CONSTRUÇÃO COLETIVA DO COAPES EM UM MUNICÍPIO DE GRANDE PORTE: PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DE SAÚDE
Tese de doutorado
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Introdução: Um cenário de práticas é onde se coloca a prática sob reflexão nos diversos espaços do Sistema Único de Saúde (SUS). A integração entre ensino e serviço possibilita grandes oportunidades de articulações que proporcionam o fortalecimento do SUS e a melhoria da formação em saúde. Em 2015, instituíram-se diretrizes para celebrar Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) objetivando fortalecer a integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do SUS. Esse instrumento foi proposto para facilitar os processos de negociação e tomadas de decisão que envolvam essas ações de integração. Justifica-se a realização deste estudo como forma de explorar as ações de articulações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de um município de grande porte para celebração do COAPES. Objetivo: Analisar o processo de implantação e desenvolvimento do COAPES em um município de grande porte, visando à organização e disponibilização de Unidades Básicas de Saúde como cenários de práticas de ensino e aprendizagem, sob a percepção de profissionais envolvidos. Método: Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa utilizando como referencial teórico alguns princípios do Pensamento Complexo propostos por Edgar Morin. Realizaram-se 21 entrevistas semiestruturadas, no período de 19 de julho e 12 de setembro de 2023, com duas categorias de profissionais: aqueles que participaram da implantação do COAPES e que, no momento da entrevista, não mais atuavam no Serviço Municipal de Saúde, e aqueles que atuavam com o COAPES no momento da entrevista. Utilizou-se como referencial metodológico para organização dos resultados a análise de conteúdo proposta por Bardin. Resultados: Antes da portaria que estabeleceu o COAPES, a organização dos cenários de prática de ensino e aprendizagem seguia questões pessoais. Com a implantação do COAPES foi possível realizar diagnóstico dos serviços de saúde, o geoprocessamento e estratégias para sistematização dos cenários de prática. Quanto a contextualização da realidade após sete anos da implantação do COAPES, há um destaque para a pandemia de Covid-19 e suas principais consequências. Referente as percepções dos servidores de saúde da secretaria sobre a presença de discentes nos cenários de ensino e aprendizagem, há abordagem sobre aspectos ligados às relações, ao significado do estudante nesse espaço e as implicações na interção ensino-serviço. Considerações Finais: O COAPES resulta de um processo constituído historicamente; sete anos após a implantação é executado como um processo. Muitos avanços foram identificados com essa organização de forma contratual, atendendo aos princípios do SUS na distribuição em cenários de práticas. O processo de distribuição de discentes em cenários de práticas não deve ser apenas uma etapa, mas um tema a ser implantado, avaliado e construído de forma coletiva com todos os atores desse contexto.