O curso de Mestrado em Letras da Universidade Estadual de Londrina, vinculado ao Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, foi ofertado pela primeira vez em agosto de 1993, com duas Áreas de concentração – Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, situação mantida até 2001, quando foi criado o PPG em Estudos da Linguagem e a migração de alunos e docentes da antiga área de Língua Portuguesa para o novo Programa, permanecendo a área de Estudos Literários ligada ao PPG em Letras. Em 2003, iniciou-se a oferta de vagas para Doutorado, cujas primeiras defesas aconteceram em 2006. Inicialmente, o PPG em Letras atendia a uma demanda de professores e de alunos recém-formados vindos, principalmente, do norte, oeste e sudoeste do Paraná. Hoje, recebemos alunos de outros estados, principalmente do interior de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, o que sinaliza para um destaque do programa na região que compreende o norte do Paraná, o oeste paulista e sul de Mato Grosso do Sul. As reformulações do PPG em Letras têm sido determinadas tanto pelas recomendações da CAPES quanto pela alteração de perfil do corpo docente e de um permanente processo de autoavaliação, feito por docentes e discentes no sentido de identificar fragilidades do curso e definir mudanças com vistas à melhoria do ensino, da pesquisa e da formação de docentes e pesquisadores. Assim, são feitas, periodicamente, reavaliações das disciplinas que integram a grade curricular, dos projetos dos docentes e, consequentemente, das linhas de pesquisa que, atualmente, são três: a) Intermedialidades e novas formas artísticas; b) Representações e textualidades e c) Construções e processos identitários. Temos vinculados ao programa 40 alunos de doutorado, sendo a distribuição de bolsas realizada por edital, acompanhada por uma comissão de bolsas e baseada em critérios claros para seleção. Os órgãos de fomento exercem papel fundamental, ao concederem bolsas, para a excelência das pesquisas desenvolvidas, o que reflete no aprimoramento da formação de docentes que atuam na educação e em outras atividades artísticas. Muitos egressos do PPG em Letras encontram-se vinculados tanto ao ensino básico quanto ao superior, atuando em escolas, faculdades e universidades, públicas e privadas, do Paraná e de estados vizinhos, como São Paulo e Mato Grosso, o que demonstra a importância do Programa na qualificação docente. Importante destacar que parte significativa dos ex-alunos de mestrado ou retornam ao PPGL para continuarem suas atividades de pesquisa no doutorado ou são aprovados em outros programas de doutorado, seja em universidades paranaenses ou de outros estados. Dos alunos egressos do PPG Letras, cerca de 60% encontram-se ligados ao ensino superior, 30% ao ensino fundamental e médio, sendo que a maioria é professor da Rede Pública de Ensino do Paraná, e 10% em outras atividades.

Ex-coordenadores

Profª Drª Maria Carolina de Godoy
Profª Drª Suely Leite
Profª Drª Cláudia Camardella Rio Doce