Movimento estudantil liberal : de junho de 2013 ao impeachment de Dilma Rousseff

Neste trabalho, procuramos entender a articulação política dos estudantes liberais em quatro universidades federais no Brasil (FURG, UFRGS, UFSM e UNB) no período entre 2013 e 2016. Para isso, identificamos os grupos liberais que atuaram em Junho de 2013 e suas posteriores ligações com os grupos liberais das respectivas universidades. Procuramos entender a atuação liberal dentro do movimento estudantil, a sua capacidade de mobilização por meio de um discurso político, o seu método de organização, além de buscarmos compreender quais eram suas perspectivas para a universidade e para o próprio movimento estudantil. A partir da identificação de alguns elementos discursivos empregados pelos estudantes liberais, conseguimos analisar sua atuação e formação para a aceitabilidade legitimidade dos seus discursos dentro das universidades. Dessa forma, buscamos analisar as formações ideológicas e políticas desses estudantes.