Abaixo a lista de disciplinas, todas com 3 créditos ou 45 h, conforme a Deliberação nº 32/2018 – Colegiado PPG Stricto sensu.

2 ART 220 – O Surrealismo e o Reencantamento da Vida
Ementa: Estudo sobre o projeto surrealista de reencantamento da vida por meio da literatura e das artes. Estudo da relação entre o acaso, a poesia, a loucura, o amor, a liberdade e o maravilhoso.

2 LEM 170 – Tradição e Modernidade em Literaturas de Língua Inglesa
Ementa: Estudo crítico dos conceitos de tradição e modernidade a partir da leitura e análise de textos teóricos e literários da literatura em língua inglesa.

2 LEM 276 – Os Animais na Literatura
Ementa: Políticas de representação animal na literatura: voz, agência, subjetividade, afetividade. Contradições do antropomorfismo. Crítica à ideologia especista e ao antropocentrismo no ocidente. Poéticas animais.

2 LET 767 – Literatura e Oralidade
Ementa: Estudo do texto oral, enquanto forma literária, discutindo suas formas de produção, manifestação, circulação e armazenamento.

2 LET 797 – Seminário de Estudos Literários
Ementa: Discussões teórico-práticas de gêneros, obras e autores da modernidade.

2 LET 799 – Poesia, Poema e Oralidades de Vanguarda
Ementa: A construção da lírica moderna, suas variações formais e de conteúdo. Análise de manifestos poéticos e poemas, com ênfase nas oralidades de vanguarda: poesia sonora, cinética e polipoesia.

2 LET 859 – A Experimentação no Romance
Ementa: Estudar o romance à luz de diversas correntes teóricas. Discutir a relação do romance com a teoria dos gêneros, destacando sua heterogeneidade estética, ruptura e experimentação.

2 LET 871 – A Morte na Literatura e nas Artes
Ementa: A morte como tema e constância na literatura e nas artes, por meio da discussão de seu papel mítico e sócio-orgânico, incluindo a futurição da morte e a tentativa de seu afastamento, o envolvimento do moribundo e seus familiares com a morte, os rituais da morte e do luto, a ausência de significado da morte, a morte em massa, a morte e o corpo, o desejo pela morte, a negação moderna da morte e a pornografia do sentimento da morte anunciada.

2 LET 831 – Literatura e Poder: Fundamentos Semióticos
Ementa: Representações do poder na literatura: enunciação, figuratividade, narratividade e afetividade. O processo da criação dos sentidos. Estratégias de manipulação e estados de alma de sujeitos representados em textos literários. Estudo analítico de alguns percursos passionais, como a vergonha, o medo, a cólera, o ressentimento e a vingança. Fundamentos da Semiótica greimasiana.

2 LET 872 – Literatura e Mídia
Ementa: Hibridismos entre alta e baixa culturas. Intermidialidades e remediação. Literatura em meio digital. Literatura e videogames.

2 LET 873 – Walter Benjamin e a Modernidade
Ementa: Estudo de aspectos da modernidade a partir dos textos de Walter Benjamin e de seus leitores, assim como seu possível diálogo com outros textos/autores. Reflexões acerca de categorias, como os fenômenos urbanos, as palavras e as imagens, bem como a interpenetração entre elas, como instrumental teórico na leitura e análise de obras literárias e outras.

2 LET 874 – O Conto: História, Teoria e Análises
Ementa: Estudo da produção de contistas brasileiros e de outras nacionalidades, em articulação com debates teóricos e historiográficos significativos para o gênero.

2 LET 875 – Seminário de Literatura Comparada
Ementa: Tendências da Literatura Comparada: histórico da disciplina, contextos
culturais e formulações contemporâneas.

2 LET 876 – Figurações do Outro na Literatura
Ementa: Estudo das principais manifestações do tema do duplo na literatura: andróginos, espelho, fantasma, gêmeos, metamorfose, retrato, sombra e sósias, entre outros. Análise de obras da literatura ocidental nas quais a dualidade do “eu” se configura por meio de tais elementos.

2 LET 956 – Literatura, Cinema e suas Materialidades
Ementa: Estudos das relações entre literatura e cinema com reflexões a respeito dos processos intermediais entre escrituras literária e fílmica a partir de conceitos como intermidialidade, materialidade, remediação (remediation) e convergência.

2 LEM 271 – O Estrangeiro na Literatura
Ementa: Estudo das configurações do estrangeiro na literatura em suas diferentes formas: como personagem, voz narrativa, espaço ou linguagem, tendo em vista reflexões tanto sobre o “próprio e o alheio” na literatura, quanto sobre questões relativas à identidade e à alteridade.

2 LET 464 – Literatura Afro-brasileira
Ementa: história da literatura afro-brasileira, incluindo a discussão de aspectos de editoração e divulgação. Discussões sobre a produção literária de autores e autoras afrodescendentes. Problematização do conceito de literatura afro-brasileira.

2 LET 508 – O Romance Brasileiro no Século XX
Ementa: Estudo de algumas formas assumidas pelo romance brasileiro no decorrer do século XX, pensando em certas linhas de força que se mantêm ao longo do século bem como em manifestações inovadoras e de ruptura apresentadas pelo gênero no período focado.

2 LET 768 – Crítica Literária Brasileira no Século XX
Ementa: Estudo de algumas das principais tendências da crítica literária brasileira no século XX face à tradição crítica ocidental e ao processo de organização da vida cultural brasileira

2 LET 878 – Intertextualidades nas Literaturas de Língua Portuguesa
Ementa: O fenômeno intertextual e suas implicações teóricas. Análise de textos literários sob a ótica da intertextualidade.

2 LET 879 – A Crônica no Brasil
Ementa: Análise de crônicas produzidas desde o século XX, em articulação com outras formas literárias e com debates teóricos e manifestações culturais relevantes no período.

2 LET 882 – Seminário de Literatura Brasileira
Ementa: Tendências da Literatura Brasileira nos séculos XX e XXI: contextos culturais, autores e obras relevantes.

2 LET 883 – Seminário de Outras Literaturas Vernáculas
Ementa: Tendências de Outras Literaturas Vernáculas nos séculos XX e XXI: contextos culturais, autores e obras relevantes.

2LET 951 – O miniconto no Brasil
Ementa: Investigação do miniconto no Brasil desde suas primeiras manifestações até a fixação como gênero literário contemporâneo. Discussão de elementos teóricos e críticos e do percurso histórico do miniconto na literatura brasileira, a partir de análise das variações formais e temáticas desse subgênero.

2 LET 952 – Vozes femininas na literatura
Ementa: Fundamentos de teoria, crítica literária feminista e estudos de gênero. Estudo de representações de gênero em textos literários produzidos por mulheres.