29/10/2023 – XXXIX Semana de Geografia da UEL: Dinâmicas Socioambientais no Século XXI

Entre os dias 25 e 28 de outubro de 2023 ocorreu a 39ª Semana de Geografia da Universidade Estadual de Londrina (SEMAGEO/UEL), com a temática “Dinâmicas socioambientais do século XXI”. A organização do evento foi coordenada pela Prof.ª Dr.ª Jaqueline Telma Vercezi, com colaboração de mais docentes, pesquisadores do PPGEO/UEL e estudantes de graduação em Geografia da UEL. Contou com apresentação cultural, conferências, 12 minicursos, mesas redondas, concurso cartográfico, concurso fotográfico e apresentações de trabalhos. Esta última, em específico, ocorreu remotamente na manhã de sábado (28/10/2023).

A abertura do evento contou com a apresentação cultural do Grupo Regional Flor do Café, além da conferência do Prof. Dr. Francisco Mendonça (UFPR), sob o título “Emergência Climática: cenários e desafios ao Paraná”. No dia 26, a mesa redonda “A ciência geográfica capacitando profissionais atuantes frente às dinâmicas socioambientais do século XXI” foi composta pelos profissionais Márcia Arantes (AGL), Mariza C. Pissinati (SEMA), Paulo E. Dante (SEED-PR) e Saulo C. Gaspar (SEED-PR), que compartilharam com os presentes um pouco da experiência profissional e dos desafios que aguardam os profissionais da Geografia no mercado de trabalho.

Na foto: Conferência de abertura da Semana de Geografia 2023 com palestra do Prof. Dr. Francisco Mendonça.

II Concurso Cartográfico e II Concurso Fotográfico

Os concursos cartográfico e fotográfico tiveram como objetivo estimular a reflexão sobre a relação sociedade-natureza nas dinâmicas socioambientais. Em primeiro lugar, o mapa de Gustavo Soares Arrial levou a premiação principal, seguido de Mônica Cortêz Pinto e Thyago Weingantner, em segundo e terceiro lugares, respectivamente. No de fotografia, João Pedro Martins Escapelato Magalhães levou o primeiro lugar, Jéssica Mayara Siqueira o segundo lugar e Leandra Eduarda Fabri Rezende, o terceiro lugar.

Palestra no escuro

A XXXIX SEMAGEO UEL teve como conferência de encerramento, a palestra “Geografia e Geopolítica do Petróleo”, proferida pelo Prof. Dr. Pierre Alves Costa (Unicentro) sobre a política de produção, circulação e venda de petróleo no Brasil e suas relações com o comércio e com a política exterior. Para efeito de registro, nesta última conferência ocorreu uma queda de energia elétrica devido à forte chuva, contudo, a palestra seguiu como programada à luz de lanternas de celulares, uma pitada de bom humor e empenho de todos os presentes.

Na foto: Professor Pierre Alves Costa palestrando a luz de lanternas no encerramento da Semana de Geografia 2023 da Universidade Estadual de Londrina (UEL).