Linha 1: Organização e Representação da Informação e do Conhecimento
Organização e Representação da Informação e do Conhecimento de Recursos Imagéticos
Líder: Ana Cristina de Albuquerque
O grupo tem como objetivo desenvolver pesquisas que tenham como eixo central a discussão dos processos, instrumentos e produtos da organização e representação da informação e do conhecimento de recursos imagéticos nos campos da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. As pesquisas realizadas pelo grupo visam: a) contribuir com discussões teóricas à luz Ciência da Informação assim como com perspectivas aplicadas; b) fornecer subsídios para a compreensão da organização e da representação da informação e do conhecimento de documentos imagéticos nos diferentes campos aqui descritos. O livro “Recursos Audiovisuais: sua contemporaneidade na organização da informação e do conhecimento”, publicado em 2017 pela Editora Interciência é um resultado das discussões e trabalhos realizados pelo grupo com os pesquisadores de diferentes universidades brasileiras.
Estudos Terminológicos em Ciência da Informação
Líder: Brígida Maria Nogueira Cervantes e Miguel Luiz Contani
PROJETOS EM ANDAMENTO VINCULADOS AO GRUPO. 1) PROJETO DE PESQUISA: Vocabulário controlado no Portal de Periódicos Científicos Eletrônicos da Universidade Estadual de Londrina: foco na gestão dos conteúdos temáticos dos vocabulários controlados. Tem como objetivo analisar os processos de tratamento e de recuperação dos conteúdos temáticos dos periódicos científicos eletrônicos, a partir da implantação da VCPC Tools, indexados no Portal de Periódicos da Universidade Estadual de Londrina, para a gestão dos vocabulários implantados. 2) PROJETOS DE PESQUISA VINCULADOS: a) Vocabulários controlados no Portal de Periódicos Científicos Eletrônicos da Universidade Estadual de Londrina. b) O Tesauro Funcional na perspectiva da Organização do Conhecimento Arquivístico. c) Vocabulário controlado no âmbito da Comunicação Visual: de palavras-chave para descritores. d) Organização e Representação da Informação por meio de infográficos. e) Ciclo de vida terminológico na comunicação científica no Brasil.
Grupo de Estudos em Processos de Criação em Música
Líderes: Fábio Parra Furlanete e Alexandre Remuzzi Ficagna
Os professores e pesquisadores participantes do grupo iniciaram suas atividades reunindo-se em torno de um objeto comum: a composição musical e seus processos de criação. Desde o início das atividades,o grupo vem desenvolvendo várias ações, tanto na área da pesquisa, quanto da extensão e do ensino. O grupo tem participado de atividades acadêmicas e artísticas em eventos relevantes da área, a saber: Congressos da ANPPOM,ABEM, ISME, SPEM, SEMPEM,EPCOM,CONFAEB,EIMAS, Bienal de Música Brasileira Contemporânea, Festival de Música de Londrina, Simpósio Internacional de Música Nova e Computação Musical, dentre outros; publicação de trabalhos (acadêmicos e artísticos) em Anais, periódicos e livros; composições musicais para formações instrumentais diversas e para meios eletroacústicos; apresentações da produção musical em formato de concertos, shows e espetáculos; palestras e mini-cursos sobre temas decorrentes dos estudos desenvolvidos.
Observatório do Mercado de Trabalho do Profissional da Informação na Era Digital
Líderes: Francisco Carlos Paletta e Jose Fernando Modesto da Silva
O Observatório tem como proposta desenvolver estudos, diagnósticos, análises, pesquisas e debates associados às competências digitais do profissional da informação e a complexidade do mercado de trabalho no entorno digital. Estudar e propor inovações nos nos currículos e formação profissional alinhadas às demandas e exigências do mercado de trabalho global em áreas estratégicas de atuação profissional. Desenvolver indicadores para avaliação do potencial do mercado de trabalho bem como dimensionar o impacto dasTIcs na formação profissional. Propor estratégias para capacitação profissional no uso de recursos computacionais aplicados à Ciência da Informação: Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Fomentar pesquisas acadêmicas sobre o mercado de trabalho em Informação e compor bibliografia especializada sobre o objeto de estudo. Apoiar estudos desenvolvidos pelo iSR – Information Research Center. Estabelecer coloboração internacional com foco nas oportunidades de trabalho global.
Interações Sócioambientais: dinâmicas e impactos
Líderes: Gilnei Machado e Deise Fabiana Ely
O grupo é composto por pesquisadores de diferentes áreas da geografia física (climatologia, geomorfologia, biogeografia, pedologia, hidrologia) e desenvolve pesquisas e discussões sobre as interações socioambientais e seus desdobramentos sobre o território. As pesquisas realizadas pelos membros do grupo procuram analisar a realidade socioambiental em diversas escalas sobre as diferentes regiões do estado do Paraná por meio de uma perspectiva integradora, privilegiando a organização do trabalho científico e formação de alunos de graduação e pós-graduação; bem como o levantamento, mapeamento e análise dos impactos e vulnerabilidades do território paranaense.
FOLKCoLAB – Colaboratório de pesquisas e práticas sobre Folksonomia e Sistemas Híbridos de Organização do Conhecimento
Líderes: Raimunda Fernanda dos Santos e Juliana Horta de Assis Pinto
Grupo de natureza colaborativa e interdisciplinar que objetiva reunir pesquisadores, docentes e discentes de distintas formações interessados em desenvolver estudos teóricos, epistemológicos, bem como soluções e aplicações inovadoras relacionadas ao planejamento, criação e gestão de modelos, processos, produtos, instrumentos, ferramentas, serviços e sistemas colaborativos de indexação estruturados com base nas potencialidades de integração entre as semânticas emergentes das Folksonomias e demais Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC). Além de integrar pesquisadores e pesquisas em âmbitos nacional e internacional, o Colaboratório também contribuirá para o processo de ensino-aprendizagem e para a inserção dos discentes de graduação no universo científico, uma vez que possui como ponto de partida dois projetos aprovados pelo Programa Institucional de Bolsas Iniciação Científica em sua composição.
Núcleo de Informação, Tecnologia e Inovação – ITI UFSCar
Líder: Rogério Aparecido Sá Ramalho
Grupo de natureza colaborativa e interdisciplinar que objetiva reunir pesquisadores, docentes e discentes de distintas formações interessados em desenvolver estudos teóricos, epistemológicos, bem como soluções e aplicações inovadoras relacionadas ao planejamento, criação e gestão de modelos, processos, produtos, instrumentos, ferramentas, serviços e sistemas colaborativos de indexação estruturados com base nas potencialidades de integração entre as semânticas emergentes das Folksonomias e demais Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC). Além de integrar pesquisadores e pesquisas em âmbitos nacional e internacional, o Colaboratório também contribuirá para o processo de ensino-aprendizagem e para a inserção dos discentes de graduação no universo científico, uma vez que possui como ponto de partida dois projetos aprovados pelo Programa Institucional de Bolsas Iniciação Científica em sua composição.
Linha 2: Compartilhamento da Informação e do Conhecimento
Informação e Cognição
Líder: Profa. Dra. Adriana Rosecler Alcará
Este grupo de pesquisa tem o objetivo de estudar o processo de busca, apropriação e compartilhamento da informação e do conhecimento, bem como conhecer os aspectos cognitivos e afetivos envolvidos nesse processo, tendo em vista a formação e o desenvolvimento de habilidades informacionais. Pesquisas vinculadas ao grupo vem sendo desenvolvidas no âmbito da graduação e da pós-graduação stricto sensu, todas voltadas para a avaliação e a formação das habilidades e competências em informação no ambiente acadêmico e científico. O grupo conta ainda com uma produção bibliográfica, disseminada por meio de capítulos de livros, artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos.
Gestão, Produto e Tecnologia
Líderes: Ana Paula Perfetto Demarchi e Rosane Fonseca de Freitas Martins
Teses de doutorados Rosane Martins, Ana Paula Perfetto, Cleuza Fornasier, Claudio Sampaio; Seila Sitta; Dissertações Mestrado Cleuza Fornasier, Lucimar Emídio,Renato Macri e Seila Sitta, Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão do Design (17 turmas); TCCs de graduação e pós graduação lato sensu; Patentes do Diagrama de fluxo de processo do serviço de design; Registro de software – GEDAI – Gestão Estratégica de Design Integradora – BR512014000905-0; Parceria com UFSC em Projetos e publicações; Diversos artigos científicos em congressos e periódicos Qualis e indexados; Diversos projetos de pesquisa e extensão; livros, capítulos de livros; Convênio com Universidade Politecnica de Valencia (UPV); convênio com a universidade de Palermo (Buenos Aires). Consolidação do LabConde (Laboratório de Conhecimento em Design Estratégico de Design, e várias orientações nos Programas de mestrado em Comunicação e Ciências da informação, ambos da UEL. Diversas parcerias consolidadas.
Gestão do Conhecimento, informação e memória
Líder: Letícia Gorri Molina
Projeto de pesquisa a ser desenvolvido por docentes e alunos de graduação e pós-graduação do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina, com o intuito de estudar pressupostos teóricos e práticos que contribuam com a área de gestão e compartilhamento da informação. Tem como escopo estudar e analisar a importância da estruturação de bancos de conhecimento, considerados como memória organizacional/institucional, em ambientes corporativos, como na área escolar, empresarial, da saúde, entre outras, e que possibilitem o registro, a preservação e a disseminação do conhecimento gerado nestes ambientes.
Informação, Conhecimento e Cultura em Múltiplos Ambientes – INFOCCULT
Líder: Luciane de Fátima Beckman Cavalcante e Ilemar Christina Lansoni Wey Berti
O grupo tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas voltadas à compreensão das relações estabelecidas pelos sujeitos com a informação, conhecimento e cultura em múltiplos ambientes de modo a propiciar a criação de significado e construção da realidade. As pesquisas realizadas pelo grupo visam contribuir tanto para o contexto de discussões teóricas, quanto pesquisa prática no âmbito da Ciência da Informação ao que concerne à temática abordada, englobando ainda, temas como: comportamento e competência em informação, bem como da mediação cultural.
O regional/local e a experiencia histórica
Líder: Marco Antonio Neves Soares e Cassia Maria Popolin
Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar como as Unidades de Informação redesenham o processo de entrega dos seus serviços, com base na abordagem do design thinking, num contexto no qual a evasão de usuários, tornou-se um desafio a ser enfrentado. Os resultados dessa pesquisa podem contribuir, por um lado, para tornar relevante pesquisas globais em torno dos serviços que concomitantemente integram pesquisas interdisciplinares e cross-funcional de acadêmicos e profissionais das áreas da Ciência da Informação, Design e Administração. Por outro lado, o desafio é que podemos encontrar na literatura design thinking e processo de inovação de forma separada, entretanto, estas duas áreas ainda não estão bem conectadas principalmente no contexto das áreas citadas.
Leitura, Biblioteca escolar e Mediação pedagógica
Líder: Prof. Dr. Rovilson José da Silva
O grupo de pesquisa Leitura, Biblioteca escolar e Mediação pedagógica por objetivo estudar e pesquisar o âmbito da leitura e suas interfaces (atos de ler e escrever); da biblioteca escolar como instrumento educativo, informacional e cultural; além da mediação pedagógica compreendida intencionalmente como ato para se formar leitores.
Interfaces: Informação e Conhecimento
Líder: Sueli Bortolin e João Arlindo dos Santos Neto
O Grupo Interfaces tem como missão desenvolver pesquisa básica e aplicada, no âmbito do ensino e extensão, objetivando contribuir para a construção e consolidação da área da CI, em especial no âmbito do segmento da informação, mediação e conhecimento. Atualmente o Grupo desenvolve o Projeto de Pesquisa intitulado: Mediação oral da informação e da literatura em ambiente digital. Dentre as repercussões destaca-se: a produção bibliográfica qualificada em periódicos nacionais e internacionais; a participação em eventos nacionais e internacionais com apresentação de trabalhos e moderações de mesas; a organização de eventos científicos, como o Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação.
INSERI – Inovação em Serviços de Informação
Líder: Thais Batista Zaninelli
Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar como as Unidades de Informação redesenham o processo de entrega dos seus serviços, com base na abordagem do design thinking, num contexto no qual a evasão de usuários, tornou-se um desafio a ser enfrentado. Os resultados dessa pesquisa podem contribuir, por um lado, para tornar relevante pesquisas globais em torno dos serviços que concomitantemente integram pesquisas interdisciplinares e cross-funcional de acadêmicos e profissionais das áreas da Ciência da Informação, Design e Administração. Por outro lado, o desafio é que podemos encontrar na literatura design thinking e processo de inovação de forma separada, entretanto, estas duas áreas ainda não estão bem conectadas principalmente no contexto das áreas citadas.