Coordenador
Dr. José Marcelo Torezan – Coordenador do PELD-MANP
Líder do Laboratório de Biodiversidade e Restauração de Ecossistemas (LABRE – UEL)
Ecólogo e professor da Universidade Estadual de Londrina desde 1992 vem desenvolvendo pesquisas em sistemas ecológicos e ecologia da restauração com seu principal foco na Mata Atlântica. Orientador nível mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UEL. Membro e fundador da Sociedade Brasileira de Ecologia da Restauração e membro da “Society for Ecological Restoration (SER)”.
Responsável pelo sub-projeto: Estoques e Fluxos de Carbono
Pesquisadores
Dra. Alba Lúcia Cavalheira
Bióloga – Laboratório de Biodiversidade e Restauração de Ecossistemas
Graduada em Ciências Biológicas, Licenciatura e Bacharelado, (1992), com Mestrado (2003) e Doutorado (2018) em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual de Londrina. Atua como técnico de nível superior (Biólogo) na Universidade Estadual de Londrina, no Laboratório de Biodiversidade e Restauração de Ecossistemas (LABRE/UEL), desde 1993. Desenvolve atividades de pesquisa e extensão nas áreas de Restauração Florestal e Conservação da Natureza. Membro do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Usina Hidrelétrica de Mauá, de 2010 a 2013, integrando a Câmara Técnica de Biodiversidade. Sócia-fundadora da Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE). Membro do Comitê da Bacia do Rio Tibagi, de 2017 a 2021. Membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Londrina-PR (CONSEMMA), de julho/2020 a junho/2022, integrando a Câmaras Técnicas de Biodiversidade e de Saneamento e Recursos Hídricos
Responsável pelo sub-projeto: Estoques e Fluxos de Carbono
Dr. Fernando Maia Silva Dias
Líder do Laboratório de Lepidoptera
Pesquisador em sistemática de lepidópteros neotropicais com enfâse em borboletas. Interesses incluem estudar a diversidade, compreender padrões e processos ecológicos, padrões de distribuição espaciais e temporais, e investigar a evolução e manutenção da diversidade, aplicando resultados no aprimoramento taxonômico e na conservação. Estudos incluem trabalhos faunísiticos nos diversos biomas brasileiros, curadoria e estudo de coleções científicas nacionais e internacionais, e estudos em laboratório, utilização de dados morfológicos e moleculares para estudos de taxonomia alfa, beta e gama, e estudos filogenéticos.
Responsável pelo sub-projeto: Monitoramento de Invertebrados Terrestres (Lepidoptera)
Dr. Halley Caixeta de Oliveira
Um dos Líderes do Laboratório de Ecofisiologia Vegetal (LEFIV)
Biólogo e professor da Universidade Estadual de Londrina desde 2013. No sítio PELD-MANP, vem desenvolvendo pesquisas sobre a ecofisiologia de espécies arbóreas da Floresta Estacional Semidecidual (FES), abordando os efeitos de cultivos agrícolas adjacentes a fragmentos florestais sobre a nutrição e o metabolismo das espécies arbóreas. Também vem desenvolvendo pesquisas sobre as respostas de plantas nativas e cultivadas a fatores de estresse abióticos e o desenvolvimento de estratégias biotecnológicas (como nanomateriais e micro-organismos associativos) para aumentar a tolerância de plantas a estresses.
Responsável pelo sub-projeto: Biomonitoramento de Nitrogênio e Fósforo
Dr. José Antonio Pimenta
Um dos Líderes do Laboratório de Ecofisiologia Vegetal (LEFIV)
Biólogo e professor da Universidade Estadual de Londrina desde 1987. Vem desenvolvendo pesquisas em: ecofisiologia de espécies arbóreas da Floresta Estacional Semidecidual (FES), abordando os efeitos do cultivo agrícola adjacentes a fragmentos florestais sobre a nutrição e metabolismo das espécies arbóreas dos fragmentos florestais. Além disso, também vem desenvolvendo pesquisas sobre o efeito da inoculação com bactérias promotoras de crescimento sobre mudas dessas espécies arbóreas da FES, submetidas ao déficit hídrico.
Responsável pelo sub-projeto: Biomonitoramento de Nitrogênio e Fósforo
Dr. Luiz dos Anjos
Líder do Laboratório de Ornitologia e Bioacústica (lobio)
Professor na Universidade Estadual de Londrina desde 1991 e pesquisador bolsista em produtividade do CNPq em Ecologia de Aves desde 1995. Desenvolve estudos sobre comunidades de aves, especialmente em ambiente florestal. A principal linha de pesquisa envolve analisar os efeitos da fragmentação florestal sobre comunidades de aves. Em anos recentes vem também pesquisando o processo de colonização das espécies em áreas de restauração florestal analisando a montagem de comunidades. Variações da Integridade Biótica, da Diversidade Funcional e da Diversidade de Serviços Ecossistêmicos são os parâmetros ecológicos que são investigados. Tem contribuído para o desenvolvimento de técnicas de amostragem de aves em campo, sendo que atualmente tem contribuído para a expansão do uso de gravadores autônomos para o monitoramento de comunidades de aves. Também desenvolve estudos em Bioacústica de aves e em Ecologia de comunidades de anuros e mamíferos.
Responsável pelo sub-projeto: Monitoramento de Aves
Dr. Marcos Robalinho Lima
Líder do Laboratório de Ecologia Evolutiva e Conservação (EECon lab – UEL)
Ecólogo e professor da Universidade Estadual de Londrina desde 2015 vem desenvolvendo pesquisas em: invasões biológicas, efeitos da fragmentação na biodiversidade (incluindo organismos parasitas de aves), diversidade taxonômica e funcional de aves e mamíferos, poluição sonora, e estudos de ecologia básica aplicados a conservação.
Responsável pelo sub-projeto: Monitoramento de mamíferos de médio e grande porte.
Dra. Silvia Helena Sofia
Uma das pesquisadoras responsáveis pelo Laboratório de Genética e Ecologia Animal (LAGEA) da UEL
Professora da Universidade Estadual de Londrina desde 1996. No sítio PELD-MANP, vem desenvolvendo pesquisas sobre o reestabelecimento da fauna de abelhas e vespas em áreas reflorestadas e sobre as assembleias destes insetos em remanescentes de Floresta Estacional Semidecidual (FES). Além de projetos de pesquisa tem atuado junto com seus orientados de graduação e pós-graduação em atividades de educação ambiental (extensão) junto a escolas públicas e privadas de ensinos fundamental e médio, buscando: i) divulgar o importante papel ecológico desempenhado pelas abelhas e outros insetos como agentes polinizadores; ii) os riscos às populações de abelhas em todo mundo; iii) a importância da conservação de tais polinizadores. Nestas atividades de extensão são ainda trabalhados temas envolvendo a importância da Mata Atlântica e ações que vem sendo desenvolvidas no projeto PELD-MANP visando a conservação deste bioma.
Responsável pelo sub-projeto: Ecologia de Abelhas e Vespas.