Livros didáticos de sociologia do PNLD/2018 : como são problematizadas a história e a cultura africana e afro-brasileira

Dissertação de mestrado

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Resumo

Partimos do seguinte problema: Como os conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira estão sendo inseridos na disciplina de Sociologia, a partir dos livros didáticos distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018? Para tanto, escolhemos a análise de conteúdo enquanto norte metodológico, em virtude da possibilidade de descortinamento frente a potência do livro didático no processo de ensino-aprendizagem, bem como sua contribuição frente a institucionalização da Sociologia enquanto disciplina escolar. No que diz respeito à análise documental, sua seleção se deu em virtude da modalidade de documentos que compõe o corpus da pesquisa, como normatizações relacionadas ao ensino de Sociologia e aos conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira, fazendo necessário o levantamento de informações frente às orientações que tratam da aplicabilidade desses conteúdos. A partir dos conteúdos, foi possível observar sua multiplicidade e recorrência nas três obras analisadas, quais sejam: Sociologia, Sociologia em Movimento e Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. Identificamos nas obras os seguintes conteúdos de acordo com as categorias: desigualdade étnico-racial, trabalho, racismo, violência urbana, teorias sociais racistas e cultura (expressões de resistência). Esta pesquisa permite a partir da mobilidade da linha abissal, por meio da aprovação da Lei nº 10.639/2003, no âmbito da elaboração dos livros didáticos, há avanços a serem desenvolvidos no que diz respeito à identificação dos saberes trazidos e produzidos pelos africanos e afro-brasileiros. Portanto, a necessidade de problematizarmos a relevância da reeducação das relações étnico-raciais por meio da desnaturalização da escravidão, combatendo as teorias e as práticas racistas.