A casa como lugar de poder e (des)afetos: o sentido do trabalho para as trabalhadoras domésticas
Jéssica Costa Pizaia, Jeani Delgado Paschoal Moura
Data da defesa: 25/10/2024
Este trabalho analisa as relações das trabalhadoras domésticas com as casas em que trabalham a partir de uma perspectiva decolonial e interseccional. A importância do serviço doméstico na sociedade contemporânea é indiscutível, e, ao focar nas vivências dessas mulheres, esta pesquisa aborda as contradições e complexidades que caracterizam este trabalho em lares de outras famílias. O espaço do lar dos empregadores se constitui simultaneamente em um ambiente de afetos e desafetos, revelando a dualidade das experiências vividas. Esta pesquisa tem como objetivo compreender as relações das trabalhadoras domésticas com as casas em que trabalham, explorando como os vínculos afetivos e as dinâmicas de poder se manifestam nesses ambientes. A metodologia adotada envolve a coleta de histórias de vida e a análise de conteúdo por meio de entrevistas em formato de roda de conversa com trabalhadoras domésticas. Esse processo visa não apenas explorar as vivências de afeto ou violências no trabalho, mas também investigar as mudanças durante a pandemia de Covid-19. Ao analisar essas narrativas, a pesquisa busca identificar os desafios e vulnerabilidades enfrentados por essas profissionais, assim como entender como suas experiências impactam suas relações com suas próprias casas e famílias. Os resultados indicam que, apesar de desenvolverem a afetividade com membros das famílias empregadoras, especialmente com as crianças, as trabalhadoras continuam restritas a uma posição subalterna, com os espaços físicos da casa delimitados por barreiras sociais e raciais. Essa dicotomia cria espaços híbridos – tanto afetivos quanto opressivos – nos quais o amor, sentimento vivenciado pelas trabalhadoras com as crianças, não se expande para a dinâmica espacial de pertencimento, permanecendo limitado ao desempenho das funções. Além disso, o estudo evidencia que a informalidade e a desvalorização do trabalho doméstico são agravadas por discriminação, abuso e ausência de proteção social, perpetuando a herança colonial e patriarcal na sociedade brasileira. Dessa forma, ao investigar as experiências das trabalhadoras domésticas, esta pesquisa contribui para a visibilidade das experiências das trabalhadoras domésticas e propõe uma reflexão crítica sobre as condições de trabalho.
A presença dos venezuelanos em Londrina-PR: uma análise a partir da ocupação urbana “Flores do Campo”
Rafaela Aparecida Estradiote, Edilson Luis de Oliveira
Data da defesa: 26/07/2024
Esta dissertação analisa a migração de venezuelanos para Londrina/PR no período compreendido entre 2018 a 2023, com foco na ocupação urbana "Flores do Campo". A migração é apresentada como um fenômeno histórico recorrente, com a Geografia analisando seus aspectos espaciais e motivações. Alguns conceitos emergem da necessidade uma análise profunda sobre o processo imigratório, como desterritorialização e re-territorialização e a discussão sobre a importância das redes sociais migratórias e de solidariedade, fundamentais para entender a adaptação ao novo território. A dissertação revela que o processo de reterritorialização é árduo, exigindo que os venezuelanos superem obstáculos significativos para se integrarem social e economicamente. Redes de solidariedade desempenham um papel crucial ao oferecer suporte durante essa transição. Este estudo pretende, com base nos relatos dos venezuelanos residentes em Londrina, compreender como se dá o processo de des-re-territorialização a partir da diáspora venezuelana que se iniciou em decorrência da crise humanitária até a inserção em um novo território.
Conflitos de uso da terra em APPs e suscetibilidade à erosão na bacia hidrográfica do Ribeirão do Ema — Rolândia/PR
Jessica Mayara Siqueira Silva, Marciel Lohmann
Data da defesa: 24/04/2024
A bacia hidrográfica do Ribeirão do Ema — B.H.R.E é o principal manancial de abastecimento hídrico da área urbana do município de Rolândia/PR, pertencente à bacia hidrográfica do Rio Pirapó, categorizada como Classe 1. Em razão disto, deve seguir rigorosamente os critérios de uso e gestão exigidos pela Deliberação n.º 01/2017 do Comitê da bacia hidrográfica do Piraponema. Além disso, também deve adotar de novos horizontes de planejamento ambiental a curto, médio e longo prazo (até 2030), que buscam ampliar a vazão e a qualidade de água para consumo humano. Contudo, devido à falta de planejamento ambiental, monitoramento e fiscalização, vem sofrendo impactos ambientais negativos, que comprometem a sua vazão média a cada ano. Segundo registros que serão apresentados neste estudo, a partir de 2016, o município de Rolândia passou a sofrer com crises hídricas, comprometendo a saúde e o bem-estar da população. Em função de tal importância, a presente pesquisa traçou o objetivo de analisar a evolução do uso da terra na B.H.R.E, bem como o levantamento das áreas de conflito de uso da terra em Áreas de Preservação Permanente —APPs e sua relação com a suscetibilidade à erosão, com base nas legislações Federal n.º 12.651/2012 e Municipal n.º 2.855/2001, entre os anos de 2012 e 2022. Para isso, foram utilizadas as imagens com as classes de uso da terra disponibilizadas pela plataforma do Projeto MapBiomas (8ª coleção) para os anos escolhidos, a partir do qual foram produzidos os mapeamentos da evolução do uso da terra, a identificação das áreas de conflito de uso e a suscetibilidade a erosão da bacia e áreas em conflito. Os resultados mostraram que, em termos de evolução do uso entre 2012 e 2022, a classe soja foi a que teve maior acréscimo, ocupando mais de 60% da área da bacia em 2022. No entanto, também houve um aumento da classe formação florestal e a diminuição das classes pastagem e outros usos, apontando a substituição por reflorestamento e soja. A respeito das áreas de conflito de uso da terra, verificou-se que, se considerada a legislação Federal, 77,8% das APPs estão de acordo com a legislação. Mas se considerada a legislação Municipal, apenas 45,9% das APPs estão regulares, apontando uma discordância entre as duas Leis. Agora, considerando a suscetibilidade à erosão, a B.H.R.E apresenta predominância da classe média de suscetibilidade, o que se explica principalmente em função das características de solos e relevo da área. Tal dinâmica também se apresenta quando considerada a suscetibilidade à erosão apenas para as áreas irregulares associadas as APPs.
Concentrações de flúor nas águas de abastecimento subterrâneas e superficiais do município de Cornélio Procópio (PR) E seus impactos à saúde
Francisco Jorge de Castro Junior, José Paulo Peccinini Pinese
Data da defesa: 12/04/2024
O Flúor (F), elemento químico presente na natureza, tem sido utilizado na prevenção de doenças como a cárie dental, um problema de saúde pública que afeta grande parte da sociedade, por meio da fluoretação das águas de abastecimento. Contudo, esse processo de adição de flúor nas águas vem sendo analisado por pesquisadores e profissionais da área de saúde, a fim de evitar o consumo diário excessivo de flúor pela população. A exposição a altas concentrações de íons de fluoreto pode causar patologias como a fluorose dentária e óssea. Diante disso, a Portaria n.º 635/Bsb, de 26 de dezembro de 1975, e a Portaria GM/MS Nº 888/2021 (a partir dos índices de varição da temperatura do ar de cada região) determinam os teores máximos e mínimos de consumo diário de flúor por indivíduo. A Geografia da Saúde, uma disciplina interdisciplinar, com o uso da Cartografia, torna viável a compreensão e análise da distribuição espacial de teores de flúor no ambiente. A presente pesquisa, se utilizou do SIGs para verificar as concentrações de íons de fluoreto nas águas de abastecimento do Município de Cornélio Procópio, Paraná. Foram trabalhados dados de águas subterrâneas não tratadas, sendo dessas 20 amostras de poços tubulares do Aquifero Serra Geral, obtidas pelo Instituto Água e Terra do Paraná. Também foram analisadas 50 amostras de águas superficiais tratadas pela Companhia de Saneamento do Paraná, oriundas do rio Congonhas. Como parâmetro para a análise, foi utilizado um intervalo de 0,6 a 0,8 mg/L de flúor como sendo o recomendável para o consumo, e um valor máximo de 1,5 mg/L levando em conta a observação da legislação vigente. Diante disso, constatou-se várias amostras com deficiência em flúor (0,1 – 0,5mg/L), principalmente nas águas subterrâneas. Destacam-se também pontos com teores elevados (1.8 – 4,0 mg/L), predominantemente nas águas tratadas, caracterizando áreas fluoranômalas. Portanto, a partir dos resultados obtidos, observa-se uma quantidade de pontos com altas concentraçôes de flúor nas águas tratadas, indicando a necessidade de revisão no modo de fluoretação das mesmas.Com relação as águas subterrâneas, a maior parte dos pontos verificados apresentaram deficiência de ions de fluoreto, demonstrando a possibilidade de ineficiência na prevenção da cárie dental.
Ordenamento territorial e legislação ambiental: o caso da produção do Jardim Olímpico em Londrina-PR
Thaísa Teixeira Bahia, Marciel Lohmann
Data da defesa: 01/04/2024
Na cidade de Londrina, localizada no Norte do Paraná, a produção do espaço tem sido marcada pela intensa atuação dos produtores imobiliários e da gestão municipal. É nesse campo que a pesquisa em foco tem como objetivo central aprofundar a compreensão da evolução histórica da ocupação urbana em uma parcela específica da zona sudoeste da cidade, desde sua origem até o ano de 2023, com foco nas intensas alterações ocorridas a partir do ano de 2015 na porção denominada Olímpico. Para tanto, na pesquisa adotou-se uma abordagem quali-quantitativa, com revisão bibliográfica, levantamento histórico-geográfico, discussão da legislação urbana e ambiental, além de trabalhos de campo e uso de tecnologias como imagens de satélite e mapeamento GIS. Os resultados revelam uma intensa transformação na área estudada, com aumento populacional e impactos ambientais significativos. Conclui-se, portanto, que a integração equilibrada entre os aspectos legais, ambientais, sociais e econômicos é fundamental para o desenvolvimento de políticas urbanas sustentáveis e eficientes. Essas políticas devem estar alinhadas às necessidades da comunidade local, garantindo equidade e inclusão social, ao mesmo tempo em que promovem o equilíbrio ambiental e a preservação dos recursos naturais
Desenvolvimento socioeconômico de Alvorada do Sul/PR: O “papel” do transporte público intrametropolitano
Cristiano Caldas Martins, Ideni Terezinha Antonello
Data da defesa: 26/03/2024
A presente pesquisa tem por objetivo a análise das implicações socioeconômicas relacionadas as atuais condições de funcionamento do transporte público intrametropolitano no município de Alvorada do Sul-PR. Alvorada do Sul-PR foi anexada à Região Metropolitana de Londrina em 2010, entretanto apesar de se tratar de uma Função Pública de Interesse Comum que permite a democratização no acesso às demais FPICs relacionadas por exemplo a educação, saúde e mercado de trabalho, o transporte público no município, apresenta considerável rigidez nos horários de oferecimento do serviço e insatisfação majoritária dentre munícipes entrevistados. A mobilidade pública intrametropolitana contribui significativamente à integração entre os municípios pertencentes a Região Metropolitana de Londrina e não deve ser, como no caso de Alvorada do Sul/PR, predominantemente privado, pois o impacto negativo no desenvolvimento socioeconômico é relevante. A presente análise inicia-se em 2021, mediante empirismo local com foco no serviço de transporte público intrametropolitano, após a observação buscou-se contato com a empresa privada anteriormente responsável pelo oferecimento do serviço de transporte público (Viação Garcia), bem como a empresa atual (JD Transportes e Turismo), levantamento bibliográfico e de dados estatísticos, pesquisas de campo, análise documental da Constituição Federal (1988), Estatuto da Cidade (2001), Estatuto da Metrópole (2015), Política Nacional de Mobilidade Urbana (2012), relatórios técnicos preliminares que compõem a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Londrina (2018) e Plano Diretor Municipal de Alvorada do Sul-PR (2022). Aplicou-se questionários online com 48 moradores do município utilizando-se da metodologia bola de neve para o levantamento de dados primários, posteriormente foram aplicados questionários presenciais distribuídos aleatoriamente para amostra populacional de 113 habitantes, ambos com objetivo de caracterizar e verificar a opinião dos alvoradenses acerca do transporte público no município. Foram realizadas pesquisas de campo na 1° e 2° audiências públicas que compunham o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Londrina e visitas técnicas à prefeitura municipal de Alvorada do Sul-PR, com objetivo de expor os encaminhamentos da pesquisa e buscar compreender o posicionamento do poder executivo e legislativo municipal em relação ao transporte público intrametropolitano. Como base para as considerações socioeconômicas municipais, realizou-se o levantamento dos dados no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e plataforma do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (RAIS CAGED). Os resultados da pesquisa direcionam para relevante insatisfação por parte da amostra populacional entrevistada em relação às condições do serviço de transporte público intrametropolitano, bem como possíveis implicações negativas ao desenvolvimento socioeconômico municipal ocasionados pela rigidez do transporte público intrametropolitano no município.
Educação em solos e a popularização da ciência do solo: o museu de geologia e solos da UEL
Ana Carolina da Silva, Pedro Rodolfo Siqueira Vendrame
Data da defesa: 15/03/2024
Esta pesquisa aborda a temática geral do solo como um mosaico vivo essencial para a biodiversidade e os ecossistemas, entrelaçando minerais, matéria orgânica, água e ar. Na temática específica, foca-se na Popularização da Ciência do Solo, uma arte de construir o conhecimento, ressaltando sua importância socioambiental e incentivando ações responsáveis na sociedade. O objetivo central é explorar a Educação em Solos através da popularização da ciência no Museu de Geologia e Pedologia da Universidade Estadual de Londrina - UEL. A pesquisa visa avaliar o impacto dessas iniciativas no entendimento dos estudantes sobre o tema do solo, enfatizando a importância de práticas educativas e sustentáveis com o solo. Metodologicamente, a pesquisa iniciou com uma revisão bibliográfica para estabelecer a base teórica, seguida de uma análise do Museu de Geologia e Pedologia da UEL, focando em seu acervo e papel educativo. Avaliou-se também as estratégias educativas do museu e seu impacto na popularização e compreensão do conhecimento sobre solos. Os principais resultados indicam que atividades práticas e materiais educativos visuais e interativos são ferramentas eficazes na facilitação do entendimento sobre o solo, atraindo um público amplo e diversificado. A efetividade destas atividades se destacou na promoção do conhecimento sobre o solo, tanto em eventos quanto em visitas educativas em escolas e no museu. A Popularização da Ciência do Solo, especialmente em museus como o da UEL, desempenha um papel significativo ao estimular e envolver o público por meio de abordagens educacionais práticas. Museus dedicados ao solo fortalecem essa abordagem ao oferecer experiências imersivas, capacitando indivíduos a compreender a importância dos solos no ecossistema e construindo o conhecimento do solo para além dos muros universitários. Assim, a pesquisa destaca a importância de práticas que enriquecem o aprendizado e estabelecem uma conexão mais profunda e comprometida com o solo e seu papel essencial na sustentabilidade do nosso planeta.
Complexidade Geográfico-econômica, Estrutura e Dinâmica Territorial da Piscicultura Brasileira
Maico Eduardo Dias Dias, Edilson Luis de Oliveira
Data da defesa: 06/03/2024
No Brasil, nas últimas três décadas (1990 – 2023), a piscicultura (criação de peixes em cativeiro) tornou-se uma atividade econômica em ascensão. Sua difusão no território brasileiro tem sido impulsionada pela produção de tilápia (Oreochromis niloticus) em aglomerações espaciais de produtores. O objetivo central desta tese é analisar e explicar a estrutura territorial e a dinâmica da piscicultura brasileira. A metodologia de análise e comparação de aglomerações de produtores de tilápia está centrada na categoria analítica de complexidade geográfico-econômica. Para interpretar e explicar as formas e intensidades em que ocorre a apropriação dos recursos territoriais promovidas pela piscicultura, apoiamo-nos na obra de Milton Santos. Utilizamos com maior frequência os conceitos de circuitos espaciais de produção, círculos de cooperação e circuitos econômicos urbanos. Esses conceitos embasaram a metodologia de análise e, em especial, a categoria de complexidade geográfico-econômica, que serviu de base para comparação e classificação das aglomerações produtivas. A classificação resultante divide a tilapicultura brasileira em aglomerações produtivas monofuncionais, mesofuncionais e multifuncionais. A fase de investigação incluiu também trabalho de campo, durante o qual realizamos estudos de diferentes situações geográficas. Foram analisadas três aglomerações produtivas: aglomeração multifuncional do Oeste do Paraná, aglomeração multifuncional de Ilha Solteira (SP/MS) e aglomeração mesofuncional do Baixo São Francisco (BA/PE/AL). As conclusões a que chegamos revelam que a piscicultura brasileira está estruturada em dois extensos contextos regionais: o Contexto Regional Norte-Centro-Oeste com predominância da piscicultura nativa, e o Contexto Regional Nordeste-Centro-Sul com predominância de peixes exóticos. Neste último estão localizadas aglomerações de produtores de tilápia. Os diferentes níveis de complexidade geográfico-econômica de cada aglomeração revelam, em suas particularidades, o desenvolvimento desigual e combinado do território brasileiro. Essas particularidades dizem respeito principalmente às suas distintas densidades técnicas e informacionais, aos fluxos materiais e imateriais, à diversidade de atores específicos e à sua participação nos circuitos econômicos urbanos, aos processos de verticalização e horizontalização, à densidade das redes e proximidades de conhecimento.
O modus operandi do empresariamento da educação pública : uma contribuição da geografia anticolonial
Vinícius Augusto Marques dos Santos, Sergio Aparecido Nabarro
Data da defesa: 28/02/2024
A Educação pública de gestão pública brasileira tem sido objeto de intensa disputa política e ideológica entre projetos societários antagônicos. Desde o tensionamento político imputado pelo golpe de Estado de 2016, há um avanço das políticas econômicas neoliberais sobre o setor educacional em todos os níveis da federação. Para esse condicionamento, a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o “Novo” Ensino Médio (NEM) configuram a regulamentação político-jurídica à imposição deste modelo. Dessa conjuntura da luta de classes no Brasil, o objetivo geral da pesquisa foi investigar e compreender quem são os/as atores/as, suas respectivas organizações sociais e, principalmente, o modus operandi desse engodo neoliberal e neocolonial que avança no processo de desumanização do ensino e aprendizagem da juventude da classe trabalhadora. Na instrumentalização desse caminho de pesquisa, utilizou-se o materialismo histórico e dialético como melhor ferramental à compreensão desse movimento político-ideológico sob a lógica do capitalismo, assim como para transformação dessa realidade. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica de livros, dissertações e teses, artigos de periódicos e revistas, entrevista de especialista publicada e legislações educacionais. Concluiu-se que a Fundação Lemann e seus principais intelectuais orgânicos do neoliberalismo, constituem a matriz organizativa e dinamizadora das ações das organizações sociais aos interesses de vários setores produtivos sobre a educação pública brasileira, conformando o Conglomerado de Aparelhos Privados de Hegemonia Empresarial Lemann e Sócios. O poder econômico expresso na disputa política e exitoso à determinação dos rumos da educação nacional, a violência de classe em uma das suas bárbaras expressões, limitando e precarizando às frações mais pauperizadas da classe trabalhadora o direito universal de acesso ao conhecimento historicamente produzido. País de histórico colonial escravagista, na especificidade brasileira, essa violência que atinge essa fração da classe trabalhadora é, inextricavelmente, racista. E o fascismo, instrumental sempre reclamado pela burguesia dominante e racista para garantir a contínua e ampliada reprodução do capital.
Produção de recursos didáticos inclusivos para o ensino de geografia por meio da impressão 3D
Diego Alves Ribeiro, Eloiza Cristiane Torres
Data da defesa: 26/02/2024
Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como objetivo aprofundar a discussão sobre o uso da impressão 3D e do QR Code na produção de recursos didáticos para aulas de Geografia, voltados para estudantes videntes ou com deficiência visual, norteando-se pelos conceitos da Cartografia Tátil, e o Desenho Universal para a Aprendizagem, elaborando uma coleção de maquetes topográficas e avaliando a competência das maquetes desenvolvidas. Seguindo a metodologia de Design-Based Research, processo que tem como intuito a construção de um protótipo, assim como proceder a sucessivas reformulações deste, na tentativa de melhorar sua eficácia, os materiais e metodologias desenvolvidos foram avaliados, através de questionários semiestruturados, por estudantes e professores, com ou sem deficiência visual, da educação básica. O uso de recursos didáticos adaptados para estudantes com deficiência visual vem aumentando no Brasil nas últimas décadas, utilizando principalmente técnicas artesanais para a sua elaboração. Com o avanço da tecnologia de impressão 3D, novas possibilidades se abrem e é possível inferir que esses novos materiais podem contribuir de maneira significativa para o ensino de Geografia. A pesquisa dividiu-se em quatro etapas: a primeira sendo caracterizada por um levantamento bibliográfico sobre Educação, Geografia, Inclusão e Tecnologia, além do contato com o público-alvo, afim de identificar quais as fragilidades e necessidades poderiam ser supridas com os recursos didáticos produzidos; a segunda etapa foi a da produção de um protótipo inicial, que consistia em uma placa com uma maquete de forma de relevo, seu nome escrito de forma gráfica e em braille, além de um QR Code conectado a um site com a legenda expandida; a terceira etapa foi marcada por um ciclo de avaliações e reformulações dos recursos didáticos, que foram testados por alunos com deficiência visual, videntes, professores e adultos com deficiência visual, onde a cada aplicação e avaliação, os recursos didáticos foram aprimorados para atender as demandas necessárias; a quarta etapa consistiu por uma avaliação de todo o processo de produção do recurso didático, onde foi possível identificar que a impressão 3D, tecnologia capaz de criar objetos físicos por meio de um processo de manufatura aditiva através de modelos digitais, têm revolucionado diversos segmentos da sociedade e o ensino não se encontra distante desta realidade, já que as escolas agora possuem a capacidade de se tornarem “pequenas fábricas” de recursos didáticos.