O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina teve início em 2012, com o curso de Mestrado Acadêmico e com conceito inicial 3, atribuído pela CAPES. O PPGCI UEL foi pensado, projetado e desenvolvido por meio de vários debates e interlocuções entre os docentes e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UEL, mostrando-se como uma concepção coletiva que possibilitou a realização de um antigo projeto do Departamento de Ciência da Informação da UEL.

Em seu primeiro quadriênio, o PPGCI/UEL obteve conceito 4 da CAPES, o que permitiu a abertura do Doutorado em 2018, com a primeira turma ingressante em 2019. Com isso, há uma continuidade no ciclo de trabalhos que demonstram comprometimento com as necessidades sociais, nacionais e regionais como único curso Strictu Sensu em Ciência da Informação na área de Comunicação e Informação da CAPES, do Estado do Paraná.

O Programa vigora com uma estrutura curricular aprimorada ao longo de sua experiência, que contempla orientações epistemológicas e metodológicas e visões paradigmáticas em torno de discussões nucleares na Área de Ciência da Informação. Essa estratégia permite discussões, investigações e pesquisas sobre as interações entre Organização, Acesso e Apropriação da Informação e do Conhecimento, área de concentração delimitada e que se posiciona epistemologicamente como um forte alicerce das pesquisas desenvolvidas no Programa. Revela-se como domínio de conhecimento valioso que compreende a complexidade e amplitude do assunto, mas que congrega com clareza o perfil do curso.

Atualmente, o PPGCI UEL se delineia pelo fortalecimento das atividades desenvolvidas em conjunto por docentes e discentes e pela constante busca pelo equilíbrio entre todos os envolvidos, o que demonstra a maturidade do grupo e resulta em um trabalho que contempla os objetivos do Programa.

Desta forma, o PPGCI UEL tem como objetivo geral desenvolver pesquisas e fornecer subsídios para aprimorar competências ligadas à diversidade de aspectos tratados pelos vários objetos da área de Ciência da Informação, conforme o perfil dos pesquisadores do programa. De maneira mais específica, o Programa visa: 

  1. Capacitar para o exercício da docência em Ciência da Informação; 
  2. Formar pesquisadores qualificados para a condução de investigações no âmbito da Ciência da Informação; 
  3. Expandir competências concernentes à organização, acesso e uso da informação; 
  4. Aprofundar conhecimentos e ampliar perspectivas nos novos cenários e espaços da sociedade da informação e do conhecimento; 
  5. Estimular a reflexão teórico/prática da área; 
  6. Agregar novos conhecimentos e habilidades, contextualizados no espaço científico, tecnológico e social.

Missão

Alinhado à Universidade Estadual de Londrina, o PPGCI tem a missão de manter uma gestão democrática, com autonomia didático-científica e comprometida com o desenvolvimento e transformação social, econômica, política e cultural regional, nacional e internacionalmente. O PPGCI UEL segue no sentido de atuar mediante formação crítica, humanística e reflexiva, que direcione mestres e doutores ao ensino, pesquisa, extensão e às atividades técnicas e profissionais, com condições de interferir na sociedade a partir de contribuições sólidas referentes aos estudos da informação.

Filosofia

Abarcar investigações e concepções que contemplem a diversidade de aspectos tratados pelos vários objetos da Ciência da Informação.

Infraestrutura do programa

O PPGCI UEL conta com a seguinte infraestrutura: 

– Laboratórios de Informática de Apoio ao Ensino e a Pesquisa;

– Recursos de informática com um estagiário;

– Salas de Aula – sala 648 e 649 no Departamento de Ciência da Informação;

– Salas de permanência dos docentes;

– Secretaria da Pós-Graduação no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA);

– Sala das Coordenações – espaço compartilhado pelas coordenações dos PPGs do CECA;

– Auditório do CECA, com capacidade para 100 pessoas;

– Sala das revistas do CECA, espaço compartilhado com as revistas dos PPGs do centro.

Prioritariamente as pesquisas do programa são conduzidas pelo Núcleo de Docentes Permanentes por meio de grupos e projetos de pesquisas vinculados as linhas de pesquisa do PPGCI.

Desenvolve atualmente doze projetos em andamento, coordenados por Doutores, com a participação de mestres, mestrandos, doutores, doutorandos, estudantes de graduação e bolsistas de Iniciação Científica, além de membros externos. A participação e coordenação de projetos de pesquisa consolida as linhas do PPGCI UEL e capacita para disciplinas e orientação de alunos de Mestrado e Doutorado.