Produção de filmes em stop motion como recurso pedagógico e tecnológico: uma proposta de pesquisa-ação para a prática de educação ambiental em escolas públicas
Tese de doutorado
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Esta tese tem como objetivo analisar as contribuições da produção de filmes de animação em stop motion, voltados para a prática de educação ambiental, enquanto ação formativa para a ampliação do conhecimento pedagógico dos professores na rede pública estadual e municipal das escolas do Distrito de Jaci-Paraná e Vila Nova de Mutum-Paraná, localizadas no município de Porto Velho, no estado de Rondônia. A proposta metodológica foi orientada com base na pesquisa-ação, sendo materializada por meio de intervenções em forma de oficinas de produção de filmes com o uso da técnica de animação em stop motion. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores do ensino fundamental, sendo 7 (sete) professores do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, Unidade II, localizada no Distrito de Jaci-Paraná; e 3 (três) professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Nazaré, localizada na Vila Nova de Mutum-Paraná, município de Porto Velho. A tese foi delineada em quatro etapas. 1ª etapa: apresentação da pesquisa e obtenção do TCLE; 2ª etapa: oficinas de stop motion; 3ª etapa: aplicação dos questionários, e 4ª etapa: resultados das análises e entrecruzamento dos dados. Como resultado das oficinas, foram elaborados 03 filmes de animação em curta duração de 1 minuto com temáticas ambientais. À luz da Análise de Conteúdo de Bardin, foram definidos os seguintes eixos temáticos: 1. Os fundamentos epistemológicos e a importância da Educação Ambiental na concepção dos professores; 2. A prática pedagógica com Projetos envolvendo temas ambientais e o uso do stop motion; 3. Percepção ambiental e Impactos oriundos da Usina Hidrelétrica Jirau; 4. A prática ambiental, o eixo interdisciplinar e o uso de tecnologias. A partir de uma abordagem de cunho qualitativo, os dados da pesquisa foram analisados com base na educação ambiental presente nas experiências dos professores, além de enfatizar o processo interdisciplinar no movimento interior das escolas, mais precisamente na prática docente. A tese aponta que a produção de filmes resultante de uma ação didática permite o desenvolvimento das potencialidades da educação ambiental, rompendo com práticas conservadoras que limitam sua atuação e não estimulam a tomada da consciência crítica em relação as questões ambientais. A realização das práticas por meio do stop motion possibilitou aos professores desenvolver o processo de reflexão sobre as ações e a construção da linguagem fílmica no contexto do ensino da geografia para estimular a aprendizagem dos estudantes a respeito de conteúdos de educação ambiental que favorecem a interdisciplinaridade em contextos escolares.