O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPG-CB) possui uma única área de concentração, denominada “Biodiversidade e Conservação em Habitats Fragmentados“, que conta com duas linhas de pesquisa: “Biodiversidade e Conservação de Habitats Terrestres” e “Biodiversidade e Conservação de Habitats Aquáticos”. Essa organização do PPG-CB é resultado do enfoque integrado em Biodiversidade, em que pesquisas sobre a biota são consideradas sob diferentes abordagens, juntamente com aspectos do ambiente físico e da sociedade. Esse contexto é marcado pela fragmentação de hábitats e pelas interações desse fenômeno com as mudanças climáticas globais, a poluição ambiental e a ocupação desordenada do espaço pelo homem.
O estudo de espécies indicadoras, sensíveis ou raras, bem como a análise das variações na diversidade funcional e de serviços ecológicos, são os temas em comum nas pesquisas realizadas no PPG-CB. Todas essas abordagens têm os objetivos de (i) produzir e divulgar conhecimento científico sobre a biodiversidade em paisagens fragmentadas, (ii) formar recursos humanos de alto nível para o ensino, a pesquisa e para o gerenciamento ambiental, e (iii) colaborar para a formulação de políticas públicas de utilização sustentável, proteção e restauração da biodiversidade. Esses objetivos estão em consonância com as demandas globais, nacionais e regionais, uma vez que o Norte do Paraná, que contava até os anos 1920 com cobertura praticamente contínua de Mata Atlântica, atualmente tem a maioria de suas florestas reduzidas a pequenos fragmentos.
As pesquisas desenvolvidas no PPG-CB apresentam em comum a forte conexão com as práticas de manejo ambiental e a formulação de políticas públicas, o que mantém vários dos docentes em contato constante com técnicos de órgãos estaduais e federais e de empresas com atuação direta na área ambiental. Assim, os docentes deste Programa de Pós-Graduação buscam contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, com a formação de recursos humanos de alto nível e com a implementação de políticas públicas que visam a utilização racional e conservação da biodiversidade por meio dos estudos em diferentes escalas, desde a espécie até a paisagem.
Para mais informações sobre as linhas de pesquisa e os projetos nelas inseridos, clicar nos botões abaixo: