Linha 1: Organização e Representação da Informação e do Conhecimento
A classificação na museologia a partir do estudo do conceito: prerrogativas nos catálogos de museus brasileiros
Profa. Dra. Ana Cristina Albuquerque
A presente pesquisa propõe um estudo sobre o conceito de classificação na museologia diante da seguinte problematização: é possível extrair um conceito de classificação museológica a partir das perspectivas lógica e histórica para evidenciar os preceitos de sua construção e consolidação no campo da documentação museológica? A análise se caracterizará como um estudo teórico, mas também voltado à investigação em museus brasileiros, através de catálogos. Para tanto, tem como objetivo geral analisar os fundamentos teóricos e conceituais da classificação na museologia e como específicos estudar, a partir das perspectivas lógica e histórica a sistematização do levantamento tanto bibliográfico quanto os resultados obtidos nas visitas para assim identificar e categorizar as concepções conceituais encontradas. O método utilizado será a análise de conteúdo, que possibilitará, a partir de suas fases, a construção de um arcabouço e corpus teórico consistente às expectativas do trabalho. Espera-se que a proposta de projeto de pesquisa venha contribuir transversalmente com discussões teóricas na ciência da informação, museologia, teoria da classificação e organização do conhecimento sobre uma das mais relevantes atividades desenvolvidas: a classificação.
Vocabulário controlado no portal de periódicos científicos eletrônicos da Universidade Estadual de Londrina: foco na gestão dos conteúdos temáticos dos vocabulários controlados
Profa. Dra. Brígida Maria Nogueira Cervantes
Os vocabulários controlados de áreas especializadas são instrumentos que buscam minimizar os ruídos existentes entre os sistemas de informação e seus usuários. por este motivo, são relevantes e pertinentes os instrumentos que auxiliam nos processos de organização, representação e recuperação de conteúdos temáticos informacionais. Em razão da permanente necessidade de obter uma maior especificidade, rapidez e confiabilidade nos resultados das buscas realizadas, por meio de palavras-chave de artigos disseminados em periódicos científicos eletrônicos, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar os processos de tratamento e de recuperação dos conteúdos temáticos dos periódicos científicos eletrônicos, a partir da implantação da VCPC tools, indexados no portal de periódicos da Universidade Estadual de Londrina, para a gestão dos vocabulários implantados. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que se concretizará por meio da pesquisa exploratória descritiva e com abordagem mista qualitativa e quantitativa. Os procedimentos metodológicos envolvem quatro etapas mapeadas conforme o reconhecimento do ambiente do periódico científico, considerando como se constitui, a ligação que promove a palavras-chave ao ser descrita, do modo como é recuperada e que efeitos gera para a representação dos conteúdos temáticos. As coletas de dados serão realizadas por meio do portal de periódicos científicos da UEL. Dentre os resultados principais esperados tem-se a possibilidade de validação da aplicabilidade da VCPC tools (Vocabulário Controlado para Periódicos Científicos) para a gestão de vocabulário controlado implantado e disponível para consulta na página do periódico indexado no portal de periódicos científicos da UEL. Além disso, prevê-se a elaboração de um manual para a orientação da gestão dos vocabulários controlados implantados. Espera-se ainda, que a VCPC tools possa ser disponibilizada para os demais periódicos científicos disponíveis no portal de periódicos científicos da UEL, dado que, trata-se de uma ferramenta criada por membros do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, registrada pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) em nome da Universidade Estadual de Londrina.
Metarrepresentações informacionais em Ciência da Informação
Profa. Dra. Rosane S. A. Lunardelli
A organização da informação visando sua eficiente e eficaz recuperação se constitui em proposta de estudos e elaboração de diretrizes por parte da Ciência da Informação. Nessa perspectiva, organizar determinado objeto informacional, pressupõe incialmente a sua representação. Representar, no contexto mencionado, significa trocar o texto ou o documento por sua síntese ou expressão resumida desde que sejam preservados o conteúdo e o sentido dado ao texto original. Nas palavras de Novellino (1996, p, 38) representar pressupõe a “[…] substituição de uma entidade linguística longa e complexa – o texto de um documento – por sua descrição abreviada. […] sua função é demonstrar a essência de um documento.” Na área explicitada a representação da informação se concretiza de duas maneiras: por meio do enfoque descritivo ou representação descritiva na qual são evidenciados os aspectos extrínsecos do material, “[..] quando são descritos dados bibliográficos, como autoria, editora, número de páginas, ano de publicação, etc.” (KOBASHI; FRANCELIN, 2011, p.11) e pelo enfoque temático ou do conteúdo. nesse contexto, a representação temática, de acordo com Bettencourt (2014, p.54) “desempenha papel crucial na recuperação da informação. Utiliza-se de processos de classificação e indexação para elaborar a síntese do conteúdo dos documentos e estabelecer categorias para o seu armazenamento.” A representação temática busca descrever o conteúdo dos documentos e de acordo com Kobashi e Francelin (2011, p.11) é a “análise de ‘conteúdo’ ou ‘temática’ do documento (em que o conteúdo do documento é representado por meio de conceitos (termos)).” De maneira sintética é possível afirmar que a atribuição da representação temática é resgatar e expor os conteúdos significativos contidos no documento. Os produtos originados deste processo representacional são os resumos, palavras-chave, descritores e notações. Considerados como metarrepresentações dos assuntos abordados nos mais diversos gêneros textuais e em diferentes suportes, uma vez que representam ou substituem o texto ou documento, esses produtos demandam cada vez mais reflexões e propostas que orientem sua elaboração, respeitando-se o conteúdo, o contexto em que foi criado e as demandas a que são submetidos. Em decorrência têm-se como proposta de pesquisa o desenvolvimento de critérios de análise e síntese de diversos gêneros textuais/documentais com o intuito de possibilitar sua devida recuperação.
A busca: atualização de sua taxonomia nos mecanismos de busca
Profa. Dra. Silvana Drumond Monteiro
Da intenção da busca, base da taxonomia de Broder (2002), ao banco de intenções de busca, que é o google, de acordo com Batelle (2006), ela tornou-se um fenômeno social. No entanto, entre a intenção de busca e o banco de dados está a temporalidade e a Search Engine Results Page (SERP – página de resultados do mecanismo de busca), com sua complexidade e com as inovações tecnológicas. O objetivo da pesquisa com delineamento documental (polo técnico) é atualizar a taxonomia, de Broder (2002), composta de busca: navegacional, informacional e transacional, mediante a correlação de uma SERP atual (corpus metodológico) com a literatura específica do tema (corpus teórico). ao mesmo tempo, pretende-se verificar quais dos elementos da SERP, como o Knowledge Graph, ADS, Local Search, Featured Snippet e Organic Results, pertencem a qual tipo de busca, na taxonomia citada (a ser atualizada). Como resultado, espera-se, no polo morfológico, apresentar uma tipologia, ou seja, a atualização da taxonomia da busca bem como da categorização dos mecanismos de busca.
Busca, recuperação e organização da informação e do conhecimento na web de dados
Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta
A Ciência da Informação tem como objetivo a organização da informação, assim como seu acesso e processo de disseminação por meio das diferentes tecnologias aplicadas às plataformas de informação e comunicação, voltada à prática científica e profissional no âmbito social e individual. Por isso a necessidade de estar inserida no campo da Teoria da Informação (estrutura) e na Teoria da Comunicação (mensagem). Este Projeto de Pesquisa tem por objetivo identificar e discutir as tendências no campo da gestão e organização da informação digital, em especial interesse aquelas que influenciam o contexto das Bibliotecas Digitais. Estudar as inovações propostas pelo uso das tecnologias de informação e comunicação em proporcionar a criação e percepção de valor ao usuário da informação nos processos de busca, acesso, recuperação e apropriação da informação na Web de Dados. O desenvolvimento deste projeto de pesquisa irá contribuir para um maior entendimento dos recursos da tecnologia colaborativa utilizados em ambientes informacionais digitais baseados na Web. A inserção dessas tecnologias consiste em inovações que desafiam o profissional da informação na era digital.
Linguagem imagética para articulação de sentido de objetos pedagógicos com Design Thinking, inovação e tecnologia
Prof. Dr. Miguel Contani
O projeto investiga a articulação de sentido e significado da linguagem imagética de objetos pedagógicos em diversos suportes (jogos digitais e impressos, livros didáticos, livros literários, livros objetos, formas tridimensionais de apoio/impressão 3D, apostilas, manuais, cartilhas, brinquedos, animações e outras formas criativas e divertidas), a fim de estimular o aprendizado de crianças e adolescentes como reforço de aprendizagem, bem como auxiliar e motivar professores neste processo. A metodologia é de natureza exploratória, qualitativa e descritiva, delineamento de dados primários (bibliografia) e secundários (análise de similares). Toda a criação será conduzida pelo processo de Design Thinking. Os objetos com foco educacional serão criados em conjunto com os departamentos de design, comunicação, psicologia, educação e computação, e analisados junto ao público em investigações diversas (levantamento, estudos de caso e estudos de campo) sobre forma e conteúdo e suas formas de articulação de sentido.
Linha 2: Compartilhamento da Informação e do Conhecimento
Metacognição e motivação para aprender e sua relação com a formação de habilidades para a competência em informação
Profa. Dra. Adriana Rosecler Alcará
Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a motivação para aprender na perspectiva da teoria da autodeterminação e das crenças de autoeficácia e sua contribuição para a metacognição necessária à competência em informação o estudo justifica-se dada a relevância de se compreender de forma mais detalhada sobre as estratégias metacognitivas e as teorias da motivação que podem contribuir para o aprender a aprender inerente à competência em informação. Quanto aos procedimentos metodológicos será desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e de caráter exploratório, por meio do mapeamento da produção dos últimos 10 anos, em bases de dados nacionais e internacionais da Ciência da Informação, Psicologia e Educação. Entre os resultados da pesquisa espera-se contribuir para a área da Ciência da Informação, mais especificamente para os estudos da Competência em Informação, a partir da compreensão dos aspectos cognitivos e afetivos envolvidos no processo de formação de habilidades informacionais, com o aporte das teorias da motivação. Assim como fomentar programas de intervenção e planejar ações que visem remediar as dificuldades dos estudantes para aprender o processo de busca, seleção, uso e compartilhamento da informação que integram a competência em informação.
Memória organizacional no processo de gestão do conhecimento: em foco os ambientes organizacionais
Profa. Dra. Letícia Gorri Molina
Com a grande produção de informação e conhecimento no ambiente organizacional, as empresas têm se preocupado em criar meios de como registrá-lo e preservá-lo, possibilitando que sejam acessados e disseminados a um número maior de colaboradores. Diante deste contexto, a gestão do conhecimento tem atraído um número crescente de pesquisas e organizações preocupadas em como transformar o conhecimento individual em coletivo, além de como gerar, codificar e transferir o conhecimento. além disso, a memória organizacional, inserida no processo e nas práticas de gestão do conhecimento, teria como objetivo a preservação e o acesso a esta informação e conhecimento. Objetivos: como objetivo geral, delimitou-se “analisar o papel da memória organizacional no processo de gestão do conhecimento em ambientes organizacionais”. Como objetivos específicos: levantar estudos que tem como foco a preservação da memória organizacional em ambientes organizacionais, bem como em nas suas interseções, a partir da relação entre a informação, conhecimento e documento; diagnosticar a importância da preservação dos documentos produzidos pelas organizações; analisar como as organizações trabalham os processos de gestão do conhecimento; verificar a importância da memória organizacional inserida no processo de gestão do conhecimento. Metodologia: se caracteriza como pesquisa básica, utilizando-se de abordagem quali-quantitativa. Em relação aos objetivos propostos, pesquisa exploratória e descritiva. Como universo de pesquisa, delimitou-se empresas de médio e grande porte, localizadas na cidade de londrina e região. Os instrumentos a serem aplicados serão o checklist e a entrevista.
A relação entre mediação cultural, regimes de informação e dimensões da competência em informação
Profa. Dra. Luciane de Fátima Beckman Cavalcante
Apresenta proposta de pesquisa bibliográfica com o objetivo de analisar a mediação cultural como agente da construção social da realidade a partir do enfoque dos regimes de informação e dimensões da competência em informação. Os dados serão coletados em bases de dados nacionais e internacionais da Ciência da Informação e das ciências sociais. Para análise de dados será utilizada a técnica de análise categorial da análise de conteúdo da autora Laurence Bardin. A opção pela análise categorial se deve em virtude de que esta poderá possibilitar um melhor direcionamento no que tange à percepção dos elementos concernentes ao escopo pesquisado no âmbito da pesquisa bibliográfica. Acredita-se que a abordagem proposta pela pesquisa poderá contribuir para as discussões no escopo da Ciência da Informação no que concerne à temática da mediação cultural visto que são poucos os trabalhos nessa área e com esse enfoque, o que propiciará uma ampliação das discussões. A presente pesquisa contribuirá também para as discussões interdisciplinares no âmbito da Ciência da Informação, bem como para o corpo de conhecimentos das pesquisas desenvolvidas no âmbito da linha de pesquisa Compartilhamento da Informação e do Conhecimento do Programa de pós-graduação em Ciência da Informação. Uma outra contribuição se dará a posterior quando será possível pesquisar em loco os elementos compreendidos no arcabouço teórico do referido projeto, visto que a cidade de Londrina abarca espaços culturais de natureza diversa o que permitirá no futuro, com a realização dos estudos, explorá-los junto ao contexto dos estudos de mediação cultural no âmbito da Ciência da Informação.
Mediação pedagógica e infoeducação em biblioteca escolar
Prof. Dr. Rovilson José da Silva
Tradicionalmente a Ciência da Informação tem como um dos seus focos de pesquisa as fontes de informações baseadas na escrita, sendo impressa ou digital. A presente proposta rompe esse paradigma, pois tem como base as fontes orais. Fontes que contêm manifestações por meio da voz humana, em geral com origem em iniciativas pessoais ou institucionais e visam propiciar a comunicação de textos informacionais, literários entre outros. Essa pesquisa ao rediscutir o conceito de oralisfera que é a ambiência construída por mediadores no momento da mediação de conteúdos; pretende evidenciar a mediação como fator fundamental na apropriação da informação e da literatura; identificar fontes orais na web geridas por bibliotecários e analisar a oralidade tecnológica e a performance dos mediadores em ambientes digitais. A pesquisa tem natureza qualitativa, sendo os métodos utilizados documental e descritivo. O instrumento de coleta ocorrerá por meio da observação assistemática, utilizando um roteiro composto com os elementos performáticos da oralidade: o corpo, a voz, o espaço e a presença. Como técnica de análise utilizar-se-á a análise de conteúdo, com categorizações estabelecidas a priori, isto é, os elementos informados anteriormente. Espera-se alertar os bibliotecários quanto à importância das fontes orais, em especial, na web, levando-os a valorizar a mediação oral na contemporaneidade de forma que os leitores possam ouvir diversos gêneros de textos fora da biblioteca, com objetivos diversificados e no momento em que melhor lhe apetece.
Mediação oral da informação e da literatura em ambiente digital
Profa. Dra. Sueli Bortolin
Tradicionalmente a Ciência da Informação tem como um dos seus focos de pesquisa as fontes de informações baseadas na escrita, sendo impressa ou digital. A presente proposta rompe esse paradigma, pois tem como base as fontes orais. Fontes que contêm manifestações por meio da voz humana, em geral com origem em iniciativas pessoais ou institucionais e visam propiciar a comunicação de textos informacionais, literários entre outros. Essa pesquisa ao rediscutir o conceito de oralisfera que é a ambiência construída por mediadores no momento da mediação de conteúdos; pretende evidenciar a mediação como fator fundamental na apropriação da informação e da literatura; identificar fontes orais na web geridas por bibliotecários e analisar a oralidade tecnológica e a performance dos mediadores em ambientes digitais. A pesquisa tem natureza qualitativa, sendo os métodos utilizados documental e descritivo. O instrumento de coleta ocorrerá por meio da observação assistemática, utilizando um roteiro composto com os elementos performáticos da oralidade: o corpo, a voz, o espaço e a presença. Como técnica de análise utilizar-se-á a análise de conteúdo, com categorizações estabelecidas a priori, isto é, os elementos informados anteriormente. Espera-se alertar os bibliotecários quanto à importância das fontes orais, em especial, na web, levando-os a valorizar a mediação oral na contemporaneidade de forma que os leitores possam ouvir diversos gêneros de textos fora da biblioteca, com objetivos diversificados e no momento em que melhor lhe apetece.
O processo de inovação em serviços de informação: uma análise das demandas informacionais dos nativos digitais
Profa. Dra. Thais Batista Zaninelli
Abordar o tema inovação, exige uma reflexão acerca de quais são as características que definem inovação e como são entendidas as abordagens voltadas para a inovação no contexto organizacional. Devido à complexidade envolvente neste processo, este pode ser realizado através da colaboração de diferentes stakeholders e por meio de novas abordagens como, por exemplo, a abordagem proposta pelo Design Thinking no qual “coloca” os usuários/clientes no centro do processo de inovação. O Design Thinking é uma ferramenta de inovação; uma abordagem predominantemente de gestão, que se vale de técnicas que os designers usam para resolver problemas antigos de uma forma inovadora (NITZCHE, 2012; FASCINE, 2014). O processo de inovação no ambiente das bibliotecas universitárias (BUs), são cada vez mais cruciais não apenas para manter os espaços das bibliotecas “atuantes” e competitivas frente aos novos formatos de acesso à informação, mas também para captar e fidelizar os usuários que estão distantes fisicamente destes ambientes. Os principais usuários das BUs são caracterizados atualmente na literatura como nativos digitais. Os nativos digitais podem ser classificados como as gerações que cresceram imersas nos bits e no mundo digital, tendo como marco de início os nascidos a partir do ano de 1977 até os dias atuais. Se comunicam por meio de redes sociais online ou aplicativos de comunicação instantânea; buscam liberdade para escolher e expressar o que desejam (TAPSCOTT, 2010). Nesse sentido, para que as BUs – obtenham o sucesso, é fundamental que as mesmas considerem os seguintes aspectos: (1) novas formas de abordagens aos usuários e (2) novos processos de desenvolvimento e entrega dos seus serviços e produtos. Assim, estas organizações, devem reavaliar seu “serviço central/principal”, que atualmente volta-se para a oferta e disponibilização da informação e em paralelo, fazer um diagnóstico do perfil e das atuais necessidades dos nativos digitais. Portanto, este projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar sob o ponto de vista dos nativos digitais, quais são as suas demandas informacionais e qual o conceito que os mesmos têm em torno das bibliotecas. O que os nativos digitais entendem e esperam de um ambiente informacional. Metodologia: pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Com base no exposto, os resultados dessa pesquisa podem contribuir, por um lado, para tornar relevante pesquisas globais em torno dos serviços que concomitantemente integram pesquisas interdisciplinares e cross-funcional de acadêmicos e profissionais das áreas da Ciência da Informação, Design e Administração. Por outro lado, o desafio é que podemos encontrar na literatura Design Thinking e processo de inovação em ambientes de informação de forma separada, entretanto, estas duas áreas ainda não estão bem conectadas principalmente no contexto das áreas citadas.
Informação pública no Brasil: estudo sobre a produção legislativa republicana
Profa. Dra. Terezinha Elizabeth Silva
Trata do projeto de pesquisa sobre a política de informação implementada no Brasil a partir da Proclamação da República. Dividindo a história republicana brasileira em 5 grandes períodos: Primeira República (1889-1930), Era Vargas (1930-1945), Experiência democrática (1946-1964), Regime Militar (1964-1985) e Nova República (1985-), pretende-se estudar como se deu a dinâmica do fornecimento e acesso à informação pública nos diferentes momentos políticos brasileiros. Pesquisa de característica descritiva, tem como objeto de estudo as proposições e normas jurídicas vigentes nos períodos selecionados, para assim, identificar o tratamento conferido ao tema pelo Congresso Nacional.