O acompanhamento dos egressos é importante instrumento de autoavaliação, na medida em que permite a análise do real alcance do objetivo geral do curso, isto é, formar e qualificar profissionais técnica e cientificamente para o exercício de atividades de ensino e pesquisa em Letras/Estudos Literários, de maneira a atender a demanda de instituições de ensino superior da região de influência da UEL, buscando paralelamente a melhor interseção entre graduação e pós-graduação. Nesse sentido, o Programa tem atentado para o acompanhamento dos egressos, procurando obter as mais diversas informações no âmbito profissional dos ex-alunos como forma, sobretudo, de sempre pensar a proposta do curso e propor ações para que seus objetivos sejam alcançados.

Conforme nosso acompanhamento de egressos, apresentamos os seguintes alunos concluintes nos anos de 2017 e 2018, com suas respectivas atividades profissionais atuais. Cabe ressaltar que de alguns egressos não foi possível, no momento, obter informações sobre suas atividades. No ano de 2018 não houve defesas de tese de doutorado.

Doutorado 2017:

  1. Barbara Poli Uliano é docente efetiva do Ensino Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Paranavaí/PR.
  2. Jhony Adelio Skeika é professor colaborador da Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, desde 2017. Iniciou estágio pós-doutoral na Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, em 2018 e atua como pesquisador convidado no Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains (EA 2561) da Sorbonne Université (Paris – França).
  3. Joyce Alves é professora colaboradora na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
  4. Luli Hata é docente da Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
  5. Marcelo Castro Andreo é professor adjunto do Departamento de Design da Universidade Estadual de Londrina, foi coordenador da especialização em animação em mídias digitais da mesma universidade.
  6. Renata Beloni de Arruda é Tutora/NEAD na  Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
  7. Renato Forin Junior concluiu o curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês pelo Centro Universitário de Maringá, CEUMAR. É professor colaborador da Universidade Estadual de Londrina desde agosto de 2019. É escritor, jornalista, fotógrafo, dramaturgo, diretor e ator. Já foi contemplado com o Prêmio Jabuti em 2017 (pela obra “Samba de uma noite de verão”, de 2016) e com o Prêmio Literário 2017 da Fundação Cultural do Pará, pela obra “OVO”, que está sendo traduzida para o francês, com previsão de lançamento em diversas cidades da França.
  8. Ricardo Augusto De Lima foi professor colaborador da Universidade Estadual de Maringá de 2016 a 2018, onde foi aprovado em concurso para professor adjunto, aguardando a nomeação. É professor colaborador na Universidade Estadual de Londrina desde agosto de 2019. Foi pós-doutorando do PPGL de outubro de 2018 a setembro de 2019.
  9. Sidinei Eduardo Batista é professor colaborador na Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, desde 2018.
  10. Vicentonio Regis do Nascimento Silva – sem informações.

Doutorado 2019

  1. RONALD FERREIRA DA COSTA é docente efetivo do Ensino Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Astorga/PR.
  2. GUSTAVO RAMOS DE SOUZA é professor colaborador da Universidade estadual de Londrina desde agosto de 2019.

Mestrado 2019

  1. SAMANTHA DANIELLY DE ABREU é responsável pela programação literária e cultural do Sesc Londrina, com vínculo celetista.
  2. DANUSIA REGINA ALVES está cursando, como aluna especial, disciplina no PPGL.
  3. ANA CAROLINA ROMERO atua como professora de inglês em uma escola de idiomas particular em Maringá.
  4. SEBASTIAO BONIFACIO JUNIOR entrou como doutorando no PPGL no começo de 2020.
  5. EDUARDO LUIZ BACCARIN COSTA atua como professor no ensino médio de instituições particulares e iniciou o curso de doutorado no PPGL no início de 2020.
  6. FABRICIA CRISTINA FLORENCIO – sem informação
  7. SAMUEL VELASCO – sem informação
  8. ABILIO APARECIDO FRANCISCO JUNIOR é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Unesp de Araraquara.

Dos 12 alunos de doutorado concluintes em 2017 e 2019 (não tivemos defesas de doutorado em 2018), 11 estão ligados a instituições de ensino superior público. Além disso cabe ressaltar a continuidade da pesquisa acadêmica de 02 ex-alunos por meio de estágio pós-doutoral, um na UEPG e na Université Paris-Sourbonne, e outro no PPGL, com início em outubro de 2018.

Dos alunos concluintes de mestrado em 2019, quase 40% são atualmente alunos de doutorado (02 no PPGL e 01 no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Unesp) e a metade deles atua em sua área de formação.

Anote-se a influência de ex-alunos nossos de anos anteriores na criação de programas de pós-graduação na UNIOESTE (Lourdes Kaminskin Alves), na Unicentro (Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira), na UFGD (Leoné Astride Barzotto) e Vanderleia de Oliveira (que pertenceu ao programa e respondeu pela coordenação do PROFLETRAS na UENP)