de novos docentes, substituindo os que aposentaram. Espera-se que haja uma melhora ainda maior nessa produção para o próximo quadriênio (2021-2024).
  • Para aumentar a produção no Programa, especialmente em qualidade, o suporte financeiro está sendo disponibilizado tanto pelo PPG-CB quanto pela UEL aos docentes para cobrir custos de publicação em periódicos open access A1, como a PlosOne. A Coordenação do Programa está especialmente preocupada em estimular o aumento da qualidade da produção, incentivando com reuniões regulares entre laboratórios, nas quais docentes e estudantes terão oportunidade de interagir e aprimorar técnicas de análise de dados e de interpretação dos resultados.
  • A coordenação também está estimulando a proposição de novos projetos de pesquisa de modo a tornar mais abrangente a oferta de temas no PPG-CB. Assim, espera-se que, a partir do próximo quadriênio, tenhamos novos projetos de pesquisa no PPG-CB, além de novas disciplinas. Nesse aspecto, espera-se que os novos docentes busquem sempre manter suas disciplinas atualizadas e que o conhecimento apresentado seja conectado a estudos de caso, especificamente em estratégias de conservação da biodiversidade em habitats fragmentados.
  • O programa tem necessidade de mais bolsas, nos cursos de Mestrado e Doutorado. Os cortes recentes de bolsas atingiram drasticamente o programa, com a perda de nove bolsas de mestrado em 2020. Há exemplos de vários estudantes que desenvolvem excelentes teses sem bolsa nos anos de 2019 e 2020. Porém, se esses estudantes tivessem bolsa poderiam se dedicar mais à pesquisa e assim alcançar maiores patamares de qualidade.
  • Devemos aumentar o número de palestras de pesquisadores nacionais e estrangeiros. Essa é uma ação importante para estímulo de docentes e discentes do PPG-CB. No início de 2020, implantou-se um sistema de apresentação de palestras a cada duas semanas, o qual pretende incrementar esse intercâmbio entre laboratórios. No entanto, após o início da pandemia Covid-19, as atividades foram interrompidas, mas a Coordenação pretende
    retomá-las de forma remota. Um ponto importante é o estímulo aos docentes para realizarem Pós-Doutoramento em instituições estrangeiras. Dentre os 19 docentes permanentes, quatro (Fernando Jerep, José Luis Birindelli, Oscar Akio Shibatta, Luiz dos Anjos) realizaram Pós-Doutorado no exterior. Devemos aumentar o número de colaborações e intercâmbios com outros programas e centros de pesquisa no Brasil e exterior. Docentes e estudantes do PPG-CB são constantemente incentivados a estabelecerem alguma forma de intercâmbio, especialmente quando há aprovação de Bolsa Sanduíche. Também se incentivam os docentes a participarem de eventos internacionais e a desenvolverem estágios de pós-doutoramento, quando as oportunidades do estabelecimento de intercâmbios são maiores.
  • A Comissão Coordenadora está empenhada em detectar os principais pontos que necessitam de melhoria dentro do PPG-CB, e para isso, aumentou o número de reuniões para discutir a situação atual do programa.

Planejamento Futuro
O recente ingresso de jovens pesquisadores à UEL e ao PPG-CB deve dinamizar o programa, aumentando a produção científica, reformulando e atualizando o quadro de disciplinas e aumentando a interação com pesquisadores de outras instituições, principalmente estrangeiras. Essa mudança no quadro docente já foi implementada, já começando a trazer resultados. No entanto, é importante que esses jovens pesquisadores mantenham o seu perfil de produção científica semelhante ao que eles tinham antes de ingressar na UEL. Para isso, é necessário fornecer infraestrutura e os meios necessários para que eles continuem desenvolvendo as pesquisas que vinham desenvolvendo e mantenham a quantidade e qualidade na produção científica. Nesse sentido, a aprovação de recursos FINEP para construção de dois novos prédios com laboratórios (um dos prédios já funcionando desde 2017) tem sido e será fundamental para melhorar a infraestrutura oferecida aos pesquisadores e estudantes do programa. O projeto PELD “Mata Atlântica do Norte do Paraná” (MANP), com apoio financeiro do CNPq, Fundação Araucária e CAPES, coordenado pelo Dr. José Marcelo Domingues Torezan e com participação de outros oito docentes do Programa, é um ponto positivo devido ao efeito sinérgico em outros projetos de pesquisa e locais de abrangência. Estreitamente
associado ao PELD, está o projeto aprovado e iniciado em 2014 “Desenvolvimento e validação de um protocolo para monitoramento de ambientes terrestres no entorno de hidrelétricas” apoiado pela empresa Duke Energy. Ambos os projetos conseguiram renovação em 2020 e serão continuados no próximo quadriênio. Também ligado ao PELD, foi aprovado em 2020 pela Biodiversa o projeto transnacional RESTORE – natuRe basEd SoluTions to imprOve REforestation, envolvendo quatro docentes do PPG-CB e diversos pesquisadores nacionais e internacionais. O projeto terá início em meados de 2021, com
apoio financeiro da Fundação Araucária, ANR (França) e BMBF (Alemanha), e certamente irá contribuir para a internacionalização e aumento da qualidade da produção e formação discente do PPG-CB. Foi em razão da aprovação do projeto RESTORE que o Professor Halley Caixeta de Oliveira, atual coordenador do PPG-CB, foi convidado pela Fundação Araucária para liderar a implantação do NAPI Biodiversidade, que visa à organização, integração e coordenação de ações de pesquisa, inovação e divulgação científica associadas à Biodiversidade no Paraná.
A partir do próximo quadriênio, o PPG pretende:

  • iniciar os protocolos de autoavaliação apresentados;
  • aumentar a colaboração de docentes e estudantes do programa com pesquisadores e
    instituições internacionais;
  • por intermédio de um acompanhamento mais próximo, estimular o aumento da produção
    científica, principalmente dos discentes, através de novos modelos de dissertações e teses
    que priorizem a rápida publicação dos resultados;
  • ampliar a composição da Comissão de Autoavaliação seguindo a sugestão do grupo de
    trabalho da UEL (divulgada em 2020, após o início dos trabalhos da comissão interna do
    PPG-CB).