Área

Área de Conhecimento: Anatomia Patológica e Patologia Clínica (Medicina II)

Área de concentração: Patologia Experimental


Missão

O programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental tem como a sua principal missão, atuar na formação de recursos humanos altamente capacitados para o exercício da pesquisa científica, do ensino e da extensão na área de Patologia. Ainda, promover de forma integrada e multidisciplinar, a produção e a difusão do conhecimento científico, visando incentivar e contribuir, cada vez mais com o desenvolvimento de pesquisa translacional.


Perfil do profissional a ser formado

O programa de Patologia Experimental prepara um profissional capaz de lecionar os conteúdos das disciplinas de Patologia Geral e Imunologia essenciais para os cursos de graduação da Área da Saúde, incluindo uma abordagem científica e multidisciplinar dos temas abordados. Além disso, o Programa estimula a formação de profissionais que dominem técnicas laboratoriais, planejamento em pesquisa e raciocínio científico para serem agentes de desenvolvimento de soluções técnico-científicas para situações relacionadas à saúde humana, seja em âmbito regional, nacional e internacional.


Número de Vagas

São ofertadas anualmente até 20 vagas para o Mestrado, e até 15 vagas para o Doutorado.


Bolsas de estudo

O Programa é atendido com bolsas de estudo da CAPES, CNPq e Fundação Araucária. Atualmente o Programa conta com 25 bolsas de Mestrado e 17 bolsas de Doutorado, todas implantadas.

Objetivos

O programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental tem como principal objetivo proporcionar uma formação científica e didático-pedagógica sólida para futuros docentes e pesquisadores da área da saúde, capacitando-os a exercer atividades acadêmicas e de pesquisa.

Além disso, o programa tem objetivos secundários:

– Proporcionar aos alunos de pós-graduação conhecimentos sólidos sobre princípios dos mecanismos das lesões celulares e moleculares, e o entendimento da resposta imune gerada pelos mecanismos de agressão de patógenos, agentes químicos e físicos.

– Reforçar a prática da pesquisa e formação de recursos humanos como um elemento essencial nas atividades da UEL, reafirmando a Universidade como um importantíssimo polo de geração de conhecimentos, de formação profissional e de prestação de serviços.

– Formar recursos humanos de alto nível capazes de atuar de forma multidisciplinar como agentes de transformação e avanço para a área da saúde.

– Capacitar profissionais da área da saúde e biológica para atuar na formação de recursos humanos.

– Estimular e desenvolver do raciocínio científico dos graduandos da área da saúde da Universidade Estadual de Londrina, através da abertura de vagas de Iniciação científica e Extensão, monitoria acadêmica e desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso.

– Aproximar a pesquisa científica da prática clínica através do envolvimento de médicos e outros profissionais da saúde que atuam em Centros de saúde onde são desenvolvidas algumas das pesquisas do Programa.

– Proporcionar o contato da população com a pesquisa científica através de ações de extensão que visem apresentar o conhecimento científico e esclarecer dúvidas sobre temas importantes da área da saúde.

– Construir e ampliar relações com outras instituições e pesquisadores nacionais e internacionais.

Estrutura do Programa

Mestrado

Tem duração de até 24 meses, envolve atividades práticas e teóricas. O estudante deverá cumprir as cargas horárias e atividades necessárias previstas na resolução da Pós-graduação para estar apto para a defesa da dissertação para obtenção do título de Mestre.

Doutorado

Tem duração de até 48 meses, envolve atividades práticas e teóricas. O estudante deverá cumprir as cargas horárias e atividades necessárias previstas na resolução da Pós-graduação para estar apto para a defesa de tese para obtenção do título de Doutor.

Pós-Doutorado

Tem duração de seis a 12 meses, sendo permitida prorrogação. Depende de vagas disponibilizadas pelo docente supervisor. O objetivo é possibilitar a consolidação de pesquisadores que já obtiveram o título de Doutor através do desenvolvimento de um projeto com conteúdo científico inovador.