ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Deliberação Nº 032/2018 do Colegiado dos Programas de Pós-Graduação da UEL que normatiza os requisitos para os cursos de Mestrado e Doutorado do PPG em Letras.

ESTRUTURA DO CURSO DE MESTRADO

O curso de Mestrado tem a duração esperada de 2 anos letivos, durante os quais o estudante é acompanhado em suas atividades de formação e de pesquisa por um docente orientador. No primeiro ano, o estudante cursará 4 disciplinas eletivas e 2 Estudos Avançados (geralmente 15 horas cada um deles). Também participará, como ouvinte, das atividades do Seminário de Dissertações e Teses em andamento (SEDA), cumprindo o requisito do Colóquio de Pesquisa. No segundo ano, estará concentrado em sua pesquisa, devendo se submeter ao Exame de Qualificação e, finalmente, à Defesa de Dissertação. O Curso de Mestrado exige que o estudante cumpra um Estágio de Docência na Graduação, sob a supervisão do docente orientador.

O estudante deverá cumprir 51 créditos, correspondentes a 765 horas, cumpridos os requisitos mínimos:

a) 3 (três) créditos em Atividades Especiais
b) 2 (dois) créditos em Estudos Avançados
c) 2 (dois) créditos em Colóquio de Pesquisa
d) 30 (trinta) créditos em dissertação
e) 2 (dois) créditos em Estágio de Docência na Graduação, vedada a equivalência
f) 12 (doze) créditos em disciplinas eletivas, permitida a convalidação de até 3 (três) créditos em disciplinas cursadas em outros programas de pós-graduação.

Outros requisitos:

a) Exame de Proficiência de Leitura (ou equivalente) em inglês ou francês
b) Exame de qualificação
d) Defesa da dissertação

ESTRUTURA DO CURSO DE DOUTORADO

O curso de Doutorado tem a duração esperada de 4 anos letivos, durante os quais o estudante é acompanhado em suas atividades de formação e de pesquisa por um docente orientador. Geralmente, ao longo dos dois primeiros anos, o estudante cursará 8 disciplinas eletivas e 4 Estudos Avançados (geralmente 15 horas cada um deles). Também participará, a partir do segundo ano, das atividades do Seminário de Dissertações e Teses em andamento (SEDA), cumprindo os requisitos de Colóquio de Pesquisa. Ao longo do curso, estará concentrado em sua pesquisa, devendo se submeter ao Exame de Qualificação e, finalmente, à Defesa de Tese. O Curso de Doutorado exige que o estudante cumpra um Estágio de Docência na Graduação, sob a supervisão do docente orientador, podendo haver equivalência de atividades de docência realizadas após a obtenção do título de Mestre.

O estudante deverá cumprir 250 créditos, correspondentes a 3.750 horas, cumpridos os requisitos mínimos:

a) 15 (quinze) créditos em Atividades Especiais de Doutorado
b) 4 (quatro) créditos em Estudos Avançados
c) 3 (três) créditos em Colóquio de Pesquisa
d) 200 (duzentos) créditos em tese
e) 4 (quatro) créditos em Estágio de Docência na Graduação, permitida a equivalência de atividades de docência após a obtenção do título de Mestre
f) 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas eletivas, permitida a equivalência de até 9 (nove) créditos em disciplinas cursadas no mestrado e a convalidação de até 6 (seis) créditos em disciplinas cursadas em outros programas de pós-graduação, observado o máximo de 9 (nove) créditos convalidados e/ou equivalentes.

Outros requisitos:

a) Exame de Proficiência de Leitura (ou equivalente) em inglês ou francês
b) Exame de qualificação
d) Defesa da tese