Prevalência e Fatores Associados à Dor Crônica em Professores da Rede Estadual de Londrina-PR

A sobrecarga do trabalho docente, marcada por longas jornadas de permanência em pé, muitas vezes em posturas inadequadas, somada a aspectos psicossociais desfavoráveis da atividade, podem predispor os professores à dor crônica, condição que interfere na qualidade de vida e do trabalho. Diante disso, o objetivo deste estudo foi caracterizar os professores da rede estadual de Londrina em relação à ocorrência de dor crônica, ou seja, que ocorre há 6 meses ou mais, e analisar sua associação com fatores sociodemográficos, de estilo de vida e de saúde, além de características profissionais. Os dados utilizados foram obtidos no estudo transversal PRÓ-MESTRE, cuja população constituiu-se por professores do ensino fundamental e médio das 20 escolas com maior número de professores da rede estadual de ensino da cidade de Londrina, entrevistados no período de agosto de 2012 a junho de 2013. Entre os 964 professores incluídos, 42,6% referiram dor crônica. A prevalência foi maior entre as mulheres, professores viúvos/divorciados/separados, que assistiam televisão por mais tempo durante a semana, inativos no tempo livre, com relato de maior esforço físico em casa e no trabalho, com pior qualidade do sono, obesos, e que referiram ter diagnóstico de depressão, ansiedade ou de alguma doença musculoesquelética. Quanto aos fatores relacionados ao trabalho, associaram-se à dor crônica o maior tempo de atuação na profissão, tipo de contrato estatutário, absenteísmo por problemas de saúde nos últimos 12 meses, e a menor capacidade referida para o trabalho. Quando comparadas as associações segundo o gênero, apenas entre as mulheres observou-se associação entre dor crônica e situação conjugal, maior tempo assistindo televisão, inatividade física, maior esforço físico no trabalho, obesidade, maior tempo de profissão, tipo de contrato estatutário, maior carga horária semanal de trabalho docente e menor capacidade geral e física para o trabalho. A prevalência de dor crônica foi considerada elevada entre professores. Ainda que o desenho transversal não permita estabelecer relação causal entre a dor crônica e os fatores associados, tais características podem subsidiar a elaboração de estratégias para a redução da incidência e do impacto da dor crônica em professores, seja mediante orientações de estilo de vida ou adequações nas condições de trabalho.