Fisiopatologia de Doenças e Lesões Celulares Mediada por Estresse Oxidativo
OBJETIVO: Avaliar a fisiopatologia de doenças e lesões celulares agudas e crônicas, tanto em nível molecular, celular, tecidual e sistêmico. Relacionar os eventos descritos com a presença do estresse oxidativo e a geração de espécies de radicais livres específicas, tanto no aspecto de desenvolvimento de lesões quanto no aspecto da modulação.
Interação Microorganismo-hospedeiro: Resposta Imunológica, Diagnóstico Molecular e Eco-epidemiologia
OBJETIVO: Investigar os aspectos moleculares e celulares da interação microrganismo-hospedeiro de interesse na saúde humana e veterinária, com foco nos fatores de virulência e na resposta imune inata e adaptativa, e os efeitos imunopatológicos resultantes dessa interação, utilizando diferentes modelos experimentais e microrganismos, dentre eles: Fungos patogênicos ou oportunistas (Candida albicans; Paracoccidioides sp, Histoplasma capsulatum, Arthrographis kalrae); Bactérias periodonto-patógeno (Aggregatibacter actinomycetemcomitans); Protozoários (Trypanosoma cruzi, Leishmania sp e Toxoplasma gondii). Desenvolvimento de métodos de diagnóstico molecular.
Mecanismos e Marcadores Moleculares, Celulares e Genéticos de Doenças Humanas e Modelos Experimentais
OBJETIVO: Buscar marcadores de diagnóstico, prognóstico e agressividade para doenças crônicas, infecciosas e degenerativas, com o intuito de contribuir para diagnóstico precoce, escolha de terapias e melhora da qualidade de vida dos pacientes.
Nutrição, Mutagênese e Carcinogênese Experimental
OBJETIVO: Utilização de experimentos de curta e média duração em humanos, animais e cultura de células, para estudo da etiopatogenia do câncer e suas consequências, por diferentes agentes. Utilização de dietas contendo moduladores e/ou quimioprotetores na prevenção ou bloqueio das diferentes etapas da carcinogênese.
Patogenicidade Microbiana e Patogenia das Doenças Negligenciadas
OBJETIVO: Estudar os principais fatores que influenciam na proteção do hospedeiro contra doenças parasitárias. Caracterizar os principais componentes da resposta imune envolvidos nesta proteção. Investigar os principais mecanismos que confere maior capacidade de resistência ás doenças parasitárias negligenciadas.