Iniciativas para Internacionalização do PPM consistem de: a) convênios com instituições de pesquisa internacionais, como citado no item Intercâmbios; b) co-autorias de artigos científicos com pesquisadores internacionais renomados; c) cursos com participação de estudantes e pesquisadores internacionais; d) formação de recursos humanos oriundos da América Latina; e) o PPM integra o Programa “Be a Doc/Brazil-Europe Doctoral and Research; f) criação do sítio trilíngue do PPM. As ações do PPM estão de acordo com o Plano de Internacionalização da Pesquisa e Pós-Graduação da UEL Estratégias 2018-2022 (documento em anexo ou na página da PROPPG http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/proppg/plano-de-internacionalizacao.php).
Este documento é composto por quatro Eixos de Atuação que se desdobram em sete metas específicas e ações que são necessárias para a sua execução no período de 2018 a 2021. O PPM, propôs as seguintes ações:
EIXO 1. COOPERAÇÃO INTERNACIONAL. Objetivo: Aumentar a cooperação internacional por meio de envio de alunos e professores ao exterior, bem como atrair professores e alunos estrangeiros para o PPM. Meta 1. Aumentar a participação de alunos no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) através do incentivo do estudante a ir no 2º ano de Doutorado – estudo sobre a possibilidade de bolsa por mais seis meses. Meta 2. Aumentar a formação de mestres e/ou doutores provenientes da América Latina e do Caribe através da seleção dos candidatos do Mestrado a distância, sendo a prova escrita realizada na cidade de origem ou próxima (cujo requisito é que se tenha um Programa de Pós-Graduação onde será realizada a prova escrita) do candidato e a arguição realizada online por Skype. Meta 3. Aumentar o número de professores visitantes estrangeiros na instituição através do incentivo a organização de eventos internacionais com a participação de visitantes estrangeiros. Aproveitar a visita de curta duração de professores visitantes estrangeiros para ofertar disciplinas optativas em línguas estrangeiras no PPM. Meta 4. Aumentar a atração de jovens talentos com experiência comprovada no exterior através da valorização na seleção de bolsas de pós-doutorado, doutores com experiência internacional relevante para o aprimoramento científico e tecnológico institucional.
EIXO 2. VISIBILIDADE INTERNACIONAL. Objetivo: Aumentar a visibilidade do PPM. Meta 5. Tornar todos os sites de Programas de Pós-graduação trilíngues (português, inglês e espanhol). através da construção da página do PPM em inglês e em espanhol.
EIXO 3. PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INTERNACIONALIZADA. Objetivo: Aumentar a publicação científica de padrão internacional, preferencialmente em periódicos de alto impacto e livre acesso. Meta 6. Aumentar o número de publicações indexadas na base Scopus e a citação das publicações através de criação de disciplinas/cursos para o desenvolvimento de habilidades em comunicação científica para estudantes de pós-graduação e estagiários de iniciação científica. Apoio financeiro a correção de textos redigidos em inglês a serem enviados para publicação, destinação de parte do PROAP.
EIXO 4. AMBIENTE BILÍNGUE Objetivo: Promover a capacitação da comunidade acadêmica para uso do idioma inglês como língua adicional. Meta 7. Aumentar a oferta de disciplinas optativas em língua inglesa na pós-graduação através da oferta de disciplinas de capacitação em língua inglesa para escrita acadêmica e apresentação de pesquisas em eventos internacionais. Disciplinas: “Topics in Microbiology: Scientific writing”; “Topics in Microbiology: Scientific Communication”; “Topics in Microbiology: Advances in Microbiology”. Muitas destas ações foram concluídas, como a oferta de disciplinas e a construção de uma página trilingue.
O PPM destaca a trajetória dos docentes Celso Nakamura e Mariangela Hungria que estão entre os 100 mil cientistas mais influentes segundo os dados elaborados por pesquisadores da Universidade de Stanford, que realizaram o estudo Updated science-wide author databases of standardized citation indicators, publicado na revista Plos Biology (https://doi.org/10.1371/journal.pbio.3000918).